1.   
    Home
  2.  > 
    Inovação e Tecnologia
  3.  > 
    Conheça o alerta de mudança de faixa, um salva-vidas eletrônico

Inovação e Tecnologia 22/10/2019

Conheça o alerta de mudança de faixa, um salva-vidas eletrônico

Equipamento, que ajuda a reduzir o número de acidentes, estreia entre os compactos brasileiros a bordo do Hyundai HB20 Nova Geração.

Uma leve distração, de um segundo apenas, e o carro acaba cruzando a faixa de rolamento involuntariamente, provocando um grande susto no motorista. É raro encontrar quem dirija constantemente na estrada ou pelas vias expressas das grandes cidades que não tenha passado por algo parecido. Para evitar essa perigosa situação, o sistema de alerta de mudança de faixa oferece uma ajuda mais do que bem vinda ao motorista e acaba de chegar ao segmento dos compactos a bordo do Hyundai HB20 Nova Geração, em todas os seus modelos - HB20 hatch, HB20S e HB20X.

O funcionamento do sistema acontece sempre acima dos 60 km/h. Uma câmera de vídeo de alta resolução (a mesma responsável pelo sistema de alerta e frenagem autônomo), identifica quando existem faixas de rolamento pintadas no asfalto - diversos tipos de faixas são reconhecidas: contínuas ou tracejadas, brancas ou amarelas e até as que possuem os chamados “olho de gato” (elevações com sinalização reflexiva) e verifica constantemente a posição do veículo dentro desse perímetro. Além disso, o sistema é capaz de criar uma faixa virtual em locais cuja faixa está apagada ou mal sinalizada. Quando detecta que o carro está se aproximando da faixa da esquerda ou da direita, de modo lento e pouco incisivo, o sistema entende que o motorista não tem a intenção de mudar de faixa e emite um alerta sonoro e visual. Alertado, através de um ícone no painel e também por um aviso sonoro, cabe ao motorista decidir se a movimento é voluntário, mantendo a trajetória, ou corrigirá a aproximação indesejada.

Quando o sistema estiver ativo, o ícone aparecerá no painel em duas cores, dependendo da situação. Branco, quando o sistema não for capaz de reconhecer as faixas ou se a velocidade do veículo for inferior a 60 km/h. Ou então verde, que indica que o recurso está ativo e a quando a câmera reconheceu as faixas e o monitoramento está sendo feito. É importante dizer que o sistema não emite o alerta quando a seta direcional estiver acionada - pois o programa entende que o motorista tem a clara intenção de mudar de faixa. Alguns números de uma pesquisa realizada com dados de 2016 pelo IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), orgão regulador da segurança viária nos Estados Unidos, mostram a importância do sistema de alerta de mudança de faixa. Segundo o estudo, nos veículos que incorporaram o sistema, o número de colisões frontais caiu 18%, enquanto a incidência de acidentes com ferimentos leves foi reduzida em 24%. Mas o número mais expressivo é a queda no número de acidentes fatais: 86%. É a Hyundai, como sempre, colocando a segurança de seus clientes como prioridade máxima.

Sigam as nossas redes:

Veja também