Freio de estacionamento eletrônico e botão Auto Hold no CRETA N Line.

Freio de estacionamento eletrônico: a segurança presente nos SUVs da Hyundai

Mais conforto, segurança e design. Entenda como essa tecnologia substitui a antiga alavanca e facilita sua vida.

O freio de estacionamento eletrônico é uma das tecnologias que mais modernizaram o interior dos carros. Ele substitui a antiga e volumosa alavanca por um simples e elegante botão. Com apenas um toque, o sistema é acionado de forma inteligente e segura. Essa inovação está presente em toda a linha de SUVs da Hyundai no Brasil.

O que é e como funciona o freio de estacionamento eletrônico?

O freio de estacionamento eletrônico, também conhecido como EPB, tem a mesma função do freio de mão tradicional. Mais encontrado em carros SUV, seu objetivo é manter o carro imobilizado de forma segura quando estacionado. Em vez de força mecânica, ele funciona com um comando elétrico.

Ao pressionar o botão, um sinal é enviado para pequenos e potentes motores elétricos. Esses motores ficam localizados junto às pinças de freio das rodas traseiras. Eles então pressionam as pastilhas contra os discos, travando o veículo com precisão e segurança.

O sistema também conta com funções automáticas inteligentes. Ele pode ser desativado sozinho quando o motorista pisa no acelerador para sair. Da mesma forma, pode ser acionado automaticamente ao desligar o carro. Garantindo que você nunca se esqueça de ativá-lo.

As vantagens dessa tecnologia de segurança

Um dos benefícios mais visíveis é o ganho de espaço no console central. Sem a alavanca, os designers podem criar um interior mais limpo e moderno. O espaço liberado permite incluir mais porta-objetos e um acabamento mais sofisticado.

A segurança também aumenta de forma significativa. Em uma emergência, acionar o botão com o carro em movimento não trava as rodas traseiras. O sistema usa o ABS para realizar uma frenagem controlada e estável. Mantendo o carro em linha reta até parar. Muito útil também em situações de aquaplanagem.

Outra grande vantagem é a ajuda em rampas e ladeiras. O freio eletrônico impede que o carro desça ao arrancar em uma subida. Ele segura o veículo por alguns segundos. Dando tempo para o motorista mover o pé do freio para o acelerador com total tranquilidade.

Freio eletrônico vs. freio de alavanca: quais as diferenças?

A comparação entre os dois sistemas mostra uma clara evolução. Não se trata apenas de trocar uma alavanca por um botão. Mas de substituir um sistema mecânico por um inteligente. É uma mudança completa na forma como o motorista interage com o carro.

O freio de alavanca tradicional funciona por meio de cabos de aço. É um sistema simples, robusto e de manutenção geralmente barata. No entanto, ocupa muito espaço e exige esforço físico para ser acionado. Além disso, não possui nenhuma função inteligente de segurança.

O freio eletrônico é um sistema mais complexo, que se integra com a eletrônica do veículo. Ele não exige esforço, otimiza o design e adiciona camadas de segurança ativa. Sua operação depende do sistema elétrico do carro e sua manutenção é mais especializada.

Auto Hold: a função que trabalha junto com o freio eletrônico

O Auto Hold é outra tecnologia de conforto que atua em conjunto com o freio eletrônico. Sua principal função é tornar o trânsito urbano menos cansativo. Ele mantém o carro parado sem que o motorista precise ficar com o pé no pedal do freio.

Ao parar em um semáforo ou no trânsito pesado, o sistema Auto Hold segura o carro automaticamente. Quando o motorista pisa no acelerador, ele libera os freios de forma suave e instantânea. A função é ativada por um botão no console e torna a condução muito mais prática.

A inteligência do sistema aparece na sua integração com o freio de estacionamento eletrônico. Se o carro ficar parado por muito tempo com o Auto Hold ativo, o sistema transfere a frenagem para o freio eletrônico. O mesmo acontece se o motorista abrir a porta. Assim, o veículo permanece imobilizado de forma segura e definitiva.

A tecnologia presente na linha de SUVs da Hyundai

Tanto o freio de estacionamento eletrônico quanto a função Auto Hold estão presentes em toda a linha de SUVs da Hyundai no Brasil. Essa é uma decisão para oferecer o que há de mais moderno em itens de segurança para você.

A tecnologia equipa todos os modelos, desde o CRETA, sucesso na mídia especializada até o luxuoso PALISADE de 8 lugares. Também está presente nos eletrificados IONIQ 5 e KONA Híbrido, além do sofisticado Tucson.

O objetivo é trazer o máximo de conforto para o motorista e os passageiros. As inovações tecnológicas são pensadas para facilitar a vida. Além de tornar a experiência de dirigir cada vez mais prazerosa.

Freio de estacionamento eletrônico e botão Auto Hold no Tucson.

Um toque de modernidade e segurança

O freio de estacionamento eletrônico é muito mais do que um botão. É um sistema inteligente que representa um salto em design, segurança e conforto. E se você quiser conhecer mais tecnologias da Hyundai, assine nosso . Assim, você recebe conteúdos em primeira mão.