Guia de como calibrar corretamente os pneus do seu Hyundai

  • - Manter a pressão dos pneus calibrados de forma correta apresenta diversos benefícios para o motorista.
  • - Os pneus são um dos componentes mais importantes do seu carro, pois são eles que garantem o contato com o solo e influenciam na dirigibilidade, na estabilidade, no conforto e na segurança do veículo. Por isso, é essencial que eles estejam sempre em boas condições e com a pressão adequada.

Pressão correta dos pneus

Pressão correta dos pneus

Tipos de pressão

A calibragem dos pneus é o ajuste da quantidade de ar que está dentro deles, que pode ser medida em libras por polegada quadrada (psi), em bar ou em quilopascal (kPa). A pressão ideal varia de acordo com o modelo, o tamanho e o tipo de pneu, bem como com a carga e a velocidade do veículo.

Na família CRETA, existem diferentes dimensões de pneus equipados de fábrica, que variam de acordo com o modelo. As especificações são as seguintes:

  • - Pneus 205/65 R16: Com carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi tanto para os pneus dianteiros quanto para os traseiros. Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 36 psi em ambos os conjuntos de pneus.
  • - Pneus 215/60 R17: Para uma carga normal, a pressão ideal é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 36 psi.
  • - Pneus 215/55 R18: Com uma carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. No entanto, com carga máxima, essa pressão deve ser elevada para 36 psi.

Já com a família HB20, existem outras dimensões de pneus que são equipados de fábrica, variando de acordo com o modelo. Para eles, as especificações são as seguintes:

  • -Pneus 175/70 R14: Com carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi tanto para os pneus dianteiros quanto para os traseiros. Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 35 psi em ambos os conjuntos de pneus.
  • - Pneus 185/60 R15: Para uma carga normal, a pressão ideal é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi.
  • - Pneus 195/55 R16: Utilizando da carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. No entanto, com carga máxima, essa pressão deve ser elevada para 35 psi.

Como realizar a calibragem de forma correta

Se você não tem um medidor ou uma bomba de ar em casa, você pode ir até um posto de gasolina ou oficina mecânica e utilizar a máquina de calibragem disponível no local. Essa máquina é um equipamento que possui um medidor e uma bomba de ar integrados, que facilitam o processo de calibragem dos pneus.

Para utilizar, siga os seguintes passos:

  • - Estacione o seu carro próximo à máquina de calibragem e desligue o motor. Certifique-se de que os pneus estão frios, ou seja, que o veículo está parado há pelo menos três horas ou não percorreu mais do que 1,6 km. Se os pneus estiverem quentes, a pressão pode estar alterada e a calibragem pode ficar imprecisa.
  • - Encontre a pressão recomendada para os seus pneus. Para a família CRETA e HB20, você já conheceu a pressão indicada. Contudo, caso o seu modelo seja diferente, você pode consultar o manual do proprietário do seu veículo, onde a pressão recomendada para os pneus deve estar listada. Você também pode procurar uma etiqueta na porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no para-brisa, que mostra as especificações de pressão dos pneus para as rodas dianteiras e traseiras.
  • - Digite a pressão desejada no visor da máquina de calibragem. A maioria das máquinas permite que você escolha a unidade de medida entre psi, bar ou kPa. Se você não souber qual unidade usar, consulte a etiqueta do seu veículo ou o manual do proprietário. Se a máquina não tiver um visor, você terá que controlar manualmente a quantidade de ar que entra no pneu, verificando periodicamente com o medidor da própria máquina.
  • - Retire a tampa da válvula do pneu e encaixe a mangueira da máquina na válvula. A maioria das máquinas possui uma trava na ponta da mangueira que deve ser apertada para garantir uma boa vedação. Se a máquina tiver um visor, ela vai mostrar a pressão atual do pneu e começar a inflar ou esvaziar o pneu até atingir a pressão desejada. Quando isso acontecer, a máquina vai emitir um sinal sonoro ou luminoso para indicar que o processo está concluído. Se a máquina não tiver um visor, você terá que acionar um botão ou pedal para inflar ou esvaziar o pneu e verificar com o medidor até atingir a pressão ideal.
  • - Desencaixe a mangueira da válvula do pneu e reinstale a tampa da válvula. Repita os passos para os outros pneus do seu veículo, incluindo o estepe se ele for do mesmo tamanho dos demais. Se o estepe for temporário, ele pode ter uma pressão diferente dos outros pneus, por isso consulte o manual do proprietário ou a etiqueta do seu veículo para saber qual é a pressão recomendada para ele.

Riscos do pneu descalibrado

Rodar com os pneus descalibrados pode trazer diversos problemas para o seu veículo e para a sua segurança. Veja os principais riscos:

  • - Desgaste irregular dos pneus: se os pneus estiverem com pressão abaixo ou acima da recomendada, eles vão se desgastar de forma desigual, reduzindo a vida útil dos pneus e comprometendo a aderência e a estabilidade do veículo. Os pneus descalibrados também podem causar danos à estrutura interna dos pneus, provocando bolhas, rasgos ou estouros.
  • - Aumento do consumo de combustível: os pneus com a pressão incorreta aumentam a área de contato com o solo e geram mais atrito, exigindo mais esforço do motor e consumindo mais combustível. Estima-se que cada 1 psi a menos na pressão dos pneus pode aumentar o consumo de combustível em até 0,3%.
  • - Perda de dirigibilidade e conforto: com os pneus abaixo da pressão indicada, eles alteram o comportamento dinâmico do veículo, dificultando a direção e a frenagem. Os pneus descalibrados também podem causar vibrações, ruídos e desconforto aos ocupantes do veículo.
  • - Risco de acidentes: por fim, os pneus descalibrados reduzem a capacidade de resposta do veículo em emergências, como curvas fechadas, pistas molhadas ou obstáculos na via. Eles também podem provocar a perda de controle do veículo ou o estouro dos pneus, podendo causar acidentes graves.

Você já aprendeu a importância de calibrar os pneus do seu carro e quais são as pressões recomendadas para cada modelo. Mas você sabia que a Hyundai oferece veículos com tecnologias avançadas de monitoramento da pressão dos pneus? Com o HB20 ou o CRETA 0km, você pode verificar o estado dos seus pneus pelo painel do carro, sem precisar sair do veículo. Clique AQUI e garanta o seu.