A grande mudança: Hyundai e o nosso caminho em direção à neutralidade de carbono

Na conferência IAA Mobility em 2021, anunciamos nosso objetivo de atingir emissões líquidas de carbono zero em toda a nossa cadeia de valor até 2045.

À medida que entramos nessa nova fase, nossos esforços se direcionam para a energia positiva. Ao contrário de outras empresas automotivas que estão se concentrando exclusivamente na eletrificação e mudando para energia sustentável, a Hyundai se posiciona como pioneira no uso da energia de hidrogênio. Essa tecnologia de célula de combustível de hidrogênio será utilizada por nós em tudo, desde veículos de consumo até caminhões e ônibus. Isso, combinado com nossas novas plataformas de mobilidade, incluindo robotáxis e mobilidade aérea urbana, vai trazer a humanidade um passo mais perto de um futuro neutro em carbono.

No caminho para a eletrificação

Uma das coisas que despertam curiosidade nas pessoas é saber se a Hyundai vai liderar essa mudança para a eletrificação. Para essa pergunta, nossa resposta é simples: já fizemos essa mudança há muito tempo.

Tudo começou há 30 anos, em 1991, com nosso SONATA elétrico - a primeira linha dedicada de EV. Em 2016, desenvolvemos o IONIQ com um “Mild Hybrid” (Híbrido Moderado), um PHEV (plug-in Hybrid Electric Vehicle) e um BEV (Battery Electric Vehicle) completo. E, em 2019, o KONA ficou totalmente elétrico.

Com o lançamento do IONIQ 5 nesse ano, estamos abrindo um novo capítulo no que diz respeito a veículos elétricos. Ele será construído na nova Plataforma Modular Global Elétrica da Hyundai e contará com tecnologia de alta tensão 400/800V que garantirá maior alcance, carregamento mais rápido, um amplo espaço no interior do veículo e muito mais.

Neutralidade de Carbono

A tendência é clara: a eletricidade é nosso novo combustível e estamos totalmente a bordo. Somos movidos por energia positiva e não estamos apenas transformando nossos veículos, mas também todo o ecossistema em que eles se movem. Com nossa tecnologia inovadora de “Vehicle to Grid” (veículo-para-rede ou V2G), os clientes Hyundai podem carregar as baterias automotivas de seus carros em horários em que o custo é mais baixo e, em seguida, podem mandar energia de suas baterias de volta para a rede durante os períodos de pico, que costumam ser mais caros. Isso contribuirá para uma rede elétrica mais estável e reduzirá definitivamente nossa dependência de combustíveis fósseis.

O poder dos FCEVs

A velocidade em que alcançaremos a total eletrificação depende de quão rápido podemos estender a vida útil das baterias e melhorar sua eficiência energética. Há mais de um caminho: podemos usar baterias ou até usar células de combustível de hidrogênio, que reduzem as emissões de CO2. Ambos oferecem um alto desempenho e produzem zero emissões locais de CO2 e outros gases de efeito estufa, para acelerar a descarbonização do setor de transportes.

Na verdade, os dois sistemas podem se complementar mutuamente. Uma das melhores novidades a respeito dos FCEVs é que eles não precisam de cargas de baterias. Como eles geram eletricidade a bordo com hidrogênio, esses veículos estão provando ser uma virada de jogo para os modelos comerciais, especialmente caminhões. Por exemplo: os caminhões pesados ​​Hyundai FCEV já estão provando seu valor nos Alpes Suíços e já fazem parte do ecossistema de hidrogênio do país. Durante 11 meses, 46 caminhões percorreram mais de 1 milhão de quilômetros. E, durante esse tempo, a frota contribuiu para a redução das emissões de CO2 em mais de 630 toneladas, quando comparado aos veículos movidos a diesel. Indo além da Suíça, cerca de 1.600 caminhões Hyundai FCEV estarão nas estradas na Europa em 2025, tornando o transporte de cargas mais amigo do ambiente e livre de emissões de carbono.

No fim de 2023, estamos planejando lançar nosso NEXO com novo visual e o modelo FCEV do tamanho do STARIA. Estamos revisando os planos para o lançamento de modelos SUVs FCEV grandes após 2025, e quatro veículos comerciais ainda na década de 2020. Também fornecemos tecnologia FCEV para integração em navios de células de combustível, bondes, empilhadeiras de hidrogênio sólido e até mesmo veículos de construção. Mais combustível de hidrogênio significa menos mudança climática.

Hidrogênio verde e RE100

Tudo começa com hidrogênio verde. A energia solar e a eólica são usadas para produzir eletricidade renovável. Essa energia limpa é então usada para dividir a água em oxigênio e hidrogênio - ou hidrogênio verde.

Espera-se que o hidrogênio verde reduza 6 gigatoneladas de CO2 por ano até 2050 e crie um mercado de US$ 2,5 trilhões, empregando 30 milhões de pessoas. É por isso que estamos investindo 6,8 bilhões de dólares em startups relacionadas ao hidrogênio. Além do motivo pelo qual estamos planejando estabelecer infraestruturas de hidrogênio verde em países com forte apoio governamental e abundantes fontes de energia renovável, tais como a Austrália.

Estamos incorporando a neutralidade climática em tudo o que fazemos, inclusive na maneira como operamos em nossas próprias fábricas. Começando com nossa fábrica na República Tcheca, nosso objetivo é operar todas as nossas filiais ao redor do mundo com energia 100% renovável.

Esperando a Geração Um

Hidrogênio verde, redes de energia verdes e fábricas verdes. Todos se unem no que chamamos de “sociedade de hidrogênio”, que abrange comunidades e até mesmo países inteiros que produzem hidrogênio de baixo custo e emissão zero. Para estimular a mobilidade, aquecer e fornecer energia para nossas casas e escritórios.

Isso faz parte da visão do hidrogênio da Hyundai - trabalhar para criar um mundo mais saudável, inclusivo e ecologicamente positivo.

Quando o mundo acordar na manhã de 6 de setembro de 2045, esperamos que todos possamos dar as boas-vindas a uma nova geração. Uma geração que chamamos de “Geração Um”. Toda uma geração de pessoas que nunca conhecerá nada além de emissões zero, energia renovável e um planeta 100% neutro em carbono.

A Hyundai está trabalhando proativamente para construir esse novo mundo agora. Um mundo em que a mobilidade aérea urbana e os robotáxis irão revolucionar a forma como projetamos nossas cidades. Onde mover-se pelo mundo torna-se contínuo e sem esforço. Um mundo que nos permite dedicar mais tempo e energia para construir conexões uns com os outros. Onde residências e empresas funcionam com eletricidade gerada por hidrogênio verde. Onde a energia positiva estimula novas oportunidades de negócios, novas infraestruturas e novos empregos. Um mundo em que todos nós medimos o progresso pelo quanto beneficiamos a humanidade.

Esse é um futuro no qual vale a pena viver. Um mundo que vale a pena construirmos juntos. Para as pessoas e para todas as espécies do planeta. Nossos esforços não vão parar até alcançar a neutralidade de carbono. Continuaremos nosso progresso com energia positiva até percebermos um mundo que seja verdadeiramente sustentável e habitável para todos. Mas lembre-se: para tornar essa nova visão uma realidade, todos nós precisamos trabalhar juntos.

Siga @hyundai_worldwide para descobrir as muitas maneiras por meio das quais estamos construindo um futuro sustentável para todos.