1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Por que dar um carro de presente quando o filho passa no vestibular

Descubra 09/09/2020

Por que dar um carro de presente quando o filho passa no vestibular

Existem algumas situações especiais na nossa vida para as quais devemos dar o devido reconhecimento. O fato de seu filho entrar na universidade é um desses grandes marcos. Na prática, estamos falando do início da vida adulta, de fato. Com mais obrigações e responsabilidades, além do ingresso na vida profissional.

Dar um carro de presente quando ele passa no vestibular é uma ótima maneira de celebrar o momento como ele merece, até porque seu filho passa a ter novas obrigações e um dia a dia mais atribulado. Ou seja, ter um carro próprio vai trazer mais tranquilidade e flexibilidade à rotina. Mas como escolher esse veículo? E como dar um de presente pode fazer com que seu filho tenha mais responsabilidade e se torne um adulto mais organizado? É sobre todos esses assuntos que tratamos a seguir. Fique com a gente para mais insights!

Por que comprar um carro de presente quando o filho passa no vestibular?

Mais do que comemorar essa conquista, ao dar um carro de presente, você está transmitindo confiança e responsabilidade. Entenda melhor!

Motivação e reconhecimentoGanhar um carro no começo da vida adulta é uma grande motivação. Explique para seu filho o quanto isso é raro no Brasil, um país com tanta desigualdade de renda, e como é importante ele fazer por merecer tal presente, seja indo bem nos estudos, destacando-se nos estágios e tudo mais. Mais do que passar no vestibular, você dá um voto de confiança para o que há por vir. Ao dar o automóvel, você também está reconhecendo seu filho como adulto e mostrando que acredita que ele faz por merecer, o que torna a relação mais próxima e calcada na confiança.

Mais mobilidade e autonomiaSabemos o quanto é complicado depender de transporte público. Fora o tempo no trânsito, você ainda fica esperando o ônibus ou metrô chegar, sem falar que em cidades menores o transporte do município pode deixar a desejar. Então, ao dar um carro de presente, você está oferecendo mais mobilidade e autonomia, facilitando o ir e vir do seu filho. Afinal, há os casos de estudar em outra cidade, que complicam ainda mais esse ponto. Ao entrar no automóvel, é fato que você se sente mais protegido, como se fosse mesmo uma extensão da própria casa.

Senso de responsabilidadeJunto a grandes presentes, vem a responsabilidade. Estamos falando da questão financeira, sim: seu filho vai precisar aprender a controlar melhor os gastos para não deixar de lado as questões de manutenção do carro, seguro e abastecimento. Mas, além disso, há a responsabilidade que vamos desenvolvendo ao estar no trânsito, respeitando regras e a si próprio para evitar acidentes, como o fato de não dirigir cansado e outros itens que a prática nos ensina.

O que deve ser avaliado ao comprar o primeiro carro do filho?

É claro que gostos pessoais devem ser levados em conta quando falamos de um carro de presente, mas alguns itens são básicos. Falamos melhor deles nos tópicos abaixo.

Segurança

Ao citar a segurança, dar um carro de presente ao seu filho pede ainda mais atenção nesse ponto, certo? Ou seja, faz referência também à sua tranquilidade como pai ou mãe. Por isso, verifique os seguintes pontos.

Freio ABSTrata-se do equipamento mais eficiente para prevenir acidentes e virou obrigatório em todos os automóveis brasileiros. O sistema ABS impede que as rodas travem quando se freia forte. Na prática, com os dados que os sensores capturam nas rodas, o sistema determina quando elas estão prestes a travar e, com isso, alivia a pressão das pinças do freio. Isso possibilita que o carro possa parar em uma distância menor, deixando seu filho controlar a trajetória durante a frenagem.

Controle eletrônico de estabilidadeVocê pode conhecê-lo por ESP, que significa Programa Eletrônico de Estabilidade, ou ESC, que vem de Controle Eletrônico de Estabilidade. Mas a explicação é clara: essa ferramenta evita que o veículo derrape em curvas ou desvios durante o tráfego, impossibilitando que o motorista perca a condução do veículo. Alguns sistemas mais avançados podem até corrigir a trajetória do carro.

ConfortoJá que você vai dar um carro de presente ao seu filho, vale refletir um pouco sobre conforto e sofisticação. Alguns aspectos não são tão essenciais assim, mas trazem um prazer extra de ter um carro e ainda ajudam demais na valorização do veículo, considerando que você ou seu filho pode querer trocar o modelo mais na frente. Nesse ponto, podemos falar do porta-malas e do espaço interno. Fazer faculdade pode significar morar em outra cidade, como já dissemos, e é comum a prática de caronas para baratear a viagem, por exemplo. Um porta-malas espaçoso acaba sendo muito interessante! Quanto ao interior do veículo, é certo que seu filho vai levar amigos para viagens ou dar caronas, e esse detalhe também melhora a experiência. Sistema USB para carregamento rápido do celular, maçanetas práticas e um estofado aconchegante são outros itens que vale considerar ao comprar o automóvel.

DesempenhoO desempenho é um dos itens mais relevantes quando falamos do carro de presente para alguém na vida universitária. Mesmo porque você não quer seu filho pedindo mais dinheiro todo mês para abastecer o automóvel, certo? Por isso, considere a potência e o desempenho do motor antes de bater o martelo na compra. Motores turbos acabam sendo mais eficientes nesse sentido e fazem uma maior quilometragem por litro, seja de etanol, seja a gasolina. Um carro de presente é algo muito especial e que marca a vida universitária do seu filho. Uma dica é até levá-lo para fazer testes drive sem dizer que é para ele, você pode fingir que está pensando em trocar e, então, fazer a surpresa. Além disso, busque mais conselhos sobre a compra de carro e veja dicas até para comprar online. Só não vale deixar esse momento passar. Como você viu, é um dos marcos da vida adulta. Viu só como dar um carro de presente pode transformar a relação com seu filho e ainda celebrar um momento importante? Aproveite para compartilhar este texto em suas redes sociais e ajudar outros pais!

Quer conhecer os melhores carros para aproveitar ao máximo seu orçamento? Descubra agora a nova linha da Hyundai!

Sigam as nossas redes:

Veja também