Entenda por que ter dois motores não significa custo dobrado e como a tecnologia híbrida pode, na verdade, reduzir seus gastos.
A manutenção de carros híbridos custa o dobro por serem dois motores? Esta é uma dúvida comum sobre esses modelos. A engenharia por trás da tecnologia, na verdade, funciona de forma oposta. Veja como o sistema otimiza a manutenção e reduz o desgaste de peças.
O Hyundai KONA é um SUV híbrido que conta com um sistema inteligente. Ele usa o motor a combustão Kappa 1.6 GDI. Além de um motor elétrico síncrono de ímã permanente (PMSM). A potência combinada dos dois motores é de 141 cv.
A diferença está na forma como eles trabalham. O motor elétrico atua no "anda e para" da cidade. Sendo ideal para baixas velocidades. O motor a combustão é poupado neste cenário. Ele entra em ação em altas de cruzeiro, onde é mais eficiente.
Isso inverte a lógica do desgaste. O motor a combustão é poupado no seu pior cenário, o trânsito urbano. O resultado é a autonomia de 18,4 km/l na cidade, a maior da categoria. É um carro híbrido projetado para ser ainda mais eficiente na cidade.
O motor elétrico precisa de manutenção? A resposta para a ideia do "custo dobrado" é simples: não. O segundo motor não adiciona custos de manutenção regular. E o motivo é sua engenharia avançada.
A tecnologia de síncrono de ímã permanente (PMSM) é um sistema selado. Ele não tem o atrito e as peças móveis de um motor a combustão. Inclusive, há uma grande dúvida se o motor elétrico pode molhar. Mas sua vedação impede a entrada de água.
Ele não possui óleo, velas de ignição, correias ou sistema de escapamento. Por isso, não "soma" um custo adicional. Isso elimina fontes tradicionais de manutenção e reduz o desgaste do motor principal.
Um freio comum funciona através do atrito. As pastilhas pressionam os discos e isso gera calor e causa o desgaste natural das peças. O carro SUV híbrido usa um sistema mais inteligente que não joga fora essa energia cinética criada.
Ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico inverte sua função. Ele vira um gerador e usa a resistência do movimento para carregar a bateria. Este é o freio regenerativo. Uma tecnologia usada nos carros híbridos da Hyundai pelo mundo.
Ele faz a maior parte do trabalho de frenagem na cidade. Como resultado, os freios mecânicos (discos e pastilhas) são muito menos usados. A vida útil deles é drasticamente maior. Essa é uma vantagem de todos os tipos de carros híbridos.
A durabilidade da bateria é a principal dúvida se vale a pena comprar um carro híbrido. Mas a bateria de polímero de íons de lítio do KONA Híbrido não é um item de consumo comum. Ela é um componente estrutural.
Ela foi projetada para durar um longo período, idealmente por toda a vida do veículo. A bateria do carro híbrido é gerenciada por um sistema de arrefecimento inteligente. Isso garante sua performance e longevidade.
Além disso, a Hyundai oferece segurança total para você. A marca fornece uma garantia de fábrica de 8 anos para a bateria e todo o sistema híbrido. Isso garante mais tranquilidade ao proprietário.
A manutenção de carros híbridos não pode ser feita em qualquer oficina. O sistema de alta tensão exige ferramentas especiais. Também é preciso técnicos com certificados de cursos para garantir a segurança.
Tentar um reparo em uma oficina não preparada é arriscado. Isso pode colocar o mecânico em perigo. E pode danificar os componentes eletrônicos do veículo. A rede de concessionárias Hyundai é 100% treinada para atender qualquer manutenção.
Realizar as revisões programadas na rede autorizada é a certeza de um serviço seguro. É também o requisito para preservar a garantia de 8 anos do sistema. Sempre com profissionais qualificados e especialistas no seu veículo.
Você viu que a manutenção de carros híbridos, não é cara, é inteligente. A tecnologia dos dois motores reduz o desgaste e preserva as peças. E você se interessou por esse tipo veículo eficiente? Então conheça agora mesmo o KONA Híbrido.