Hyundai celebra cinco anos da inauguração de sua fábrica em Piracicaba.

  • - Planta da montadora gerou 5 mil empregos diretos e mais de 20 mil indiretos na região, e foi responsável pela produção de cerca de 900 mil veículos desde 2012
  • - Inauguração contou com a presença do CEO e Chairman do Grupo Hyundai Motor, além de diversas autoridades

Nov. 9, 2017

A Hyundai Motor Brasil (HMB) celebra nesta quinta-feira (9) os cinco anos da inauguração de sua fábrica em Piracicaba (SP), responsável pela produção dos modelos HB20 e Creta. Durante esse período, foram fabricados aproximadamente 900 mil veículos e a unidade industrial foi a única do País a manter, de maneira ininterrupta, os três turnos de produção, mesmo nos momentos mais agudos da crise econômica. Com isso, a Hyundai fechou o ano passado em quarto lugar entre as maiores montadoras no Brasil, quebrando uma hegemonia de 40 anos das marcas mais tradicionais.

Também, foram exportados 2,8 mil veículos para os países vizinhos Paraguai e Uruguai, abrindo as portas da fábrica de Piracicaba para a América do Sul. Graças à operação estável, sempre com mais de 90% de ocupação da capacidade instalada, foram gerados e mantidos ao longo desses cinco anos 2,5 mil empregos diretos na Hyundai. Outros 2,5 mil empregos diretos foram gerados pelos fornecedores que se instalaram no Parque Automotivo de Piracicaba e mais de 20 mil empregos indiretos movimentaram a economia local, com a prestação de serviços relacionados à infraestrutura e serviços.

Há exatos cinco anos, em 9 de novembro de 2012, durante a cerimônia de inauguração da fábrica, o CEO e chairman do Grupo Hyundai Motor, Mong-Koo Chung, anunciou os planos da empresa e os primeiros passos para o início das operações no Brasil. "O objetivo da Hyundai é atender às necessidades dos clientes brasileiros com o veículo HB20, desenvolvido exclusivamente para este país, e contribuir com a criação de empregos e o desenvolvimento de fornecedores locais”, disse na ocasião.

Ao todo, foram mais de 40 prêmios e reconhecimentos recebidos pela HMB e por seus veículos HB20 e Creta, concedidos por entidades do setor automobilístico e pela imprensa especializada, com destaque para o “Carro do Ano 2013” para o HB20 e “A Marca mais Desejada”, conferido em 2013 e 2017 pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

A história da Hyundai Motor Brasil é marcada ainda por ações sociais que beneficiam a sociedade piracicabana e região.

A montadora sul-coreana patrocina, desde 2010, a Festa das Nações de Piracicaba – maior evento de solidariedade na cidade – com ações para angariar recursos financeiros para as entidades sociais locais e a doação de um HB20 anualmente para a rifa do Fundo Social de Piracicaba. É responsável pelos projetos Clínica Hyundai de Futebol Infantil, que já atendeu, desde 2012, mais de 10 mil crianças no propósito de valorizar o patrimônio histórico e cultural do time de futebol centenário XV de Piracicaba; e o Sorriso Cidadão, de assistência odontológica em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e seus fornecedores, pelo qual passaram, a partir de 2014, mais de 30 mil crianças.

Por fim, a fábrica de Piracicaba da Hyundai contabiliza, ao longo desses cinco anos, 50 mil participantes no programa de visitas às instalações da fábrica, que tem como objetivo aproximar a comunidade à empresa e à cultura coreana e soma quase 300 colaboradores enviados à Coreia do Sul por meio do programa de valorização e reconhecimento “Employee of the Year”.

Em reconhecimento às boas práticas trabalhistas, em 2015, a Hyundai Motor Brasil foi a primeira montadora do País a receber o “Certificado de Boas Práticas de Trabalho Decente”, concedido pela Secretaria de Emprego e Relações Trabalhistas do Estado de São Paulo (SERT), em conformidade com parâmetros estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho – OIT. Também, assinou um compromisso junto com todos os colaboradores e executivos da empresa para o combate a qualquer forma de assédio no local de trabalho e desenvolve programas de Empoderamento de Mulheres e Igualdade de Remuneração para homens, mulheres e pessoas com deficiência.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.