Hyundai conquista certificação de Boas Práticas de Trabalho Decente.

  • - Reconhecimento é concedido pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, com base em critérios da Organização Internacional do Trabalho
Ricardo Martins, diretor de Assuntos Corporativos, Relações Governamentais e Recursos Humanos da Hyundai Motor Brasil, José Luiz Ribeiro, Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Paulo Pereira da Silva, Deputado Federal, William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil e Mr. Eui Hwan Jin, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil

Jan. 28, 2016

A Hyundai Motor Brasil recebe, nesta quinta-feira (28), o Diploma de Boas Práticas de Trabalho Decente, concedido pela Secretaria de Emprego e Relações Trabalhistas do Estado de São Paulo (SERT). A certificação é baseada no conceito criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover o acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.

Com fábrica em Piracicaba (SP) e 2,7 mil funcionários trabalhando em três turnos, sem horas extras, a Hyundai é a primeira montadora a receber certificação desse nível no país. Ao cumprir ou mesmo superar a legislação trabalhista, a empresa reserva mais de 5% da oferta de empregos a portadores de necessidades especiais, registra níveis salariais acima da média do mercado, pratica remunerações igualitárias entre homens, mulheres e portadores de necessidades especiais e apresenta índice de acidentes de trabalho próximo a zero e oito vezes menor que a média registrada no país.

“A certificação mostra o comprometimento da Hyundai Motor Brasil com a legislação brasileira e o respeito por nossos funcionários. Também confirma a ótima relação que temos com o sindicato local, com quem compartilhamos as melhores medidas para assegurar o excelente ambiente de trabalho, sem horas extras e com total segurança. Buscamos preservar um equilíbrio entre trabalho, família, lazer e estudo”, comenta Ricardo Martins, diretor de Assuntos Corporativos, Relações Governamentais e Recursos Humanos da Hyundai Motor Brasil.

Segundo Letícia Moura, supervisora do Programa Trabalho Decente, “participar da Diplomação em Boas Práticas de Trabalho Decente é fazer parte de uma ação pioneira que avalia se as empresas estão condizentes aos padrões internacionais do exercício do trabalho, é mostrar que a empresa se esforça pela igualdade de raça, de gênero, pela inclusão das pessoas com deficiência, pela saúde e segurança do trabalhador, entre outros indicadores que foram avaliados”.


Empresa livre de assédio moral

A Hyundai Motor Brasil assinou, em julho de 2015, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), compromisso para erradicar o assédio moral no ambiente de trabalho. A montadora conta com um programa contínuo de cursos de conscientização sobre o tema para todos os 2,7 mil colaboradores, desde o primeiro dia de trabalho, além da distribuição de materiais informativos e reuniões para encorajar a denúncia de qualquer possível caso por meio de um canal sigiloso chamado “Ethics Line”.


Sobre o Trabalho Decente

O conceito de Trabalho Decente foi constituído pela OIT, em 1999, com base na Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho. Para a disseminação do tema, foi criada a Agenda Global de Trabalho Decente que estabelece compromissos com os países-membros. A finalidade é constituir instrumentos para a efetiva implantação de práticas de Trabalho Decente.

O estabelecimento da Comissão Estadual do Emprego e Trabalho Decente cumpre o Decreto nº 59.526, de 12 de setembro de 2013, para a promoção do Trabalho Decente em todo o Estado. A premissa básica requerida de seus membros é que eles desenvolvam ações que promovam o Trabalho Decente.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.