1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Itens de segurança para carros: confira os 7 principais!

Hyundai Explica 15/12/2020

Quais são os 7 principais itens de segurança para carros?

insulfilm permitido por lei

O Brasil ainda está atrás de muitos países europeus quando se trata de padrão de segurança automotiva. Entretanto, esse tema vem ganhando notoriedade recentemente, e o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) tem alterado algumas normas para aumentar a segurança dos motoristas. Alguns itens de segurança para carros são obrigatórios há bastante tempo. Outros, como o feio ABS e os airbags, passaram a ser obrigatórios a partir de 2014. Todos esses equipamentos têm a função de reforçar a segurança do motorista, dos passageiros e dos demais usuários das vias públicas — pedestres, ciclistas e motociclistas. Você quer conhecer os principais itens de segurança que devem estar presentes em todos os veículos no Brasil? Confira a lista a seguir e saiba mais sobre cada um deles!

1. Freio ABS

ABS é a sigla para Anti-lock Braking System, ou seja, sistema de freios antitravamento. Como o nome explica, esse tipo de freio evita que a roda trave e entre em derrapagem quando o pedal é pressionado bruscamente. Assim, o ABS evita que o motorista perca o controle sobre o carro. O sistema de freios é composto por sensores que monitoram as rotações, comparam com a velocidade do veículo e passam as informações para a unidade de controle. Quando essa unidade detecta que alguma roda está prestes a travar, ela intervém em milésimos de segundos e modula a pressão da frenagem.

2. Airbags

Assim como os freios ABS, os airbags também passaram a ser obrigatórios em 2014. Antes disso, esse item de segurança para carros era encontrado apenas em modelos mais modernos. Hoje em dia, todos os veículos contam com essas bolsas de ar que têm como objetivo proteger o motorista e os passageiros dos choques contra o volante, o painel ou o para-brisa em caso de colisão. O sistema de airbags tem sensores espalhados de forma estratégica pelo carro. Eles estão localizados na parte frontal, na traseira, nas laterais e no centro. Eles identificam os impactos sofridos pelo veículo e enviam essas informações para a unidade de controle, que identifica qual parte foi atingida e aciona os airbags necessários. Os airbgas frontais, que ficam no volante e no painel em frente ao passageiro, são obrigatórios. Os demais são itens opcionais e pode ser colocados nas laterais, nas áreas das janelas, abaixo do painel, no centro do console, no cinto de segurança e até no capô, para proteger os pedestres.

3. Controle de estabilidade

O controle de estabilidade é um item de segurança do carro que passou a ser obrigatório em 2020. O sistema tem o objetivo de detectar quando o carro está prestes a perder o controle e cortar a aceleração do motor, freando uma ou mais rodas. Esse cuidado pode impedir, por exemplo, que o veículo rode ao fazer uma curva. Funciona assim: o sistema analisa a rotação de cada uma das rodas e a compara com a velocidade do carro. Quando ele detecta que um dos pneus está perdendo a aderência, aciona o freio daquela unidade. Os sistemas de controle de estabilidade também contam com o controle de tração, que evita o giro em falso das rodas de tração por meio dos freios ABS. Esse dispositivo é muito útil em pistas molhadas.

4. Barras de proteção lateral

As barras de proteção lateral são travessas de aço fixadas entre as colunas do veículo, por dentro das portas, para proteger o motorista e os passageiros em casos de colisão lateral. Apesar de simples, esse tipo de solução é muito efetivo, pois diminui o impacto sofrido pelo ocupante do carro. As barras de proteção lateral passaram a ser obrigatórias somente em 2020, mas muitos veículos do país já contam com esse item de segurança.

5. Extintor de incêndio

O extintor que deve estar presente nos veículos é do tipo ABC. Ele serve para combater a maior parte dos incêndios que podem surgir em decorrência de acidentes ou falhas e é indicado para combater as chamas em materiais sólidos (como é o caso dos plásticos e dos tecidos presentes nos carros). Esse item já foi obrigatório no Brasil. Depois de muitas discussões, as autoridades concluíram que, quando usado por pessoas despreparadas, o extintor pode trazer riscos, por isso a obrigatoriedade foi suspensa. De qualquer maneira, se você se sentir preparado para operar o equipamento, pode investir na sua segurança e na dos demais passageiros!

6. Encosto de cabeça

O encosto de cabeça não serve para trazer mais conforto aos passageiros e ao motorista. É um item de segurança obrigatório para carros e deve estar disponível para todos os ocupantes do veículo, mesmo aqueles que viajam no banco de trás. O seu principal objetivo é evitar que as pessoas sofram lesões graves em casos de acidentes, protegendo a cabeça e o pescoço, partes sensíveis do corpo humano. Isso acontece porque o item impede a movimentação exagerada dessas regiões.

7. Cintos de segurança

O cinto de segurança é um item obrigatório no Brasil desde a década de 1960. Mas foi somente em 1999 que os cintos de três pontas passaram a ser exigidos, pois são mais eficazes — porém, a lei abria uma exceção para o assento central do banco traseiro. Em 2020, todos os veículos passaram a ser obrigados a fornecer o cinto de três pontas para o quinto ocupante também. A principal finalidade do cinto de segurança é evitar que o motorista e os passageiros se choquem contra o volante, o painel, o para-brisa e os outros bancos em caso de acidentes. O uso do cinto também é obrigatório e a sua não utilização é considerada infração grave. A multa é de R$ 195,23. Além desses que citamos, existem outros itens de segurança para carros que são importantes. É o caso dos espelhos retrovisores, do para-brisa laminado, do triângulo de sinalização, da suspensão, dos amortecedores e das luzes de sinalização. Para aumentar a segurança, é importante que o motorista faça manutenções preventivas no veículo. Na hora da compra, também e é preciso estar atento. O ideal é que você opte por marcas que se preocupam com os consumidores e ofereçam todos esses itens de segurança para carros. Agora que você já conhece melhor todos esses componentes dos veículos, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Assim, você ajuda os seus amigos a protegerem a si e às demais pessoas!

Sigam as nossas redes:

Veja também