Floresta IONIQ: um projeto para restaurar a Mata Atlântica
Floresta IONIQ: um projeto para restaurar a Mata Atlântica
O projeto já plantou 14 hectares de árvores nativas e beneficia famílias e universidades locais.
A Hyundai, em parceria com a The Nature Conservancy Brasil, celebra um ano do projeto Floresta IONIQ, uma iniciativa que visa o reflorestamento de áreas degradadas de Mata Atlântica por meio do plantio de 100.000 árvores, o que corresponde a 40 hectares. O projeto tem como objetivo colaborar com a recuperação do bioma brasileiro com o menor percentual de cobertura original, bem ainda, com a pesquisa científica sobre o tema e a formação de pessoas para atividade de reflorestamento.
Floresta Ionic
Sobre a Floresta IONIQ
O projeto Floresta IONIQ utiliza três diferentes métodos de plantio: a muvuca de sementes, o plant & go e os sistemas agroflorestais. A muvuca de sementes é uma técnica inovadora que consiste na utilização de diversas espécies de sementes, que são misturadas com areia e serragem e lançadas à terra preparada. O plant & go é um método de restauração inovador, em desenvolvimento pelo Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP) da ESALQ/USP. Ele reduz os custos e as quantidades de herbicidas utilizados na restauração para o controle de espécies invasoras. Os sistemas agroflorestais combinam o a produção agrícola com espécies de árvores produtoras de frutos que possam gerar renda extra e contribuir para que a floresta fique em pé. Os plantios de reflorestamento já ocorreram em duas regiões: na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, onde foram plantados 8 hectares por meio dos métodos de sistemas agroflorestais e muvuca de sementes; e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ USP), localizada na cidade de Piracicaba, São Paulo, onde 6 hectares foram restaurados a partir dos métodos de Muvuca de Sementes e Plant & Go. Entre os anos de 2023 e 2024, mais 26 hectares serão restaurados na microrregião de Viçosa, também em Minas Gerais, em uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Resultados da ação
O projeto Floresta IONIQ já plantou mais de 96 espécies nativas da Mata Atlântica, envolveu mais de 186 pessoas em formações sobre reflorestamento, gerou trabalho para 38 profissionais diretamente envolvidos na atividade e beneficiou 6 famílias locais até o momento. Além disso, o projeto conta com a parceria de duas universidades públicas de referência: a ESALQ – USP e a UFV, que oferecem projetos de pesquisa e extensão sobre reflorestamento aos seus alunos. A Hyundai tem orgulho de desenvolver esse projeto, alinhado a sua estratégia de responsabilidade social. Que além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, colabora com a formação de agricultores, técnicos em agricultura e com Instituições de Ensino Superior de referência, gerando maior replicabilidade e conhecimento sobre o tema. Veja mais sobre o desenrolar do projeto no vídeo abaixo:
Pelo futuro da humanidade
A Floresta IONIQ faz parte da Estratégia Global de Responsabilidade Social da Hyundai, o Continue, que visa cuidar do planeta em que vivemos. Ele se integra ao ESG e aos princípios de sustentabilidade, ética e transparência em seus negócios. Assim, propondo soluções que visam melhorar o futuro da humanidade. A empresa também apoia outras iniciativas sociais e ambientais no Brasil, como o Programa de Logística Reversa, que recicla 100% do óleo lubrificante trocado nas concessionárias da marca e o Sorriso Cidadão, que oferece atendimento odontológico gratuito para estudantes de escolas públicas de Piracicaba.