Rafael Abbate e Luciano Viscardi são os primeiros campeões da Copa HB20.

Rafael Abbate e Luciano Viscardi são os primeiros campeões da Copa HB20.

  • - Categoria encerra temporada de estreia com fim de semana espetacular e corrida extra no final de tarde do sábado
  • - Com 31 carros no grid de largada, competição consolida-se como a segunda maior entre todas as homologadas pela Confederação Brasileira da Automobilismo (CBA)

Dez. 11, 2019

Terminou neste domingo (8), a última etapa da Copa HB20 2019, em Interlagos, que coroou Raphael Abbate e Luciano Viscardi como os grandes vencedores do ano.

Imagem ilustrativa

Raphael Abbate, campeão da Pro

Imagem ilustrativa

Luciano Viscardi, campeão da Super

A primeira temporada da história não podia acabar de forma mais espetacular. Não bastaram os títulos das divisões Pro e Super ainda estarem em aberto, o Templo do Automobilismo viu uma programação diferente com três corridas e o segundo maior grid de largada – com 31 carros – dentre as competições homologadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Por conta do adiamento da segunda corrida no Velopark (RS), mês passado, o sábado contou com duas largadas. A primeira foi relativa à disputa não realizada no Rio Grande do Sul e seguiu o regulamento como se fosse uma sequência normal de provas: o grid já estava definido e foi o resultado da corrida 1 com os seis primeiros invertendo posições.

Nessa primeira prova, Raphael Abbate levou a melhor pela Pro, com Bruno Testa em segundo e Diego Augusto em terceiro; já na segunda prova, chamada de etapa Sunset, a vitória ficou com Edgar Favarin. Abbate foi o segundo e Breno Borges fechou em terceiro.

Na Super, Luciano Viscardi foi o mais rápido em todos os treinos em Interlagos e confirmou a boa fase ao vencer a primeira prova no sábado. Kleber Eletric e Daniel Nino conquistaram a segunda e terceira colocações, respectivamente. Na etapa Sunset, Eletric foi o vencedor, com Viscardi em segundo e Nino em terceiro.

Com uma grande torcida presente no autódromo, Eletric pode comemorar. “Isso me dá uma força tremenda. Têm muitos amigos, irmãos, família, patrocinadores, colegas do kart e só tenho a agradecer a eles pelo apoio. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida”, vibrou Kleber.

“Para mim está sendo um ano incrível, só tenho que agradecer à Copa HB20, à H.Racing, meus patrocinadores e à Hyundai. Hoje tive um grande dia, venci a primeira prova e terminei a segunda corrida em segundo. Foi mais um grande final de semana nessa temporada”, comentou Raphael Abbate, que garantiu o título da Pro com os resultados do sábado.

Já a prova de encerramento da temporada, no domingo, teve a vitória de Diego Augusto, na classe Pro, seguido por Beto Cavaleiro e Adriano Rabelo. Raphael Abbate cruzou a linha de chegada na quarta posição. Luciano Viscardi venceu a corrida na classe Super e conquistou o título da categoria. Kleber Eletric terminou na segunda posição e ficou com o vice-campeonato. Daniel Nino ficou com a terceira posição, seguido por Keka Teixeira e Edgar Colamarino.

Imagem ilustrativa

Pódio da corrida 2 - Divisão Pro

Imagem ilustrativa

Pódio da corrida 2 - Divisão Super

“A primeira temporada da categoria cumpriu seu papel no automobilismo nacional. Revelou novos pilotos, apresentou disputas equilibradas e teve a definição dos campeões apenas na última etapa, mostrando a elevada competitividade da Copa HB20”, afirma Daniel Kelemen, CEO da H.Racing, empresa responsável pela realização da competição.

“Foi um ano incrível para mim. Desde o início do campeonato estamos brigando entre os três primeiros e andando bem. Aqui em Interlagos não foi diferente, terminamos as três corridas no pódio, com vitória, um segundo e um quarto lugar. Estou muito feliz com o desempenho apresentado ao longo do ano e principalmente com o título”, comemorou Abbate, campeão da Pro.

“Essa é uma sensação indescritível. No meu primeiro campeonato no automobilismo, conquistar o título em uma categoria extremamente disputada, com mais de 30 carros no grid, é realmente incrível. Não posso querer mais nada neste ano de estreia”, disse Luciano Viscardi, vencedor da Super.

“Este foi um ano de grandes emoções, no qual pudemos acompanhar a evolução dos pilotos da Copa HB20 e comprovar o quanto a estrutura que montamos foi eficiente e atrativa, possibilitando o crescimento da categoria ao longo da temporada”, completa Kelemen.

Classificação final do campeonato:

Pro:

Pro:

1. Raphael Abbate 199 pontos
2. Diego Augusto 154 pontos
3. Edgar Favarin/ Odair dos Santos 141 pontos
4. Adriano Rabelo 131 pontos
5. Roger Sandova 81 pontos
6. Caito Carvalho 76 pontos
7. Felipe Carvalho 73 ponto
8. Bruno Testa 57 pontos
9. Rogerio Motta 54 pontos
10. Beto Cavaleiro 52 pontos
11. Fernando Jr 51 pontos
12. Vitor Genz 42 pontos
13. Chris/ Lucas Bornemann 40 pontos
14. Pedro Cardoso 37 pontos
15. Beto Monteiro 34 pontos
16. Luiz Sena Jr 33 pontos
17. Pablo Alves 32 pontos
18. Breno Borges 32 pontos
19. Wagner Cardoso 28 pontos
20. Maicon Roncen 27 pontos
21. Marcos Ramos 24 pontos
22. Jorge Martelli 23 pontos
23. Witold Ramasauskas 20 pontos
24. Flavio Andrade 15 pontos
25. Bernardo Freitas 15 pontos
26. Fabio Carvalho 14 pontos
27. Rafael Lopes 14 pontos
28. Giovane Pick 10 pontos
29. Tuca Antoniazzi 6 pontos
30. Betão Fonseca 4 pontos
31. Cesar Fonseca 4 pontos
32. Ike/ Reinaldo Halmenschlager 3 pontos
33. Rafael Iserhard 0 pontos
34. Vinicius Kwong 0 pontos

Super:

1. Luciano Viscardi 212 pontos
2. Kleber Eletric 200 pontos
3. Daniel Nino 179 pontos
4. Lula Ornelas 117 pontos
5. Edgar Colamarino 104 pontos
6. Marcelo Zebra 81 pontos
7. Eduardo Doriguel 59 pontos
8. Luiz Cordeiro 55 pontos
9. Luiz Henrique Santos 38 pontos
10. Thiago Sansana 35 pontos
11. Keka Teixera 34 pontos
12. Flavio Andrade 21 pontos
13. Antonio Junqueira 20 pontos
14. R. Molly/ R. Maeda 7 pontos
15. Matheus Biriba 6 pontos
16. Paulo Totaro 4 pontos
17. Edson Reis 4 pontos
18. Francisco Marques 0 pontos

A Copa HB20 tem como patrocinadores Hyundai, Mobil, Movida, Hyundai Financiamentos, Gabardo, Auto Avaliar, HDI Seguros, Dealernet, Brazzo, Webmotors e Mobis, além do apoio de Pirelli, Pro Tune, Beta Ferramentas, Hipper Freios, Tecpads e Real Radiadores. As concessionárias madrinhas da Grande Final foram HMB Max e HMB Nobre.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.