Estrutura da plataforma E-GMP Hyundai em exposição dentro de um salão sobre uma base.

E-GMP Hyundai: a plataforma que redefiniu o carro elétrico

Conheça a arquitetura 100% dedicada a veículos elétricos que permite carregamento ultrarrápido, mais espaço interno e alta performance.

A E-GMP Hyundai é a plataforma que inaugura a nova era de elétricos da marca. A sigla significa "Plataforma Modular Elétrica-Global". Diferente de outras, foi 100% dedicada para carros elétricos. Não sendo uma adaptação de um carro a combustão.

O que é uma plataforma "dedicada"?

Muitos carros elétricos antigos usavam uma plataforma "adaptada". Eles usavam o mesmo chassi de um carro a combustão. Isso obrigava a colocar baterias no porta-malas. Além de manter um túnel central grande no assoalho, roubando espaço.

A E-GMP Hyundai é "dedicada", o que significa que o projeto começou do zero. A plataforma é um chassi plano que já integra a bateria de alta voltagem no assoalho. O motor elétrico é compacto e fica posicionado diretamente no eixo.

O resultado mais visível dessa arquitetura é o "piso plano". Sem o túnel central, o espaço interno é muito maior. A cabine do IONIQ 5, por exemplo, se assemelha a uma "sala de estar".

O design inteligente do E-GMP Hyundai

O design da E-GMP permite que as rodas fiquem nas extremidades do carro. Isso resulta em balanços curtos e um entre-eixos longo. O IONIQ 5, por exemplo, tem 3.000 mm de entre-eixos. Isso garante um espaço interno de um sedã grande.

A plataforma também foi projetada com foco total na segurança. Com a bateria montada sob o assoalho, o centro de gravidade é muito baixo. Isso dá ao IONIQ 5 uma grande estabilidade.

A forma de dirigir fica mais precisa e a rolagem da carroceria em curvas é reduzida. Além disso, a estrutura da E-GMP Hyundai usa aço de ultra resistência. A bateria possui 8 pontos de montagem. Isso cria uma célula de sobrevivência extremamente rígida.

Em caso de colisão, a plataforma absorve o impacto e protege os ocupantes. A modulação também facilita a manutenção do veículo. Uma vez que são poucas peças agrupadas com as baterias.

Tração Traseira e Eixo Integrado (IDA)

A plataforma foi projetada com foco em performance. Sua arquitetura base é de tração traseira (RWD). Isso garante uma condução mais dinâmica e esportiva. A plataforma também permite a adição de um segundo motor no eixo dianteiro.

Isso cria a tração integral HTRAC® AWD. O IONIQ 5 vendido no Brasil usa essa configuração de motor duplo. Ele entrega 325 cv de potência e 61,5 kgf.m de torque instantâneo. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

A plataforma também inova com o Eixo de Transmissão Integrado (IDA). Essa tecnologia combina os rolamentos da roda com o eixo de tração. Isso reduz o peso, aumenta a durabilidade e melhora o conforto e a estabilidade em curvas.

O carregamento ultra-rápido de 800V

Este é um dos maiores diferenciais técnicos da E-GMP Hyundai. A maioria dos carros elétricos do mercado usa uma arquitetura de 400V. A E-GMP foi uma das primeiras do mundo a usar um sistema de 800V como padrão.

Isso significa uma velocidade de recarga muito superior. O IONIQ 5 é a prova disso no Brasil em carregadores DC ultra-rápido (350 kW). A plataforma permite que a bateria vá de 10% a 80% em apenas 18 minutos. O sistema também é "multi-charging".

Ele aceita carregadores de 400V (os mais comuns) sem precisar de adaptador. O próprio inversor do carro faz a conversão da voltagem. Isso garante total versatilidade para em qualquer estação de recarga. Permite até mesmo carregar em casa.

V2L: o carro que funciona como uma tomada

Outra inovação exclusiva da E-GMP é o carregamento bidirecional. A tecnologia é chamada de V2L (Vehicle-to-Load). Isso significa que a energia pode sair da bateria do carro para alimentar outros aparelhos.

O IONIQ 5 se transforma em uma estação de energia móvel. Ele pode fornecer até 3,6 kW de potência. Isso é suficiente para ligar diversos equipamentos elétricos (110/220V) em qualquer lugar.

Na prática, você pode ligar um notebook ou um projetor. Pode carregar uma bicicleta elétrica em um parque. Ou pode até alimentar eletrodomésticos essenciais de casa durante um blecaute. O carro vira uma fonte de energia portátil.

IONIQ 5: a E-GMP em ação no Brasil

O IONIQ 5 é o primeiro carro no Brasil a usar a plataforma E-GMP Hyundai. Ele é a prova real de todos esses benefícios. O modelo foi o "Carro Global do Ano de 2022", vencendo em design, carro elétrico e carro do ano.

Graças à E-GMP, entrega o desempenho de um esportivo. Mas também oferece o conforto de um sedã de luxo. Os bancos dianteiros têm modo "relaxamento premium". O console central é móvel, criando um espaço de convivência.

A plataforma dedicada permite que ele seja recheado de tecnologia. Isso inclui o pacote completo Hyundai SmartSense. O modelo conta com Head-up Display (HUD) com realidade aumentada. E o sistema de som premium Bose® completa a experiência.

Visão traseira do modelo IONIQ 5 na cor cinza estacionado de dia com montanhas ao fundo.

A base do futuro elétrico da Hyundai

A E-GMP Hyundai não é apenas um chassi, é uma revolução. Ela permite carros elétricos com mais espaço, performance e recarga mais rápida. Adquira agora o IONIQ 5 com as melhores ofertas e veja a plataforma E-GMP em ação.