Uma das tecnologias inteligentes presentes no modelo transforma a desaceleração em mais autonomia para o seu trajeto.
A frenagem regenerativa é uma das tecnologias mais inteligentes dos carros híbridos. Ela transforma cada redução de velocidade em uma oportunidade para recarregar seu veículo. Em vez de desperdiçar a energia gerada pela frenagem, o sistema inteligente a captura. Em seguida, ele converte e armazena essa energia para uso futuro.
Ao pisar no freio em um carro convencional, as pastilhas pressionam os discos. Dessa forma, elas convertem a energia do movimento (energia cinética) em calor, que é perdido para o ambiente. Já em um carro com motor elétrico, como o KONA Híbrido, o sistema aproveita essa energia.
Ao tirar o pé do acelerador ou frear, o motor elétrico inverte sua função. Assim, ele passa a atuar como um gerador, convertendo o movimento das rodas de volta em energia elétrica. A frenagem, que em um carro comum é um ato de puro desperdício, é reimaginada como uma geração de energia.
Essa tecnologia é um dos pilares de todo veículo elétrico. Uma de suas características mais interessantes é a possibilidade de ajustar a intensidade com que o sistema atua. O motorista pode escolher entre diferentes níveis de regeneração.
Por exemplo, há desde uma desaceleração suave, parecida com a de um carro convencional, até uma mais forte. Esta última reduz a velocidade do carro de forma mais acentuada. Dessa forma, recupera muito mais energia e permite uma condução mais eficiente.
A principal função da frenagem regenerativa no sistema de um carro híbrido é recarregar a bateria de alta tensão. Cada watt de energia recuperado durante as desacelerações é armazenado. Assim, ele fica disponível para alimentar o motor elétrico posteriormente.
Isso significa que o motor a combustão precisa trabalhar menos para gerar eletricidade. Como resultado, há uma redução no consumo de combustível e um aumento na autonomia do veículo. É por isso que os modelos híbridos são econômicos no trânsito urbano.
Este mesmo princípio é fundamental em veículos 100% elétricos, onde seu papel é ainda mais vital. Em modelos como o IONIQ 5, o sistema de recuperação de energia é um dos principais responsáveis por maximizar a autonomia. Além disso, ele aumenta o alcance do carro entre as recargas e melhora a eficiência energética.
O benefício mais direto da tecnologia é a economia de combustível. Afinal, toda energia recuperada é uma energia que o motor a combustão não precisa gerar. O motor elétrico usa essa força armazenada para mover o carro. Como resultado, o consumo de gasolina diminui bastante, principalmente no trânsito da cidade.
Outra grande vantagem está na durabilidade dos freios. O sistema regenerativo faz boa parte do trabalho de desaceleração. Dessa forma, os freios tradicionais, com discos e pastilhas, são menos utilizados. Isso aumenta muito a vida útil desses componentes, fazendo com que a manutenção seja ainda mais barata.
A experiência de dirigir também melhora. A desaceleração se torna mais suave e controlada. Assim, o carro evita os solavancos de uma frenagem brusca. Além disso, ao poupar o sistema de freios tradicional, o risco de superaquecimento em situações extremas é reduzido.
Por fim, existe o menor impacto ambiental. Menos consumo de combustível significa menos emissão de gases poluentes na atmosfera. Dessa forma, todo o sistema híbrido se transforma em uma tecnologia melhor para o seu bolso e para o planeta.
O KONA Híbrido vem equipado com os paddle shifters E-Shift. Esse sistema dá ao motorista o controle total sobre a força da frenagem regenerativa. As alavancas localizadas atrás do volante permitem uma configuração manual na atuação da tecnologia.
Ao definir o modo de condução como ECO, os paddle shifters se tornam a interface para comandar a intensidade de recuperação. Com um simples toque na alavanca esquerda (-), você aumenta a força da regeneração. Fazendo com que você use menos o motor a combustão. Por outro lado, com a alavanca direita (+), você diminui a intensidade para usar mais o motor a combustão.
Esse recurso torna a condução mais interativa e eficiente. No trânsito pesado, por exemplo, o motorista pode selecionar o nível máximo. Com isso, ele consegue controlar a velocidade do carro quase que inteiramente pelo pedal do acelerador, freando muito menos.
O veículo ainda oferece um modo "Auto", que usa sensores para ajustar o nível de forma automática. Já no modo Sport, os mesmos paddle shifters mudam de função. Eles passam a controlar as trocas de marcha, oferecendo uma experiência de condução mais esportiva.
O sistema de frenagem regenerativa é a prova de que a inovação pode otimizar os recursos existentes. Ela entrega mais eficiência, economia e uma experiência de condução superior. O KONA Híbrido, com o melhor da tecnologia e design, já está disponível no Brasil. Conheça agora mesmo e tenha o futuro ao seu alcance.