Tree Correspondents: dando voz às árvores

A campanha Tree Correspondents é uma campanha publicitária global premiada, que transforma dados reais em histórias contadas sob a perspectiva das árvores. A ação marca um novo capítulo da iniciativa Floresta IONIQ, projeto ambiental de reflorestamento que celebra 10 anos de existência e o marco de 1 milhão de árvores plantadas em 13 países, semeando o terreno para esse passo inovador rumo à nossa visão de “Progresso para a Humanidade”.

Um projeto ambiental que fala por si

A iniciativa Floresta IONIQ está completando 10 anos, celebrando a marca histórica de 1 milhão de árvores plantadas em 13 países. Mas esse é apenas o primeiro passo: agora, queremos ouvir o que as árvores têm a dizer.

Começando com esse primeiro milhão, queremos reforçar para o mundo a importância da conservação florestal através da campanha Árvores Correspondentes – um projeto que combina dados ambientais e storytelling com inteligência artificial (IA) para nos dar uma nova perspectiva.

Assista e descubra como a natureza encontrou uma nova forma de se expressar:

O que são Árvores Correspondentes?

A campanha ecológica inovadora transforma dados ambientais em relatos interpretados do ponto de vista das árvores. Com o uso de sensores instalados no solo e satélites, informações como exposição solar, umidade e temperatura são processadas com apoio de inteligência artificial e traduzidas em artigos “escritos” pelas “árvores correspondentes”. Afinal, ninguém conhece as florestas melhor do que elas.

O objetivo é reforçar o nosso compromisso ambiental e promover uma comunicação ESG que amplie a consciência coletiva ao dar voz à natureza. Ao invés de usar somente números ou gráficos, o projeto cria uma ponte direta entre o público e a natureza, não apenas ouvindo sobre a floresta, mas ouvindo a própria floresta.

Como afirmou a gerente de marketing da marca, Joy Cho: “Agora é hora de as árvores falarem por si próprias.”

As raízes do projeto pelo mundo

A Floresta IONIQ é uma iniciativa de reflorestamento global da Hyundai que, ao longo de uma década, mostra como a marca vem contribuindo para a restauração florestal e a preservação da biodiversidade em diferentes partes do mundo. Já são 1 milhão de árvores plantadas, um marco que reforça nosso compromisso com o planeta.

Presente em países como Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, República Tcheca, Alemanha, Índia e outros, a Floresta IONIQ contribui para preservar espécies nativas, combater as mudanças climáticas e promover um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Usando o projeto como base, a campanha “Tree Correspondents” une inovação tecnológica e ação ambiental em ampla escala, mostrando que a responsabilidade ambiental é um compromisso contínuo e global.

Como as árvores passaram a ter voz

Para tornar possível que as árvores “falassem”, foi desenvolvido um processo inédito de tradução ecológica, orientado por dados:

  • • Sensores subterrâneos foram instalados para monitorar níveis de umidade e temperatura do solo em diferentes profundidades.
  • • Dados externos, como incidência solar, precipitação e clima local, são coletados por satélites e através de organizações especializadas, como a The Weather Company.
  • • Essas informações são processadas por um modelo de IA customizado, capaz de transformar dados complexos em artigos e narrativas, interpretados como se fossem escritos pelas próprias árvores, de acordo com seu ponto de vista.

“Nós estamos criando uma linguagem usando um processo inédito”, diz George Adamopoulos, diretor criativo e técnico do projeto.

Inicialmente, participam da campanha as Florestas IONIQ do Brasil, Coreia do Sul e República Tcheca, semeando conteúdos distintos graças à biodiversidade, diferenças climáticas e de localização.

Ouça o que as árvores têm a dizer

Mais do que inovação, o Tree Correspondents propõe uma nova forma de escuta. Ao transformar dados ecológicos em narrativas, a campanha convida o público a se conectar com a natureza de uma forma mais sensível e direta, além de reconhecer os sinais silenciosos que ela já emite há muito tempo.

O impacto da proposta foi claro: fruto de uma ação de marketing criativo, o projeto foi reconhecido no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2025, conquistando dois Leões de Ouro e um Leão de Prata, exaltando o poder da criatividade quando aliada à responsabilidade ambiental.

Agora, as árvores estão prontas para compartilhar suas histórias, e você já pode começar a ver o que elas têm a dizer.