Fábrica da Hyundai em Piracicaba recebe sua maior máquina.

Out. 11, 2011

A Hyundai Motor Brasil, que está construindo sua primeira fábrica no País, na cidade de Piracicaba (SP), comemora, nesta terça-feira, dia 11 de outubro, a chegada da maior máquina a ser instalada em sua linha de produção. O equipamento, uma prensa de 2,3 mil toneladas, vem da Coréia do Sul, país de origem da Hyundai Motor. Vai produzir as peças de aço que compõem a carroceria dos carros desenvolvidos exclusivamente para o mercado brasileiro - ainda provisoriamente chamados de “Projeto HB” - com previsão de comercialização em novembro de 2012

A capacidade de produção da prensa é de 637 peças por hora. Conforme o molde instalado, ela será responsável por transformar chapas de aço em mais de 15 itens diferentes, entre eles tetos, capôs, portas e pára-lamas do futuro carro brasileiro da Hyundai Motor. Após essa primeira prensagem de 2,3 mil toneladas, outras três máquinas terminarão a conformação das peças com prensagens de 1 mil, 1 mil e 800 toneladas, respectivamente.

A instalação da prensa demandará cinco meses de trabalho. A equipe de operadores brasileiros já foi treinada em outras fábricas da Hyundai Motor no exterior durante duas semanas e receberá no Brasil mais 30 dias de treinamento com os técnicos coreanos. A previsão é de que a partir de março de 2012 a máquina esteja em completo funcionamento para os testes de produção.

A decisão da Hyundai Motor Brasil em importar este equipamento se deve ao fato de não haver no mercado brasileiro um modelo similar que englobe tantas funcionalidades e possua a mesma produtividade de peças por hora. Também, trata-se da mesma marca já usada nas outras fábricas da Hyundai pelo mundo, o que garante a transferência de conhecimento e o compartilhamento dos diversos moldes das peças.

“O evento de hoje não representa apenas a chegada de um equipamento importante. Ele deixa em evidência os frutos dos grandes esforços empenhados por todos os envolvidos, o que possibilitou finalizar a construção dos prédios da fábrica e, efetivamente, iniciar os preparativos para a produção dos automóveis. Gostaria de expressar a minha satisfação e felicidade por poder compartilhar com todos o fato de nosso cronograma estar dentro dos prazos previamente estabelecidos”, comenta Seong-Bae Kim, presidente da Hyundai Motor Brasil.

Os próximos equipamentos previstos para chegar à fábrica em Piracicaba são os robôs e demais dispositivos para a solda dos componentes dos automóveis. Também virão da Coréia do Sul. Entretanto, outros equipamentos estão sendo adquiridos no mercado nacional, com as pontes rolantes já instaladas.