Neste Aviso de Privacidade, os termos abaixo, no plural ou singular, possuem os seguintes significados, exceto se expressamente indicado de outra forma:
“Dados Pessoais” significa qualquer informação que, direta ou indiretamente, sozinha ou acompanhada de outros dados, identifique ou possa identificar uma pessoa física. Exemplos de Dados Pessoais incluem: nome, CPF, CNH, número de telefone fixo ou celular, endereço residencial, número de protocole de internet (IP), endereço de e-mail, número de conta bancária, perfil financeiro, geolocalização, chassi, dentre outros. Incluem-se neste conceito os Dados Pessoais Sensíveis conforme definido abaixo.
“Dados Pessoais Sensíveis” significa qualquer informação que revele, em relação a uma pessoa física, a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, além daqueles Dados Pessoais cujo tratamento venha a revelar um dado Pessoal Sensível.
“Incidente de Segurança” significa toda e qualquer situação, acidental ou intencional, praticada mediante culpa ou dolo, que provoque, em relação a Dados Pessoais: (i) a destruição; (ii) perda; (iii) a alteração; (iv) a comunicação, difusão ou divulgação; ou (v) o acesso não autorizado.
“Colaboradores” são funcionários de quaisquer níveis hierárquicos, incluindo temporários, aprendizes, estagiários e prestadores de serviço da HMB.
“Terceiros” significa qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, que não seja a HMB, incluindo os subcontratados da HMB.
“Titulares” significa qualquer pessoa física identificada ou que possa ser identificada pelo tratamento dos Dados Pessoais ou Dados Pessoais Sensíveis.
“Tratamento” significa toda e qualquer operação realizada sobre os Dados Pessoais ou Dados Pessoais Sensíveis, incluindo, mas não se limitando a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Os termos abaixo terão o mesmo significado atribuído a eles na LGPD, a saber:
“Agente de Tratamento” significa o Controlador e o Operador.
“Autoridade Nacional de Proteção de Dados” ou “ANPD”, órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo o território nacional.
“Controlador” significa a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao Tratamento de dados pessoais.
“Operador” significa a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o Tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
“Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais” significa a documentação do Controlador que contém a descrição dos processos de Tratamento de Dados Pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco.
“Encarregado” significa a pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Os dados são coletados quando inseridos ou submetidos pelo próprio Cliente ao acessar ou solicitar nossos produtos, responder nossas pesquisas ou utilizar um de nossos serviços serviços através de nossas Concessionárias, nossos sites e aplicativos.
As informações que coletamos diretamente dos Usuários são:
I. Nome completo
II. Gênero
III. Data de nascimento
IV. CPF
V. RG
VI. CNH
VII. Passaporte
VIII. RNE
IX. Chassi do veículo
X. E-mail, telefones
XI. Endereço completo
XII. Placa do veículo
XIII. Dados bancários
XIV. Quantidade de filhos
XV. Time de futebol
XVI. Foto do documento do veículo
XVII. Nota fiscal de venda
XVIII. Foto;
Ainda, pode haver a coleta de dados sensíveis, como:
I. Dado Biométrico facial para sistema de segurança em dispositivos moveis;
II. Carteira de vacinação;
III. Laudo médico; e
IV. Estado de saúde.
Os dados sensíveis quando coletados são tratados com fundamentos no consentimento do titular ou necessidades legais.
Os dados são coletados pela HMS para as seguintes finalidades:
I. Para prestar serviços de atendimento ao cliente, incluindo a ativação de serviços de emergência e assistência;
II. Realização de processo de vendas diretas a consumidores finais nos casos previstos em lei, incluindo PCD (Concessão do benefício fiscal da Lei nº 8.989/95);
III. Realizações de promoções, ofertas, oferecimento de descontos de empresas parceiras para clientes Hyundai e ações de marketing, comunicações com ganhadores, realizações de eventos e exposições de veículos;
IV. Realização de pesquisas de mercado e de satisfação;
V. Atendimento a solicitações de cotação, serviços ou atendimentos através do website da Hyundai;
VI. Prestação de serviços de garantia e recall;
VII. Análise de indicadores e implementação de melhorias nos processos da HMB;
VIII. Realização de auditorias; e
IX. Cumprimento de obrigações legais, decisões judiciais, requisição de autoridades policiais ou o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.
Sem prejuízo das demais disposições previstas neste Aviso de Privacidade, a HMB realizará o Tratamento dos Dados Pessoais dos Clientes considerando as seguintes disposições:
I. Adoção de medidas técnicas, administrativas e organizacionais adequadas à natureza das suas atividades, mantendo comprovações de tal cumprimento;
II. Realização do Tratamento dos Dados Pessoais apenas e exclusivamente para as finalidades constantes no item 4;
III. Garantia da confidencialidade dos Dados Pessoais, por si e por seus Colaboradores;
IV. Cumprimento das obrigações decorrentes da qualidade de Controladora, referentes à comunicação de Incidentes de Segurança e na elaboração de Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais, quando for o caso;
V. Respeito aos direitos dos Titulares previstos na LGPD e responder às solicitações dos Titulares;
VI. Disponibilização aos Titulares de todas as informações obrigatórias previstas na LGPD e demais legislações aplicáveis; e
VII. A realização de atividade de tratamento posterior para finalidade diversa daquelas indicadas no Anexo I só poderá ser realizada se devidamente justificada por uma base legal, nos termos da LGPD.
Em casos específicos, a HMB solicitará o consentimento do Cliente para o Tratamento de seus Dados Pessoais. Isso ocorrerá, por exemplo, em algumas atividades que envolvem dados de PCD e em casos específicos que exijam a obtenção de consentimento.
Os Clientes reconhecem que a HMB poderá compartilhar seus Dados Pessoais com Terceiros, para cumprir as finalidades descritas no Item 4, e que o compartilhamento será feito mediante um Termo de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais (“DPA”) com o Terceiro receptor.
Os dados tratados pela HMB são compartilhados principalmente para atendimento das necessidades abaixo. A HMB realizará o tratamento dos dados dos Titulares apenas para os fins desta política e limitará as atividades de tratamento dos dados pessoais relacionados a estes serviços de acordo com o DPA.
I. Concessionárias HMB: realização de processo de vendas diretas a consumidores finais nos casos previstos em lei, incluindo PCD (Concessão do benefício fiscal da Lei nº 8.98). Acompanhamento dos serviços prestados pelos Concessionários HMB, controle de qualidade e auditoria.
II. Prestadoras de Serviço de RSA (Road Side Assistance): a HMB conta com o apoio de parcerias para a Prestação de serviços ao cliente, incluindo acionamento de serviços de emergência e Road Side Assistance.
III. Empresas de publicidade e gestão de leads: realização de promoções, ofertas, oferecimento de descontos de empresas parceiras para clientes Hyundai e ações de marketing, comunicações com ganhadores, realização de eventos e exposições de veículos.
IV. Empresas que realizam pesquisas: realização de pesquisas de mercado e de satisfação.
V. Empresas de gestão e atendimento a clientes: atendimento a solicitações de cotação, serviços ou atendimentos através do website da Hyundai e aprimoramento destas informações.
VI. Autoridades Públicas e Prestadores de Serviços Jurídicos: cumprimento de obrigações legais, decisões judiciais, requisição de autoridades policiais ou o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.
VII. HYUNDAI MOTOR COMPANY: análise de indicadores e implementação de melhorias nos processos/estratégia. Os dados e informações tratados pela Hyundai Motor Company estão localizados em servidores na Coreia do Sul.
VIII. a Hyundai conta com o apoio da parceria com o Banco Hyundai Capital Brasil para soluções financeiras voltadas para aquisição dos veículos Hyundai. Portanto, o cliente poderá ter seus dados compartilhados ao demonstrar interesse nos serviços de nossos parceiros através de pesquisas enviadas ou ofertas de produtos em nossos sites e aplicativos.
Em situações pontuais, dados tratados pela HMB poderão ser compartilhados com outros parceiros de negócio para a realização das finalidades dispostas no item 4 desta Política.
O compartilhamento de Dados Pessoais pode incluir a transferência de Dados Pessoais para outros países. A Hyundai pode possuir parceiros que por sua vez possuem servidores em outros países o que demanda a transferência internacional de dados para atendimento a necessidades para a prestação adequada dos serviços Hyundai.
Os dados atualmente são transferidos para os países abaixo a fim de atender as seguintes finalidades:
Coreia do Sul – a Hyundai Motor Company recebe dados de métricas de leads, vendas, campanhas realizadas e resultados de mercado, além de métricas de acesso e engajamento de nossos produtos em nossos sites e aplicativos. Os dados coletados e transferidos não visam a identificação do titular, mas somente o estudo sobre o engajamento e aperfeiçoamento de nossos produtos através de dados estatísticos.
Para exercício dos direitos dos titulares ou mais informações sobre as transferências realizadas, veja como exercer os seus direitos verificando o item 8 desta política.
A HMB garante aos Clientes, na qualidade de Titulares dos Dados Pessoais, o pleno e efetivo exercício dos direitos previstos na LGPD, na medida em que aplicáveis conforme as circunstâncias, tais como:
Confirmação de que realizamos o Tratamento de Dados Pessoais do Cliente;
Acesso aos Dados Pessoais;
Correção de Dados Pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
Anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários, excessivos ou para cujo tratamento não haja base legal;
Portabilidade dos Dados Pessoais a outro fornecedor quando regulamentado pela ANPD e observados os segredos comerciais e industriais da HMB; e
Informação sobre com quem compartilhamos os Dados Pessoais;
Eliminação dos dados pessoais Tratados com o consentimento do Cliente;
Revogação do consentimento do Cliente (nos casos específicos em que os Dados Pessoais são tratados com base no consentimento do Cliente);
Oposição ao Tratamento dos Dados Pessoais em caso de violação à LGPD.
As solicitações dos Clientes que busquem exercer quaisquer dos direitos mencionados nesta política e que não forem atendidas através de nossas plataformas devem ser encaminhadas aos Encarregados responsáveis da HMB, Gustavo Ierardi Goulart e Thiago Reyes Sniesko, através do e-mail dpo@hyundai-brasil.com. Para fins de segurança da informação, poderemos solicitar informações adicionais para confirmarmos que o solicitante é o titular a que os dados se referem antes de tomarmos as medidas necessárias para que seus direitos sejam atendidos.
A HMB armazena os Dados Pessoais de forma segura em centrais de dados próprios localizados no Brasil, bem como poderá armazenar em centrais de dados de terceiros localizados em outros países ou, ainda, em data centers fornecidos por operadores de serviços de computação em nuvem. Antes de enviar os seus Dados Pessoais para armazenamento em outros países, medidas exigidas pela LGPD serão sempre adotadas previamente para assegurar que eles continuem protegidos.
A HMB adota as melhores práticas técnicas e administrativas para proteger os Dados Pessoais de acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de Tratamento inadequado ou ilícito.
A HMB estrutura sua operação de modo que os Dados dos Clientes não sejam mantidos de maneira identificada por mais tempo do que o necessário para atingir as finalidades para as quais são tratados. Os Clientes reconhecem que a HMB reterá os Dados Pessoais (i) por períodos estabelecidos por leis e regulamentações aplicáveis às atividades exercidas pela HMB; e (ii) pelo tempo necessário para o exercício regular de direitos da HMB em processos judiciais e administrativos e (iii) pelo tempo que o titular dos dados mantiver contato com a Hyundai ou utilizar um de seus produtos.
A HMB coleta Dados, por exemplo, referentes ao endereço de IP dos Clientes, em caso de acesso online, e os registros de acesso dos Clientes são armazenados por pelo menos 6 (seis) meses, conforme determinado pelo artigo 15 da Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet).
A HMB pode manter Dados Pessoais de forma anonimizada, ou seja, sem que estejam ou possam ser relacionados a um Cliente, por períodos maiores, para análise estatística.
Para saber mais sobre como a Hyundai trata os dados pessoais com o uso destas tecnologias, acesse a nossa política de Cookies aqui. - Política de Cookies.
Além de adotar todas as medidas técnicas e organizacionais de segurança, a HMB atende as regras da LGPD e notificará os Clientes sobre a ocorrência de Incidentes de Segurança que possam gerar risco ou danos relevantes aos Clientes.
Em caso de alterações à LGPD ou publicação de normativos da ANPD, este Aviso de Privacidade será devidamente atualizado. Toda vez que a HMB alterar materialmente este Aviso de Privacidade, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após: (i) serem divulgadas no website do HMB, informando imediatamente aos usuários sobre as mudanças para que tomem ciência; (ii) serem enviadas por e-mail aos Clientes; e/ou (iii) serem comunicadas de qualquer outra forma aos Clientes.
Nas hipóteses em que as alterações deste Aviso de Privacidade decorram de mudanças nas nossas práticas de Tratamento de Dados Pessoais que dependam do consentimento dos Clientes, os Clientes serão informados sobre os novos tratamentos.
Caso o Cliente tenha dúvidas ou reclamações a respeito deste Aviso de Privacidade, poderá entrar em contato com nosso Encarregado por meio do dpo@hyundai-brasil.com.
Este Aviso de Privacidade produzirá efeitos a partir da entrada em vigor da LGPD, e permanecerá em vigor pelo mesmo prazo da relação estabelecida entre o Cliente e a HMB, podendo ser renovado nos mesmos termos.
Atualizado em 02 de Abril de 2025.