1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Saiba como manter o interior do veículo sempre novo e conservado

Descubra 24/03/2021

Saiba como manter o interior do veículo sempre novo e conservado

Você tem um carro, mas não segue uma rotina de cuidados com o interior do veículo? Pois saiba que essa é uma situação que precisa mudar. Afinal de contas, a falta de limpeza e de atenção pode resultar em diversos problemas que afetam não só a aparência dele, mas também podem desencadear manutenções e despesas frequentes. Por essa razão, trouxemos um artigo que vai ajudá-lo a reverter esse quadro e o principal: manter o seu companheiro de quatro rodas sempre impecável. Acompanhe!

Qual a importância de manter o carro limpo?

Muito mais do que uma simples questão de higiene, a limpeza do carro é algo que tem diversos objetivos importantes. Por exemplo: - prolongar a conservação interna do automóvel; - deixar organizado o interior do veículo; - evitar que ele fique com umidade exagerada; - impedir o surgimento de odores desagradáveis para você e os seus passageiros; - remover possíveis distrações que o afetem ou até mesmo o atrapalhem enquanto dirige. Mas não acaba aí. Isso porque a limpeza frequente também é útil para reduzir as chances de que bactérias, fungos, germes e vírus se acumulem sobre as superfícies, as tornando fonte de transmissão e contaminação. Isso é algo que merece a nossa atenção, ainda mais em tempos de pandemia. Inclusive, nós já compartilhamos aqui no site algumas dicas de proteção do coronavírus para a sua rotina. Vale a pena conferir!

Como manter o interior do veículo sempre novo e conservado?

Agora que já falamos por que é importante estar atento à limpeza do interior do veículo, que tal conferir alguns cuidados que podem ajudá-lo nessa tarefa? Abaixo, separamos as dicas mais importantes. Veja!

Cuidados em dias de chuva

Se você precisar sair em um período de chuva, não pense duas vezes: utilize capas protetoras impermeáveis nos assentos (tanto do motorista quanto dos passageiros). Isso vai evitar que os bancos acabem molhados e absorvam água, o que pode prejudicar o tecido deles e até provocar o surgimento de mofo. Já ao retornar para casa, lembre-se de que os carpetes devem ser retirados e higienizados não só por conta da umidade. Isso porque é comum que eles acabem concentrando areia e lama, que grudam nos calçados e acabam gerando ainda mais sujeira.

Cuidados com crianças e animais

Ao dirigir com crianças e animais, é interessante que eles sejam transportados adequadamente. Os pequenos devem ir na cadeirinha, enquanto os bichos devem ser colocados em assentos, gaiolas ou caixas de transporte. Isso é indispensável não só por uma questão de segurança no trânsito, mas também porque reduz acidentes internos causados por curiosidade e contato com coisas que não se deve. Forrar o assento com uma capa protetora também é importante caso os pets urinem ou coloquem as patas em contato com o tecido dos bancos, o que pode gerar desde pequenos furos até grandes rasgos no material.

Cuidados com bancos de couro

Se o seu carro tem bancos de couro, ele merece uma atenção especial. Afinal, certas ações de limpeza podem ter efeito contrário e acabar manchando e até mesmo desgastando o material — e isso é algo que, certamente, você não deseja, não é mesmo? Portanto, vamos aos cuidados corretos. Primeiramente, o ideal é utilizar um aspirador de pó para tirar aquela sujeira mais superficial (como poeira e resto de comida sólida). Por conta do tamanho mais compacto e maleável, os modelos portáteis são uma ótima opção. Caso você ou os seus passageiros derramem algum tipo de bebida sobre o couro, utilize um pano seco, de tecido macio e com boa capacidade absorvente (como uma flanela) para limpar a bagunça. Já se for derrubado comida pastosa, viscosa e/ou grudenta — e que, para completar, tenha um cheiro marcante —, vale a pena aplicar um pouco de sabão neutro no local, retirando o produto com um pano úmido.

Cuidados com a limpeza

Torne a limpeza do carro uma tarefa semanal. Isso vai reduzir o acúmulo de poeira e evitar que sujeiras mais acentuadas provoquem manchas e alterações de cor no tecido dos bancos, nos carpetes, cintos e até mesmo no painel do carro. Vale lembrar que é útil já manter alguns produtos de higiene acessíveis no veículo justamente para agir com rapidez em caso de incidentes com comida, bebida, chuva e afins. Entre eles, podemos citar flanelas, sabão neutro líquido, garrafa de água e sacos plásticos.

Cuidados com o sol

Ao higienizar o seu carro, evite fazer isso sob o sol — exceto se você estiver em situações especiais (durante uma viagem na estrada ou um fim de semana na praia, por exemplo). É que os raios solares podem acelerar o endurecimento de alimentos e a evaporação de líquidos que foram derrubados no interior do veículo. Com isso, a limpeza se torna mais difícil, pois cheiros desagradáveis podem impregnar no tecido e as chances do surgimento de manchas ficam maiores.

O que evitar fazer no interior do veículo?

Dentro do carro, evite o hábito de comer e ingerir bebidas, de usar produtos à base de álcool (como perfumes e desodorantes) e de transportar material químico sem que ele esteja devidamente lacrado/fechado e com embalagem protetora. Todos esses maus hábitos contribuem para deixar o automóvel sujo e úmido e atrair insetos, além de gerar cheiros fortes e incômodos que demoram a sair, provocando manchas e descoloramentos nas superfícies internas.

Como limpar o interior do carro?

Fora as sugestões de limpeza que trouxemos por aqui, é interessante que você leia o manual do seu veículo. A razão disso é simples: fora os dados técnicos do automóvel, os aspectos de manutenção e as questões relacionadas à condução, esse material também traz diversas indicações de cuidados internos e externos que você deve ter. E o mais importante: essas são dicas direcionadas para o modelo de carro que você comprou — e as particularidades que ele tem —, aumentando, assim, a possibilidade de conservação. A Hyundai, por exemplo, disponibiliza online um guia específico de manutenção e limpeza para orientar e facilitar a sua vida. Como mostrado, cuidar do interior do veículo não se trata apenas de uma questão estética. É conseguir evitar uma série de problemas que prejudicam o bom funcionamento do carro, afetam o seu bolso, geram transtornos na rotina e até mesmo reduzem a sua qualidade de vida. Por isso, siga as nossas dicas e fique livre dessas dores de cabeça. Se você gostou deste conteúdo e quer que outras pessoas também tenham acesso a essas dicas, compartilhe agora mesmo com seus amigos nas redes sociais!

Sigam as nossas redes:

Veja também