Localizado na montanha Pikes Peak, no estado do Colorado, Estados Unidos, a competição acontece anualmente desde 1916. Diferentes pilotos do mundo inteiro buscam bater o recorde de tempo em alguma das mais diversas categorias disponíveis.
Atualmente, o melhor tempo geral é do francês Romain Dumas, que em 2018, terminou o trajeto em apenas 7 minutos e 57 segundos. O percurso de 12,42 milhas (19,99 km) conta com 156 curvas, um desnível de 1.440 m e 4.300 m de altitude.
A competição é o ponto de partida para testar diversos projetos automotores. Com o desafio de subir a montanha no menor tempo possível, competem caminhões, motos, carros, carros elétricos e outros veículos.
A bordo do projeto da divisão esportiva da Hyundai, a linha N, o piloto Dani Sordo subiu pela primeira vez a montanha com o IONIQ 5 N. O modelo 100% elétrico competiu na categoria de exibição, que reúne modelos protótipos ou em pré-produção que ainda estão sendo testados.
Com dois motores, sendo o dianteiro de 225 cv e o traseiro de 383 cv, o SUV pilotado por Sordo entrega uma potência combinada de 609 cv, uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h. Além disso, o modelo recebeu modificações específicas para corrida, como aerofólio e santantônio.
A subida foi realizada em 9 minutos e 30 segundos. O recorde anterior da categoria pertencia ao piloto japonês Tetsuya Yamano, que finalizou o percurso em 10 minutos e 23 segundos. Assim, o Hyundai IONIQ 5 N passa a ser o veículo mais rápido que já disputou a categoria de exibição.
Em breve, o Brasil receberá a versão de passeio do superesportivo que competiu na Subida Internacional de Pikes Peak. O IONIQ 5 é um SUV elétrico que reúne eficiência, desempenho, tecnologia e muito conforto para entregar uma nova experiência de direção.
Fique de olho em nossa página de próximos lançamentos para não perder o que vem por aí no segundo semestre de 2024.