A Hyundai Motor Brasil apresenta neste Dia Mundial do Meio Ambiente os mais recentes resultados de uma importante iniciativa realizada em Piracicaba (SP). Desde 2010, antes mesmo da inauguração de sua fábrica no interior paulista, a montadora operacionaliza monitoramentos sazonais da fauna silvestre nas áreas sob influência de suas operações na cidade. As atividades de mapeamento ocorrem em espaços localizados na microbacia do córrego Capim Fino, afluente do Rio Piracicaba, que abrange fragmentos florestais e as chamadas APPs (Áreas de Preservação Permanente). As ações contemplam três grupos de vertebrados terrestres: Avifauna (aves), Mastofauna (mamíferos) e Herpetofauna (anfíbios e répteis).
“O monitoramento de fauna realizado nas áreas do entorno da Hyundai em Piracicaba tem revelado uma fauna diversificada e funcional, mesmo em uma paisagem que já havia sido amplamente modificada antes da instalação da nossa fábrica. A longevidade das ações reforça o compromisso da Hyundai com a conservação ambiental e permite o acompanhamento de longo prazo da biodiversidade local. Os registros de espécies ameaçadas de extinção, especialmente entre aves e mamíferos, destacam a importância dos fragmentos florestais e APPs presentes na região, que ainda desempenham papel fundamental na manutenção da fauna nativa. A perenidade do programa é essencial para promover ações de conservação, avaliar tendências ecológicas e difundir boas práticas de responsabilidade socioambiental no setor industrial”, explica Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
Para a operação, a Hyundai utiliza metodologias não invasivas e amplamente consolidadas na literatura científica, como armadilhas fotográficas, procura visual e auditiva em sítios reprodutivos, caminhamentos e busca ativa. As ações são planejadas conforme o período de maior atividade de cada grupo, para maximizar os registros coletados. As aves, por exemplo, são monitoradas no início da manhã e no final da tarde, quando apresentam maior vocalização. Anfíbios e répteis apresentam hábitos noturnos e por isso concentram a maior parte dos registros neste período. Para os mamíferos, as armadilhas fotográficas operam por 24 horas consecutivas, o que contempla indivíduos com hábitos diurnos, noturnos e crepusculares.
Ao longo destes 15 anos de monitoramentos, a Hyundai Motor Brasil identificou expressiva diversidade de fauna terrestre. No grupo de Avifauna, foram 199 espécies de aves mapeadas, incluindo representantes de diversos estratos da vegetação, guildas alimentares e sensibilidades ambientais. Entre elas quatro ameaçadas de extinção: o Tico-tico-de-máscara-negra (Arremon franciscanus); a Jacupemba (Penelope superciliaris); a Pipira-preta (Turdus flavipes); e o Pula-pula-de-sobrancelha (Myiothlypis leucoblephara).
Na Matofauna, foram identificadas 25 espécies de mamíferos presentes nas áreas de estudo, incluindo pequenos, médios e grandes vertebrados. Neste grupo também foi possível mapear quatro espécies que atualmente estão ameaçadas de extinção: a Suçuarana (Puma concolor); o Gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi); o Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus); e o Tapeti (Sylvilagus brasiliensis). Já no grupo de Herpetofauna, os monitoramentos apresentaram 34 espécies, sendo 21 de anfíbios e 13 de répteis, nenhuma delas oficialmente listadas como sob ameaça de desaparecimento no momento.
Nos primeiros anos, o monitoramento integrou o Programa de Monitoramento Sazonal da Fauna Silvestre, conforme determinado pela CETESB. Mais recentemente, a Hyundai optou por manter voluntariamente o trabalho, reforçando seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e o acompanhamento contínuo da biodiversidade local. Atualmente, o programa é um dos mais duradouros da iniciativa privada na região.
A Hyundai também exerce papel importante na preservação das APPs, as Áreas de Preservação Permanente que possuem a função de proteger os recursos naturais como nascentes, florestas e matas ciliares, além de preservar o solo e criar corredores ecológicos para trânsito dos animais, como uma ferramenta de apoio a biodiversidade. Em Piracicaba, a montadora realizou o plantio de mais de 14 mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica nas margens do córrego Capim Fino, totalizando mais de dez hectares de área reflorestada.
Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.
Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.