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Hyundai HB20 recebe motor 1.0 turbo

No. 56 | 2016-03-17 | 494 hit
- Com 105 cv de potência e torque de 15,0 kgf.m a 1.550 rpm, novo motor 1.0 turboalimentado chega para preencher espaço entre as versões naturalmente aspiradas de 80 cv (1.0) e 128 cv (1.6)
- Disponível tanto para hatch como sedã, propulsor fará do HB20S o primeiro sedã compacto turbo alimentado do Brasil
- Para garantir melhor desempenho e economia de combustível, câmbio manual passa de cinco para seis velocidades nas versões com turbo
- Vendas começam em 26 de abril

Abr. 12, 2016 – A Hyundai Motor Brasil apresenta o novo HB20 1.0 Turbo, ampliando a oferta de motores na família HB20, que atualmente conta com as versões naturalmente aspiradas de 80 cv (1.0) e 128 cv (1.6). Trazendo 105 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque de 15,0 kgf.m disponível já a 1.550 rpm, o novo motor combina alto desempenho e eficiência energética, e proporciona aos consumidores do segmento de veículos compactos a experiência de dirigir um carro turbo aliada à capacidade de transportar cinco ocupantes e suas bagagens confortavelmente.


Com o início das vendas previsto para o próximo dia 26, o HB20 1.0 Turbo é 31% mais potente e tem 47% mais torque quando comparado ao HB20 1.0 aspirado. Em performance, isso se traduz em velocidade máxima de 182 km/h para o hatch, uma significativa diferença de 13%; aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, 23% mais rápida; e retomadas de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h mais curtas, em 24% e 30% do tempo, respectivamente. Para o sedã, a velocidade máxima passa a 183 km/h e os dados de aceleração e retomada são similares aos do hatch.


Primeiro turbo com tecnologia flex de combustível da Hyundai no mundo, o propulsor está disponível tanto para hatch como sedã, nas configurações Comfort Plus e Comfort Style. Seguindo o conceito de downsizing, ele garante desempenho equivalente a motores de deslocamento maior – 1.4, 1.5 e, em alguns casos, até mesmo 1.6 – com consumo de combustível mais eficaz.

Assim como na versão 1.0 aspirada, o motor Hyundai Kappa 1.0 Turbo tem 3 cilindros em linha, 12 válvulas, e bloco e cabeçote em alumínio. O comando de válvulas é duplo no cabeçote e variável na admissão – DOHC e CVVT –, sendo controlado por corrente, e o virabrequim está desalinhado em relação aos cilindros, reduzindo o atrito dos pistões em movimento e o consumo de combustível.


Mas as semelhanças param por aí. O novo propulsor traz turbocompressor de geometria fixa, com baixa inércia e turbina de apenas 34 mm de diâmetro. Feita de liga de níquel, essa turbina garante ótimo desempenho mesmo em altas temperaturas, com rotação máxima de 280.000 rpm. Seu regime normal de trabalho é de até 230.000 rpm e 1,9 bar, ou seja, 0,9 bar de pressão adicional acima da pressão atmosférica ao nível do mar.


A válvula de alívio da turbina, também chamada de válvula de controle de pressão, e a válvula de alívio do compressor são variáveis e controladas eletronicamente, o que garante um funcionamento suave ao motor, que sobe de rotação de maneira constante. A primeira despeja os gases do escapamento não utilizados no turbo diretamente no catalisador e funciona totalmente aberta em situações de baixa carga para reduzir consumo de combustível e emissão de poluentes. A segunda controla a pressão do ar comprimido, direcionando o excesso de pressão para o filtro de ar.


Além disso, a turbina está fixada diretamente no cabeçote do motor, diminuindo consideravelmente o tempo de enchimento do turbocompressor (turbo lag) e fazendo com que os gases cheguem rapidamente ao catalisador, localizado logo após a saída da turbina. Na prática, isso significa a redução da emissão de poluentes, pois o catalisador atinge sua temperatura ideal de funcionamento mais rápido. O arrefecimento da turbina é feito por uma nova galeria de óleo exclusiva.

O motor 1.0 turbo do HB20 usa um intercooler tipo ar-ar de alta eficiência. Sua função é ampliar a eficiência energética da combustão, reduzindo a temperatura e, consequentemente, aumentando a densidade do ar que é admitido no motor. Por exemplo, o ar ambiente, normalmente em torno de 25ºC, pode atingir temperaturas acima de 100ºC quando comprimido no turbo, mas resfria-se a até 30ºC ao passar pelo intercooler. Por estar exposto diretamente ao fluxo de ar atmosférico, posicionado do lado direito do radiador principal, o intercooler possui um bônus de performance ligado a velocidade do carro: quanto mais rápido o carro se locomove, mais eficiente é a operação do intercooler. Sua manutenção também fica mais simples e barata.


Um novo filtro de ar, maior, foi adotado em função do aumento da massa de ar admitida no motor. O sistema de alimentação de combustível também é mais potente: a pressão de alimentação passa de 3,5 para 3,8 bar e os bicos injetores são de maior vazão, adotando agora 10 furos.

O óleo do motor muda de especificação e passa a ser ACEA A5, próprio para aplicações em temperaturas elevadas. O volume de óleo aumenta em relação ao 1.0 aspirado, de 2,9l para 3,5l, e o motor utiliza uma nova bomba de óleo de dois estágios, reduzindo o consumo de combustível.

Um novo cabeçote, agora com taxa de compressão de 9,5:1 (contra 12,5:1 no aspirado, redução de 24%), permite aproveitar melhor o ar que chega comprimido. Ele possui galerias de arrefecimento e lubrificação maiores para melhorar o controle térmico do motor. As cabeças dos pistões são refrigeradas por esguichos de óleo vindos da região inferior.


Também é novo o coletor de admissão com formato otimizado para criar um fluxo de gases mais linear e reduzir perdas de energia, aumentando a turbulência dentro dos cilindros e, desta forma, melhorando a queima do combustível. Velas de ignição são mais longas e há uma nova bomba de vácuo mecânica para acionar o servofreio, ativada diretamente pelo comando de válvulas.

O motor turbo adota novos coxins, maiores e mais resistentes, para lidar com o torque quase 50% maior. As bielas e as bronzinas também são novas e reforçadas, assim como as capas dos mancais do comando de válvulas.

Câmbio de 6 marchas

Para a versão turbo, a transmissão manual passa a ser de seis velocidades e não mais cinco. As primeiras marchas são mais longas e o diferencial também foi alongado em 10% em relação ao motor 1.0 aspirado. A embreagem é mais robusta para lidar com o torque maior, tendo agora 215 mm de diâmetro contra os 180 mm anteriores. As novas relações de marcha são:

As marchas mais longas aproveitam o alto torque disponível em baixa rotação e a sexta marcha entra como sobremarcha (overdrive), para economia de combustível, redução de emissões de poluentes e aumento do conforto acústico nas altas velocidades. Ao viajar a 100 km/h em sexta marcha, por exemplo, o motor gira a 2.650 rpm; rotação que estaria na casa das 3.200 rpm quando limitada à quinta marcha.


Com essas mudanças, a velocidade a 1.000 rpm do motor turbo é 9% a 13% maior do que a versão aspirada, dependendo da marcha, o que significa uma performance melhor em todas as situações, principalmente em baixas rotações.


Confira os dados de desempenho do HB20 e HB20S equipados com o novo motor 1.0 Turbo:

Sem alterações estéticas, o novo HB20 1.0 Turbo é identificado pelo emblema “Turbo” na tampa do porta-malas.

Consumo de combustível

O HB20 e o HB20S 1.0 Turbo têm nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e possuem também o selo CONPET de eficiência energética. Confira abaixo os dados de consumo do novo motor.



Sobre a Hyundai Motor Brasil



A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP), com investimento de US$ 700 milhões e capacidade de produção de até 180 mil carros por ano, operando em três turnos. A unidade, que tem hoje 2,7 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família HB20, desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro. A linha, composta pelos modelos HB20 (hatch), HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro), acumula mais de 30 prêmios da imprensa especializada e atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas em apenas três anos. Em 2015, os modelos ganharam sua primeira reestilização, acompanhando a estratégia global de design da marca e recebendo diversos itens de desempenho, segurança, conectividade e conforto. Para saber mais sobre a Hyundai Motor Brasil e seus produtos, acesse: www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: www.facebook.com/hyundaibr. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 770 3355.

Sobre a Hyundai Motor



Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. A Hyundai Motor Company tem fábricas em sete países fora da Coreia do Sul e, em 2014, vendeu 4,96 milhões de veículos ao redor do mundo. Com mais de 100 mil funcionários, oferece uma linha completa de produtos que vão de pequenos a grandes veículos de passeio, SUVs e veículos comerciais. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas no www.hyundai.com ou http://www.hyundaiglobalnews.com.

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