Hyundai inicia construção de Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil.

  • - Primeiro centro de P&D da montadora no hemisfério sul será dedicado ao desenvolvimento de motores flex.
  • - Durante a cerimônia, também foi assinado acordo com o Ministério do Trabalho para a erradicação do assédio moral e anunciada a renovação de apoio ao programa “Ciência Sem Fronteiras”, do Governo Federal.

Jul. 24, 2015

A Hyundai lança hoje a pedra fundamental de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no hemisfério sul, que será construído na planta brasileira de Piracicaba (SP), onde é fabricado o HB20, modelo desenvolvido exclusivamente para o País. Quinto laboratório de P&D da montadora no mundo - ao lado da Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Alemanha -, terá como objetivo viabilizar o desenvolvimento de motores com tecnologia flex.

Com previsão de início de operação no segundo semestre de 2016 e investimentos de R$ 100 milhões, o centro atende às demandas do Inovar-Auto, regime automotivo do Governo Federal que estimula a produção local de conteúdo e tecnologia.

“A construção do Centro de P&D da Hyundai no Brasil demonstra nosso comprometimento com os clientes e com os programas do Governo Federal para estímulo da pesquisa e desenvolvimento. Será um recurso fundamental para tornar nossos produtos cada vez mais competitivos, eficientes e modernos”, afirma William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.

A estrutura terá como principal objetivo desenvolver tecnologias voltadas ao mercado brasileiro, amplamente dominado pelos motores flex. Para tanto, contará com laboratórios para teste de desempenho e durabilidade de motores, redução de emissões e melhoria da eficiência energética e da partida de motores em baixas temperaturas, crítico para combustíveis como o etanol.

Participaram da cerimônia, realizada na fábrica da Hyundai em Piracicaba, o prefeito da cidade, Gabriel Ferrato; membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo).

Programa Ciência Sem Fronteiras

Na mesma oportunidade, a Hyundai anunciou a renovação do patrocínio ao programa do Governo Federal “Ciência Sem Fronteiras”. Única montadora de automóveis a apoiar o projeto, a Hyundai fará um investimento de R$ 3 milhões, durante o período de 2015 a 2017, para atender cerca de 300 estudantes de áreas como Engenharia, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outras.

Durante a primeira vigência do acordo, de 2012 a 2014, a Hyundai financiou 254 bolsas de estudo para alunos brasileiros na Coreia do Sul, o que incluiu estágio de quatro semanas em uma das seis empresas do Grupo Hyundai Motor.

O “Ciência Sem Fronteiras” é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Empresa livre de assédio moral

Complementando o evento, a Hyundai Motor Brasil assinou junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), representado pelo próprio ministro Manuel Dias, compromisso para erradicar o assédio moral no ambiente de trabalho.

A montadora conta com um programa contínuo de cursos de conscientização sobre o tema para os 2,7 mil colaboradores, desde o primeiro dia de trabalho, além da distribuição de materiais informativos e reuniões para encorajar a denúncia de qualquer possível caso por meio de um canal sigiloso chamado “Ethics Line”.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.