Uber e Hyundai Motor anunciam parceria para compartilhamento de viagens aéreas

Uber e Hyundai Motor anunciam parceria para compartilhamento de viagens aéreas.

Jan. 7, 2020 A Uber e a Hyundai Motor Company anunciaram na última segunda-feira (6) parceria para desenvolver o Uber Air para uma futura rede de compartilhamento de viagens aéreas e apresentou um novo conceito de aeronave em escala completa na Consumer Electronics Show (CES). A Hyundai é a primeira empresa automotiva a aderir à iniciativa do Uber Elevate, trazendo capacidade de fabricação em escala automotiva e um histórico de veículos elétricos de produção em massa. O conceito de veículo aéreo que a Hyundai divulgou foi criado em parte pelo processo de projeto aberto da Uber, uma abordagem inspirada na NASA, que estimula a inovação ao divulgar publicamente conceitos de projeto de veículo para que qualquer empresa possa usá-lo para inovar seus modelos de táxi aéreo e tecnologias de engenharia. Nesta parceria, a Hyundai produzirá e implantará os veículos aéreos e a Uber fornecerá serviços de suporte ao espaço aéreo, conexões para transporte terrestre e interfaces com os usuários por meio de uma rede de compartilhamento de viagem aérea. Ambas as partes estão colaborando nos conceitos de infraestrutura para apoiar a decolagem e o pouso desta nova classe de veículos. “Nossa visão de Mobilidade Aérea Urbana transformará o conceito de mobilidade urbana”, disse Jaiwon Shin, Vice-Presidente Executivo e Líder da Divisão de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Hyundai. “Esperamos que a UAM vitalize as comunidades urbanas e forneça mais tempo de qualidade às pessoas. Estamos confiantes de que o Uber Elevate é o parceiro certo para tornar este produto inovador prontamente disponível para o maior número possível de usuários.” “A Hyundai é nosso primeiro parceiro de veículos com experiência na fabricação de automóveis de passageiros em escala global. Acreditamos que a Hyundai tem o potencial de construir veículos Uber Air a taxas nunca vistas na indústria aeroespacial atual, produzindo aeronaves confiáveis e de alta qualidade em grandes volumes para reduzir os custos de usuários por viagem. A combinação da força de fabricação da Hyundai com a plataforma tecnológica da Uber representa um grande passo à frente para o lançamento de uma vibrante rede de táxi aéreo nos próximos anos”, disse Eric Allison, líder do Uber Elevate. Em preparação para este anúncio, a Hyundai trabalhou com o Uber Elevate para desenvolver um modelo PAV (Personal Air Vehicle), S-A1, que utiliza processos de projetos inovadores para otimizar aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL) para fins de compartilhamento de viagens aéreas. A iniciativa Elevate baseou esse processo na abordagem histórica da NASA de divulgar publicamente conceitos de projeto para inspirar inovação entre várias empresas, estimulando o desenvolvimento de modelos comuns de pesquisa para investigar novos conceitos aerodinâmicos e catalisar o progresso da indústria em projetos de asas, ruído, aerodinâmica e verificação de simulação.

Como resultado, o modelo S-A1 da Hyundai apresentado na CES reflete os projetos anteriores do eVTOL que o Uber Elevate lançou das seguintes maneiras: • Ele foi projetado para uma velocidade de navegação de até 180 milhas/h (290 km/h), uma altitude de navegação de 1.000-2.000 pés (300 a 600 metros) acima do solo e para viagens de até 60 milhas (100 km). • O veículo Hyundai será 100% elétrico, utilizando propulsão elétrica distribuída e, durante os horários de pico, será necessário cerca de cinco a sete minutos para recarregar. • A aeronave elétrica da Hyundai utiliza propulsão elétrica distribuída, alimentando vários rotores e hélices em torno da estrutura da aeronave para aumentar a segurança, diminuindo qualquer ponto único de falha. Ter vários rotores menores também reduz o ruído em relação aos grandes helicópteros de rotor com motores de combustão, o que é muito importante para as cidades. • O modelo foi projetado para decolar verticalmente, fazer a transição de asas em navegação e depois voltar ao voo vertical para aterrissar. • Os veículos Hyundai serão pilotados inicialmente, mas com o tempo eles se tornarão autônomos. • A cabine é projetada com quatro assentos de passageiros, permitindo que embarquem/desembarquem facilmente e evitem o temido assento do meio com espaço suficiente para uma mala pessoal ou mochila por passageiro. Introduzindo a era da mobilidade contínua, a exploração da Hyundai do futuro transporte urbano incorpora o conceito de PAV elétrico com um novo transporte terrestre, o conceito de Veículo Construído com Propósito (PBV). A visão da Hyundai de criar comunidades a partir de futuros sistemas de trânsito entra em foco com mais um novo conceito de infraestrutura, chamado Hub. Quando muitos PBVs e PAVs são acoplados e conectados a um Hub, eles criam um novo espaço público onde diversos grupos de pessoas podem se reunir. As soluções inovadoras de mobilidade inteligente da Hyundai Motor, incluindo UAM, PBV, Hub e outras, serão exibidas no estande da Hyundai na CES, localizado no Las Vegas Convention Center North Hall, estande 5431.

Acompanhe as novidades sobre a Hyundai nas redes sociais:

Sobre o Uber Elevate A Uber anunciou uma meta de demonstrações de voo para 2020 e o Elevate com disponibilidade comercial para os pilotos em 2023. Uber firmou parcerias com vários fabricantes altamente experientes, incluindo: Hyundai Motor Group, Aurora Flight Sciences (agora subsidiária da Boeing), Bell, Embraer, Joby Aviation, Pipistrel Aircraft, Karem Aircraft e Jaunt Air Mobility. A Uber também firmou parcerias imobiliárias com a Hillwood Properties, Related, Macquire, Oaktree e Signature. A Uber assinou dois Acordos Sobre Leis Espaciais com a NASA, um para o desenvolvimento de novos conceitos de Gerenciamento de Tráfego Não Tripulado e Sistemas Aéreos Não Tripulados e outro para explorar conceitos e tecnologias para a Mobilidade Aérea Urbana. A análise da Uber projeta que um veículo elétrico viajará a uma velocidade de até 200mph e, eventualmente, depois de vários anos em um mercado, uma corrida Uber Elevate custará o mesmo que uma viagem UberX da mesma distância.

Sobre a Hyundai Motor CompanyFundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em se tornar um parceiro vitalício em automóveis e além, com sua gama de veículos de classe mundial e serviços de mobilidade disponíveis em mais de 200 países. Empregando mais de 110 mil colaboradores em todo o mundo, a Hyundai já vendeu mais de 4,5 milhões de veículos em todo o mundo. A Hyundai Motor continua aprimorando sua linha de produtos com veículos que estão ajudando a criar soluções para um futuro mais sustentável, como o NEXO, o primeiro SUV dedicado à alimentação por hidrogênio do mundo.

Informações para a imprensa:

Ketchum-Interfuse

Karina Craveiro karina.craveiro@ketchum-interfuse.com.br (11) 5090-8900 Ramal: 8898

Relações Públicas e Imprensa

Hyundai Motor Brasil