Potência, suavidade e refinamento. Entenda a tecnologia por trás deste tipo de motor e por que eles equipam modelos exclusivos.
O motor em V é símbolo de potência e aceleração suave. É geralmente encontrado em modelos mais robustos. No Brasil, equipa o PALISADE, SUV de luxo de 8 lugares. No passado, já equipou outros modelos da Hyundai. Sempre mantendo sua marca no melhor da engenharia automotiva.
A arquitetura de um motor define como seus componentes estão organizados. O nome V6 ou V8, por exemplo, descreve exatamente o seu formato. Ele possui seis ou oito cilindros, que são divididos em duas fileiras de três ou quatro.
Essas fileiras são posicionadas em ângulo, formando a letra "V" quando vistas de frente. Essa configuração é uma solução de engenharia inteligente. Os pistões de ambas as fileiras se conectam a um único eixo central, o virabrequim.
Ele transforma o movimento de sobe e desce dos pistões em força para girar as rodas. A principal vantagem desse design é que ele é extremamente compacto. Assim, consegue entregar muita potência e não interferir tanto no peso do carro.
O motor em V mais conhecido no mundo automotivo é o V6. Sua principal característica é a capacidade de gerar alta potência. Possui seis cilindros e, geralmente, uma maior cilindrada. Por isso, consegue queimar mais combustível a cada ciclo.
Isso resulta em explosões mais fortes e, consequentemente, em mais força (torque) e potência. Outro grande diferencial é a suavidade. Em um motor de 4 cilindros, os impulsos de potência são mais espaçados.
Já no V6, as explosões ocorrem com mais frequência. Isso garante uma entrega de força muito mais constante e linear, eliminando vibrações e tornando a condução mais confortável e refinada.
A comparação entre um Motor V6 e um Motor 1.0 Turbo não é sobre qual é melhor. É sobre qual é a ferramenta certa para cada objetivo. Ambos são exemplos de alta tecnologia.
No entanto, foram projetados para finalidades diferentes e equipam carros com propostas distintas. O Motor 1.0 Turbo, presente no HB20, HB20S e no CRETA, busca a máxima eficiência.
Seu objetivo é entregar agilidade e desempenho em um conjunto leve e compacto. Ele é perfeito para o trânsito urbano e para carros que priorizam a economia de combustível. Oferece potência de motor maior com consumo de motor pequeno.
Já o Motor V6 foi projetado para o luxo e a performance superior. Sua finalidade é mover veículos robustos, como o PALISADE. O foco é ter torque de sobra para ultrapassagens seguras.
Outra característica é poder transportar muitos passageiros com o máximo de conforto e silêncio. Além disso, esse tipo de motor é projeto também para terrenos irregulares. Lugares com neve, terra e areia deixam de ser um desafio.
O PALISADE é o carro SUV de luxo da Hyundai e o primeiro com capacidade para 8 ocupantes no país. Seu design imponente e seu interior luxuoso exigiam um motor à altura. Por isso, ele é equipado com o moderno motor 3.8L V6 GDi.
Este motor entrega 295 cv de potência e 36,2 kgf.m de torque. Na prática, esses números significam mais do que acelerações potentes. Garante que nenhum desafio será grande o suficiente. Seja em uma viagem, trilha ou passeio.
O motor V6 garante que a experiência ao volante seja silenciosa e livre de vibrações. E a potência é apenas uma parte da equação. Um dos maiores destaques é a capacidade para até 8 lugares. Sendo o 1º modelo da Hyundai neste seguimento no Brasil.
O design sofisticado conta com um o conjunto óptico de LED. As rodas diamantadas e a grade frontal destacam a robustez do modelo. O porta-malas de até 704 litros tem espaço de sobra para todas as bagagens. Além disso, conta com um teto solar duplo exclusivo com fechamento automático.
A excelência do motor V6 do PALISADE é fruto de décadas de desenvolvimento. A Hyundai tem uma longa tradição em equipar seus veículos com essa motorização. Sempre construindo um legado de confiança e durabilidade no Brasil.
Modelos icônicos, como os sedãs de luxo Azera e Genesis, contaram com essa potência. Também equipou alguns tipos de SUV, como o Santa Fe e o Vera Cruz. Eles uniam desempenho e espaço de sobra para suas viagens e aventuras.
O outro tipo de motor em V popular, o V8, também já equipou um modelo da Hyundai. O sedã Equus, um dos mais exclusivos da marca, tinha em seu coração um motor 4.6L V8.
Essa história de sucesso comprova que o motor do PALISADE não é um experimento. Ele é a evolução de uma tecnologia consagrada. Que se traduz em confiança e durabilidade para o consumidor.
O motor em V mostra como a engenharia pode equilibrar potência, suavidade e eficiência. Sua arquitetura avançada se conecta diretamente com uma experiência de condução superior. E se você quiser tudo isso, conheça o PALISADE. A primeira classe dos SUVs com 8 lugares está disponível no Brasil.