Hyundai conquista Selo PCN Inmetro pelo segundo ano consecutivo e segue como única montadora de automóveis no Brasil a contar com a certificação

  • - Registro avalia programas de gestão e resíduos sólidos em conformidade com os princípios e objetivos estabelecidos pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos
  • - Empresa foi a primeira do setor industrial brasileiro a receber o reconhecimento
  • - Montadora cumpriu 100% dos requisitos do programa, que destacou a excelência no processo multi-etapas de gestão da informação

Dez. 19, 2023

A Hyundai Motor Brasil conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo PCN Empresa Responsável, concedido pelo Organismo de Certificação de Produtos (OCP) PCN do Brasil, aprovado pelo Inmetro. A empresa, que já tinha sido a primeira montadora no país a obter a certificação, é também a pioneira na conquista da revalidação do selo.

Em 2022, a empresa foi reconhecida com o certificado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Nível Ouro após auditoria conduzida na fábrica em Piracicaba, em São Paulo, ao atender 98% dos requisitos do programa. Este ano, para a manutenção do certificado, a Hyundai atendeu 100% dos critérios estabelecidos pelo Organismo, que destacou a montadora como responsável por “excelente processo multi-etapas de gestão da informação”, que potencialmente impacta de forma positiva desde a difusão do conhecimento até o adequado tratamento de possíveis não conformidades.

“A manutenção do Selo de Empresa Responsável é uma conquista tão importante quanto primeiro reconhecimento, alcançado em 2022. Este ano conseguimos superar metas, reforçar processos e otimizar nossa gestão de resíduos sólidos. Ainda ser a única empresa de nosso setor com a certificação, nos coloca na posição que sempre almejamos, de montadora que busca liderar a transformação da indústria na gestão ambiental através do exemplo. Em 2024 seguiremos trabalhando firme por mais melhorias e boas práticas em todo nosso processo produtivo e operações administrativas, motivando a mudança que queremos ver no mundo à nossa volta”, celebra Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

No último ano, houve uma atualização do programa de certificação, incluindo requisitos ambientais e a substituição dos níveis de certificação (bronze, prata, ouro e diamante) para o “Selo Empresa Responsável”. Além disso, também foi realizada uma revisão da auditoria e, em decorrência do cumprimento total das exigências estipuladas, o certificado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos foi atualizado para o Selo PCN Inmetro Empresa Responsável (antigo Nível Diamante).

Certificação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Programa pioneiro de certificação voluntária com requisitos técnicos baseados na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Brasil. O Selo PCN Inmetro Empresa Responsável tem a distinção de ser a primeira do seu tipo, devidamente credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). A certificação interpretou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), alinhado às exigências das disposições estaduais e municipais, às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e aos requisitos do sistema de gestão ambiental, estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 14001, a fim de converter conceitos técnicos complexos em requisitos de qualidade técnica para avaliar as melhores práticas na gestão de resíduos sólidos entre os grandes geradores comerciais e industriais.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.