1.   
    Home
  2.  > 
    Descubra
  3.  > 
    Comando de voz para carros: entenda como funciona e os seus benefícios

Descubra 09/11/2020

Viagem de carro pelo Brasil: conheça as melhores rotas para fazer

Tranquilidade, leveza e alegria. Em tempos difíceis como os que vivemos durante a pandemia, essas emoções são importantes para a nossa qualidade de vida. Por isso, elaboramos um conteúdo muito especial. Afinal de contas, você conhece os melhores roteiros para uma viagem de carro pelo Brasil? Caso não, este guia é feito para você! O nosso objetivo é apresentar as mais belas estradas do país, que possam servir como pano de fundo para uma viagem inesquecível, seja entre amigos ou em família. Para isso, compilamos um material mega completo sobre o tema! Além de apresentar roteiros deslumbrantes, oferecemos dicas importantes sobre como organizar uma boa viagem de carro pelo Brasil, combinando segurança, praticidade e economia. Então, não perca tempo e mergulhe nesta leitura, descobrindo as estradas que esperam a sua companhia!

Quais são os principais roteiros para viajar de carro pelo Brasil?

Você já percebeu como toda viagem acaba se tornando uma experiência transformadora? Não importa sua idade, companhia ou momento — um passeio espetacular sempre tem o poder incrível de marcar um novo capítulo no livro da sua vida, enriquecendo a sua jornada com novas histórias, experiências e situações. Por isso, hoje, a nossa proposta é apresentar os cenários mais bonitos e divertidos, de modo que você possa criar momentos repletos de carinho na companhia das pessoas que ama. Como perceberá durante a leitura, são roteiros famosos por suas paisagens e atrações. Agora, não perca tempo e acompanhe!

De Belém à Ilha do MosqueiroA nossa primeira recomendação é especial aos leitores situados no Norte do Brasil. Para quem não conhece, a Ilha do Mosqueiro é um destino natural, que combina carisma, tranquilidade e paz. Geologicamente, trata-se de uma ilha fluvial com mais de 15 km de praias de água doce. Por essa razão, o litoral de Mosqueiro oferece águas calmas e pacíficas para quem deseja experiências seguras em família, sobretudo com filhos pequenos. Além disso, a ilha não é apenas uma grande praia, mas, também, um distrito de Belém do Pará. Inclusive, esse é um momento interessante para falarmos sobre o percurso em si. Para quem parte da capital, a rota fica entre 66 e 72 km de distância, com duração média de 1 hora e 50 minutos. Visualmente, o ponto alto é a travessia da Ponte Sebastião de Oliveira, que conecta o continente à ilha. No entanto, obviamente, o verdadeiro espetáculo está no destino final, que é a faixa litorânea. No geral, Mosqueiro oferece uma experiência interessante e bonita tanto para quem pretende viajar em família como entre amigos.

De João Pessoa a NatalNo entanto, pode ser que você esteja em um espírito mais roadtrip individual, em que o objetivo não é chegar a um destino específico, mas refletir durante uma extensa viagem de carro pelo Brasil — uma ideia imortalizada pelos filmes de roadtrips pelo deserto norte-americano. Felizmente, a vastidão do nosso país também oferece um roteiro fantástico para quem quer viver essa experiência. Aqui, a ambientação é feita pelo espetacular horizonte do Nordeste brasileiro. O percurso entre João Pessoa e Natal tem uma série de fatores que contribuem para essa jornada mais reflexiva e introspectiva. O primeiro aspecto é a configuração da rota, que tem algumas das estradas mais bonitas do país. Caso dê uma olhada rápida no Google Maps, perceberá que o percurso de quase 190 km tem pouquíssimas curvas, o que contribui para uma condução de velocidade estável e quase hipnótica. Com uma paisagem predominantemente natural, essa é uma viagem especial para quem busca refletir ao volante, combinando músicas às paisagens e suas ideias. Saindo de João Pessoa, o percurso tem 189 km, levando cerca de 2 horas e meia para ser completado.

De Brasília à Chapada dos VeadeirosJá aqui, chegamos a um destino mais popular. Como muitos sabemos, a Chapada dos Veadeiros é um local espetacularmente paradisíaco do Centro-Oeste brasileiro. O local sintetiza alguns dos aspectos que tornam o cerrado tão admirado mundialmente. Além de contar com uma biodiversidade impressionante, sobretudo em termos de flora, a Chapada recebe esse nome por acomodar desfiladeiros imponentes por toda a sua extensão. O maior destaque do destino é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que representa o conjunto de soluções fundamentais à preservação e manutenção desse ambiente. Com um foco exclusivamente naturalista, esse não é o destino ideal para quem busca atrações artísticas. Na realidade, ele é conhecido por suas travessias fantásticas, como a Trilha dos Cânions e a Cachoeira das Cariocas, a Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, a Trilha da Seriema, e, por fim, a impressionante Travessia das Sete Quedas. Para quem sai da capital federal, são 258 km e 3 horas de viagem, permeadas pelas mais bonitas paisagens do interior do Brasil, sempre memorável por sua vastidão, natureza e ampla linha do horizonte.

De Rio de Janeiro a São PauloEste trajeto é comum para muitos dos nossos leitores que vivem na correria, passando horas e mais horas entre as principais metrópoles do país. No entanto, o grande destaque não é fazer essa rota pela seção interior das estradas, mas pelo litoral, ou seja, pelo eixo Rio-Santos Os litorais paulista e carioca compõem uma das mesclas mais bonitas de paisagens litorâneas — uma realidade que se estende para boa parte do litoral brasileiro. O maior desafio dessa jornada é completar sua totalidade, com mais de 600 km de extensão e 12 horas de viagem de carro. Mas não se deixe enganar. A dificuldade não é o fato de ser um percurso longo, e sim a existência de inúmeros lugares deslumbrantes até Santos, que, a cada parada, convencem você a ficar um pouco mais e adiar a ideia de seguir em frente. Como exemplo, destacamos Angra dos Reis, Paraty e Ilhabela. Caso você curta passeios de bicicleta, esse é um roteiro convidativo para que leve a sua bike. Mas, antes, é necessário avaliar a existência de ciclovias ou faixas largas nos trechos que sejam do seu interesse.

Serra GaúchaPor fim, vale destacar alguns destinos especiais no Sul do país. Apesar de Santa Catarina contar com uma seleção extensa de praias e seções litorâneas, preferimos abordar aquilo que essa região tem que não pode ser encontrado no restante do país. Aqui, falamos das serras, mais especificamente a Serra Gaúcha. As cidades altas do interior do Rio Grande do Sul oferecem uma paisagem diferenciada, combinando, em muitas ocasiões, o frio à diversão do ecoturismo. Mas não para por aí, pois há atrações para todos os gostos. Caso você queira algo mais intimista e romântico, cidadelas de origem europeia como Gramado e Canela podem ser a resposta, sobretudo na alta temporada de lá, que é o inverno brasileiro. O estado também oferece outras cidades charmosas, como São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Menções honrosasPor fim, vale destacar mais alguns destinos que merecem a sua atenção: - Minas Gerais — Parque Nacional da Serra do Cipó, Gruta do Maquiné e Diamantina; - Santa Catarina — Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Serra do Rio do Rastro, Pedra Furada e Serra do Corvo Branco; - Paraná — Parque Nacional Iguaçu, Gruta das Encantadas, Parque Estadual Pico do Marumbi e Cachoeira da Mariquinha; - Ceará — Parque Nacional de Jericoacara, Praia das Fontes e Monumento Natural das Falésias de Beberibe; - Tocantins — Parque Nacional do Jalapão, Fervedouro do Ceiça, Dunas do Jalapão, Parque Nacional do Araguaia e Parque Estadual do Cantão.

Como organizar a melhor viagem de carro pelo Brasil?

Agora que você conhece esses destinos espetaculares para visitar em seu passeio, chega o momento de descobrir as melhores técnicas para garantir uma jornada cheia de bem-estar e distante de frustrações ou problemas inesperados, que acabem com o clima da galera. Acompanhe!

Faça uma revisão com antecedênciaSem sombra de dúvidas, essa é a dica mais importante. Embora não seja reconhecido como tal, o carro é o elemento principal da viagem, pois qualquer problema técnico durante a condução poderá prejudicar a experiência, levantando receios e preocupações. Por isso, a revisão é uma etapa fundamental para uma viagem agradável. Caso você tenha um Hyundai, saiba que pode agendar o procedimento na rede das nossas concessionárias com antecedência e diretamente do celular. No geral, o processo é rápido e consegue diagnosticar os principais pontos de atenção. Como você pode notar, esse é um procedimento preventivo, que serve para visualizar o desgaste nas peças e sugerir pequenos ajustes ou substituições antes que você pegue a estrada. Também por conta disso, é uma etapa essencial para garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo e demais usuários das vias por onde você pretende trafegar. Além dos pneus, a inspeção dedica uma atenção especial aos sistemas de freio, direção e tração e aos componentes do conjunto mecânico e elétrico. O objetivo é garantir que tudo esteja em ordem, assegurando que sua sonhada viagem de carro pelo Brasil será tranquila, previsível (sem deixar de ser surpreendente!) e agradável.

Prepare um itinerárioEssa é uma dica que divide opiniões, pois há quem prefira pegar a estrada sem um destino definido. Tudo bem, nós entendemos essa mentalidade livre, leve e solta, mas um pequeno itinerário pode tirar a sua viagem de carro pelo Brasil de várias roubadas. Aqui, falamos de coisas simples, como definir rotas e eventuais paradas. Essa é uma dica particularmente especial para quem está levando animais de estimação. Afinal de contas, os pets não têm um controle tão consciente sobre as necessidades físicas; por isso, é importante garantir que eles estejam aliviados periodicamente, evitando sujar o carro. Além disso, um roteiro pode aumentar sua proteção contra o coronavírus. Com uma jornada programada, você evita paradas desnecessárias, minimizando sua exposição a ambientes de alta circulação — lembrando que você sempre retornará de volta à cabine do veículo, expondo seus companheiros. Mas, além de controlar paradas, o itinerário pode ser importante do ponto de vista da diversão. Com uma lista bem definida do que toda a turma quer ver, visitar e fazer, vocês são estimulados a se manter fiéis ao planejamento, respeitando os desejos de todos. Sem esse cuidado, pode ser que percam algumas oportunidades pelo caminho, aumentando a possibilidade de que alguém se sinta frustrado.

Regularize sua documentação Na realidade, essa é uma dica que vale para a vida. Afinal de contas, a documentação vencida não é uma negligência apenas do ponto de vista da segurança, mas, principalmente, econômica, já que, se o seu documento estiver atrasado, é possível ser multado e, em último caso, ter o veículo guinchado. Na maioria das vezes, perder seu meio de transporte representa o fim da jornada. Por isso, é fundamental evitar essa possibilidade, garantindo que todos os seus documentos estejam em dia antes de pegar a estrada, principalmente em termos de habilitação e seguro. Inclusive, a regularização do seguro merece uma atenção especial. Talvez você não saiba, mas as apólices tendem a não cobrir o segurado caso a parcela referente ao mês da ocorrência não esteja paga. Por isso, é indispensável que o seguro esteja em dia antes de sair para o passeio. Não estamos falando para você considerar o pior ou uma batida. Na realidade, isso é importante por uma questão prática. Durante uma viagem de carro pelo Brasil, você dificilmente contará com a mesma oferta de estacionamento seguro e protegido que teria no cenário urbano. É por isso que, na maioria das vezes, o veículo fica estacionado na rua, em um acostamento pequeno e sujeito ao erro de outros condutores. Agora, imagine que você esteja curtindo a praia com a galera e alguém bata no veículo estacionado sem o seguro pago? Pronto, o resto das férias foi por água abaixo.

Antecipe várias paradas de descansoAs paradas são fundamentais por uma série de motivos, como bem-estar, relaxamento e descarte de lixo. O fator saúde é bastante simples: de tempos em tempos, todo mundo precisa ir ao banheiro e comer alguma coisa — novamente, uma dica importante para quem viaja com pets. Depois, há o fator descanso. Ficar enfurnado no carro por mais de 3 horas consecutivas começa a se tornar entediante, mesmo que a galera esteja de bom humor. Por isso, é importante uma pausinha aqui e ali para que todos possam esticar o esqueleto, se alongar e respirar um pouco. Em viagens realmente grandes, essa pausa pode ser feita em um hotel, para todos descansarem de verdade. Por fim, há o fator do descarte. Roadtrips sempre geram bastante lixo, seja da parada no drive-thru, papéis de bala, embalagens, garrafas ou afins. Logicamente, o carro conta com um espaço limitado para acomodar esses materiais. Por isso, as paradas também são importantes para esvaziar o veículo desses excessos, mantendo o ambiente limpo e organizado e desestimulando o descarte incorreto, que muitos fazem na própria via.

Como manter a segurança em uma viagem de carro?

Mas isso não é tudo. Afinal de contas, as viagens podem ser bem organizadas, mas mal executadas, não é mesmo? É por isso que compilamos mais quatro dicas para garantir a segurança, tanto econômica como operacional, da sua viagem. Dê uma olhada!

Tenha dinheiro em cartão e em espécieNós entendemos: a maioria das pessoas já não usa dinheiro em papel, sobretudo nos centros urbanos. No entanto, as viagens não transitam apenas pelas metrópoles, e, em boa parte das vezes, você estará diante de um estabelecimento interiorano ou litorâneo que ainda prefere operar só com papel. Por isso, é importante separar os recursos em duas fontes, contando com dinheiro tanto no cartão como em espécie. Dessa forma, a sua viagem de carro pelo Brasil não fica dependente das vulnerabilidades do dinheiro digital, como a restrição dos estabelecimentos ou uma eventual falta de energia ou internet. Além disso, dinheiro em papel é consideravelmente mais útil e sólido em uma situação de emergência, já que é imediatamente aceito por qualquer pessoa ou estabelecimento. Por exemplo, imagine que você precise parar em uma oficina para reparar algum item da direção. No entanto, o mecânico não aceita cartão, apenas dinheiro em espécie. O mesmo vale para táxis, vendinhas, comerciantes de rua e afins. Por isso, o melhor é estar prevenido. Sempre que possível, opte pelo cartão, preservando as notas para as situações especiais, em que não há alternativa.

Não se estresse com os imprevistosComo você percebeu, durante todo este guia, nós destacamos a importância de estar preparado, não é mesmo? No entanto, existe um último aspecto que você precisa garantir: o controle emocional. Uma das realidades mais comuns em viagens são, exatamente, os imprevistos. Não importa o seu orçamento, itinerário, planejamento ou intenções, os passeios sempre têm um jeitinho de apresentar problemas inusitados. No entanto, você deve enxergar isso como um desafio a ser superado, sobretudo, com bom humor. Na realidade, esse é um dos aspectos mais filosóficos e bonitos de uma viagem, pois, invariavelmente, existirão desafios — eles, inclusive, é que tornarão a sua vivência única. Afinal, você está indo para fora da sua zona de conforto, explorando o inexplorado, conhecendo novos lugares e experiências. Também é nesse momento que as viagens colocam a personalidade das pessoas à prova. O pet pode vomitar; o pneu, estourar; a reserva, expirar etc. Assim, o que determinará a qualidade da viagem é como você lida com cada uma dessas situações, e não o destino final dela. Inclusive, esse é um detalhe especial para viagens em família, com casais novos e filhos pequenos. Crianças observam tudo com extrema curiosidade. Demonstrar calma, bom humor e respeito é a melhor forma de tornar uma situação estressante em aprendizado e admiração.

Sempre conte com um dos passageiros acordadosPor último e talvez a mais importante dica do ponto de vista técnico da segurança, um passageiro sempre deve ficar acordado, fazendo companhia a quem está dirigindo. Existem momentos em que as paisagens e as listras do pavimento geram uma monotonia confortável ao sono. Como ainda não vivemos na era da plena automação veicular, os olhos do motorista precisam se manter atentos à estrada. É para isso que serve um passageiro acordado, que pode ser desde o seu parceiro(a) até seu(sua) filho(a). O objetivo dessa pessoa, mesmo que ela não saiba, é funcionar como uma âncora de atenção, evitando que você fique hipnotizado pela estrada silenciosa. Também existem formas eletrônicas de evitar essa situação, indispensáveis para quem prefere uma trip mais introspectiva e silenciosa. Um exemplo disso são os sensores de fadiga, que disparam uma notificação sonora para acordar o motorista em estado de sonolência. Além disso, músicas e podcasts podem engajar o condutor em um estado de atenção. Sentir calma, tranquilidade e alegria, tendo o seu bem-estar refletido na felicidade das pessoas que você ama é o aspecto mais sincero da nossa existência. Por esse motivo, no fim das contas, o que realmente importa é estar com pessoas cuja companhia você aprecia e fazendo aquilo que deseja fazer. As boas memórias criadas nesses momentos, sem dúvida, vão acompanhar cada um de vocês ao longo da vida! E aí, gostou do nosso mega guia com as melhores estradas para fazer uma viagem de carro pelo Brasil? Então, aproveite a oportunidade e espalhe essas ideias e destinos entre os seus amigos e familiares. Para isso, é só compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Confira agora as 9 dicas que preparamos para uma viagem de carro inesquecível!

Sigam as nossas redes:

Veja também