Floresta IONIQ: um projeto para restaurar a Mata Atlântica

Floresta IONIQ: um projeto para restaurar a Mata Atlântica

A iniciativa faz parte da estratégia de responsabilidade social da empresa e conta com a parceria de instituições renomadas. O projeto já plantou 40 hectares de árvores nativas e beneficia famílias e universidades locais.
A Hyundai Motor Company promove o projeto IONIQ Forest, buscando contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade. A iniciativa envolve o plantio de árvores para criar um mundo melhor para as gerações futuras, como parte de suas iniciativas Hyundai Continue CSV. Além do Brasil, o projeto foi desenvolvido em outros 13 países, e já atingiu o marco de 1 milhão de árvores plantadas. No Brasil, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a TNC (The Nature Conservancy) Brasil, e visa o reflorestamento de áreas degradadas de Mata Atlântica e alcançou o por meio do plantio de 100.000 árvores. O projeto tem como objetivo colaborar com a recuperação do bioma brasileiro com o menor percentual de cobertura original, além de contribuir com a pesquisa científica sobre o tema e a formação de pessoas para atividade de reflorestamento. Após uma década de impacto, a campanha Tree Correspondents inaugura uma nova perspectiva nessa trajetória. Em vez de apenas apresentar dados, a iniciativa permite que as próprias árvores “conversem” com o público: sensores no solo e imagens de satélite colhem informações como umidade, temperatura e luminosidade, que são transformadas por inteligência artificial em narrativas emocionantes, vistas com a perspectiva das florestas.
Floresta Ionic
Sobre a Floresta IONIQ Brasil
O projeto Floresta IONIQ utiliza três diferentes métodos de plantio: a muvuca de sementes, o plant & go e os sistemas agroflorestais. A muvuca de sementes é uma técnica inovadora que consiste na utilização de diversas espécies de sementes, que são misturadas com areia e serragem e lançadas à terra preparada. O plant & go é um método de restauração inovador, em desenvolvimento pelo Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP) da ESALQ/USP. Ele reduz os custos e as quantidades de herbicidas utilizados na restauração para o controle de espécies invasoras. Os sistemas agroflorestais combinam a produção agrícola com espécies de árvores produtoras de frutos que possam gerar renda extra e contribuir para que a floresta fique em pé. Os plantios iniciais de reflorestamento ocorreram na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ USP), em Piracicaba, São Paulo. Na Serra do Brigadeiro, foram plantados 8 hectares por meio dos métodos de sistemas agroflorestais e muvuca de sementes. Na ESALQ, 6 hectares foram restaurados a partir dos métodos de muvuca de sementes e plant & go, contando com a participação de colaboradores da Hyundai e de alunos da universidade. Dessa forma, além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, o projeto colabora com a formação de agricultores, técnicos em agricultura e com Instituições de Ensino Superior de referência, gerando maior replicabilidade e conhecimento sobre o tema. Entre os anos de 2023 e 2024, mais 26 hectares foram restaurados na microrregião de Viçosa, também em Minas Gerais, em uma parceria com o ISAVIÇOSA e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que oferece projetos de pesquisa e extensão sobre reflorestamento aos seus alunos. Atualmente, a etapa de plantio foi finalizada e o projeto se encontra em fase de pesquisa e monitoramento. São analisados fatores como a quantidade de espécies plantadas, acompanhamento de outras espécies que surgiram como decorrência do processo de regeneração, a linha de tempo da regeneração, espécies invasoras que surgiram, a cobertura vegetal, dentre outros.
Resultados da ação
O projeto Floresta IONIQ já plantou mais de 96 espécies nativas da Mata Atlântica, envolveu mais de 186 pessoas em formações sobre reflorestamento, gerou trabalho para 38 profissionais diretamente envolvidos na atividade e beneficiou 6 famílias locais até o momento. Além disso, o projeto conta com a parceria de duas universidades públicas de referência: a ESALQ – USP e a UFV, que oferecem projetos de pesquisa e extensão sobre reflorestamento aos seus alunos. Veja mais sobre o desenrolar do projeto no vídeo abaixo:
Divulgação e conscientização: Tree Correspondents
A campanha Tree Correspondents marca uma nova fase do projeto Floresta IONIQ, transformando dados ambientais em histórias contadas pelas próprias árvores. Por meio de sensores instalados nas áreas restauradas, são coletadas informações como umidade do solo, temperatura, incidência solar e condições climáticas. Esses dados, cruzados com fontes externas e processados por inteligência artificial, são convertidos em textos com linguagem natural, permitindo que as árvores “relatem” suas experiências, reforçando a importância da conservação florestal. A iniciativa tem como objetivo ampliar a consciência ambiental, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre os impactos das mudanças climáticas, os processos de regeneração florestal e a importância da preservação dos ecossistemas. Ao “dar voz” às árvores, a campanha promove um diálogo entre natureza e sociedade, reforçando o compromisso da Hyundai com a sustentabilidade de forma criativa e inovadora.
Ouça o que as árvores têm a dizer
Mais do que inovação, o Tree Correspondents propõe uma nova forma de escuta. Ao transformar dados ecológicos em narrativas, a campanha convida o público a se conectar com a natureza de uma forma mais sensível e direta, além de reconhecer os sinais silenciosos que ela já emite há muito tempo. O impacto da proposta foi claro: fruto de uma ação de marketing criativo, o projeto foi reconhecido no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2025, conquistando dois Leões de Ouro e um Leão de Prata, exaltando o poder da criatividade quando aliada à responsabilidade ambiental.
Pelo futuro da humanidade
O projeto Floresta IONIQ faz parte da Estratégia Global de Responsabilidade Social da Hyundai, o Continue, que visa integrar os princípios de sustentabilidade, ética e transparência em seus negócios. Assim, desenvolve soluções para um futuro mais sustentável. A empresa também apoia outras iniciativas sociais e ambientais no Brasil, como o Programa de Logística Reversa, que recicla 100% do óleo lubrificante trocado nas concessionárias da marca e o Sorriso Cidadão, que oferece atendimento odontológico gratuito para estudantes de escolas públicas de Piracicaba e região.