Hyundai recebe troféu pelo prêmio “Destaque Ambiental” em seu processo produtivo.

Hyundai recebe troféu pelo prêmio “Destaque Ambiental” em seu processo produtivo.

  • - Entrega foi realizada nesta terça-feira na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), por representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA);
  • - Entre as iniciativas de sustentabilidade consideradas, projeto “Aterro Zero” foi destaque por tornar a fabricação dos modelos HB20 e Creta totalmente livre da destinação de resíduos para aterros.

Jun. 1, 2021

A fábrica da Hyundai Motor Brasil (HMB), em Piracicaba (SP), foi palco da entrega do “Prêmio Destaque Ambiental 2020”, na categoria Empresa, conferido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (1), respeitando as regras sanitárias e de distanciamento, a montadora recebeu o troféu pelo reconhecimento do conjunto de projetos ambientais desenvolvidos, envolvendo as áreas de Logística, Estamparia, Pintura, Montagem, Manutenção, Faturamento de Veículos e Utilidades, que gerou reduções no consumo de água, gás e energia, na geração de resíduos e no desperdício de aço. Em pouco mais de cinco anos, por meio do projeto “Aterro Zero”, a destinação de resíduos da produção de veículos para aterros foi reduzida a zero.

“A Hyundai sabe de sua responsabilidade com a comunidade e trabalha para gerar impactos positivos em todos os setores, sendo o ambiental um dos mais importantes. O projeto ‘Aterro Zero’ é um exemplo de iniciativa que acreditamos ter resultado objetivo na vida das pessoas e na saúde do planeta. Cada cliente que adquire um veículo HB20 ou Creta pode ter a certeza de que nenhum resíduo originado na fabricação destes modelos vai para aterros sanitários, porque somos uma empresa consciente e responsável com a preservação do meio ambiente”, comenta Marcos Oliveira, diretor-executivo de Produção da Hyundai Motor Brasil.

“Com o projeto de sustentabilidade premiado, a Hyundai demonstrou seu comprometimento com a redução do impacto ambiental nas suas operações. As medidas geram diminuição no consumo de água, de gás, de energia, na geração de resíduos e no desperdício de aço, proporcionando melhor qualidade de vida para Piracicaba e para a comunidade em geral. Parabenizo a todos os envolvidos”, diz Iraci Vitor Honda, presidente do COMDEMA.

A formalidade contou com a presença do Secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, Marcos Kamogawa. “O tripé econômico, social e ambiental é algo indissociável. Uma organização não se sustenta se não investe no controle desses atributos. O meio ambiente, assim como a sociedade, necessita um equilíbrio saudável e harmonioso, não perdendo de vista o desenvolvimento da economia. O projeto premiado da Hyundai, que visa a redução da geração de resíduos, é uma prova de que a sustentabilidade pode ser conquistada, investindo em tecnologia, capacitação humana e na mudança de valores das organizações”, pontua o Secretário.

Criado em 2017, o projeto da Hyundai “Aterro Zero” promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e terceirizados, reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros.

Além do projeto “Aterro Zero”, a Hyundai apresentou outras ações para redução do impacto ambiental, entre elas a economia de 157 MW por ano – o equivalente ao consumo anual de 65 residências – graças à redução de picos de corrente elétrica nas prensas. Também houve redução do uso de água na lavagem dos veículos faturados, evitando o consumo de 17 milhões de litros no período de 2013 a 2019, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. E, desde 2017, visando a reutilização para fins de treinamentos, foram doadas ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba mais de 60 carrocerias de veículos que seriam descartadas.

Destaque no Prêmio AEA

A Hyundai Motor Brasil participa, também, da 14ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, em duas categorias: Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.

Na primeira, participam projetos desenvolvidos nos últimos anos pelos departamentos de Logística, Estamparia, Pintura, Montagem, Manutenção, Faturamento de Veículos e Utilidades. Essas iniciativas levaram em consideração a otimização dos processos visando a redução de custos, de geração de resíduos, de consumo de água, energia elétrica e gás natural.

Já na categoria Responsabilidade Social foram destacadas as ações desenvolvidas pelo departamento de Utilidades, como doação de carrocerias e veículos ao Corpo de Bombeiros para treinamentos e campanhas de conscientização no trânsito, e o Projeto Somar, que beneficiou uma entidade de acolhimento de crianças e adolescentes de Piracicaba por meio da criação de parquinho, revitalização de horta, doação de brinquedos e itens de higiene pessoal. A cerimônia de premiação do Prêmio AEA de Meio Ambiente deverá ocorrer virtualmente no dia 10 de junho.

Planos para 2021

Ainda este ano, a Hyundai prevê, em parceria com a GRI, empresa especializada no gerenciamento global de resíduos, a segunda edição do Projeto SOMAR, focado na construção de mais um parquinho, confeccionado com resíduos recicláveis da fábrica, que será entregue para a instituição AMOBAM, em Santa Bárbara D’Oeste (SP). A montadora também irá reunir, em ambiente virtual, empresas do polo automotivo de Piracicaba e região para debater as principais oportunidades e desafios da área ambiental.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.