Carro elétrico: como funciona e quais são os tipos

  • - Modalidade nova de veículos tem se tornado uma febre pelo mundo por suas características únicas de direção.

Um carro elétrico é aquele veículo que utiliza a eletricidade como fonte de energia para movimentar o motor. Essa alternativa de mobilidade é considerada mais sustentável e econômica do que os carros a combustão, que usam gasolina, diesel ou etanol para funcionar.

Como funciona um carro elétrico?

Este tipo de veículo não possui um motor a combustão e funciona a partir de um motor elétrico, que é alimentado por uma bateria recarregável. Dessa forma, o modelo não conta com caixa de câmbio, velas de ignição, correias e pistões como o motor tradicional.

O funcionamento do motor elétrico é muito mais simples do que o motor a combustão. Esta tecnologia só precisa de duas partes principais para funcionar: o rotor e o estator. O rotor é a parte móvel que faz as rodas girarem, ele pode ter imãs ou fios enrolados. O estator é a parte fixa, que também conta com fios enrolados que criam um campo magnético. Esse campo faz o rotor girar e produzir movimento.

A bateria armazena a energia elétrica, que é convertida em energia mecânica pelo motor, fazendo as rodas girarem. Toda a energia elétrica convertida em energia mecânica é realizada por meio da inversão constante dos campos magnéticos dentro do estator.

E por não conter a caixa de câmbio, não há necessidade de trocar de marcha como em carros automáticos ou manuais. Todo o torque do veículo está disponível no início da aceleração, o que o torna uma ótima opção para quem gosta de alta velocidade.

Tipos de carros elétricos

Todos os modelos de carros elétricos são movidos por um motor elétrico, mas existem diferentes formas dele funcionar. O carro elétrico puro é aquele que usa somente a eletricidade das baterias como fonte de energia, sem nenhum tipo de combustível.

Este modelo de veículo precisa ser recarregado periodicamente em uma tomada ou posto de recarga e um exemplo de modelo é o IONIQ 5, SUV elétrico da Hyundai. Ele é 100% elétrico e tem autonomia de até 480 km em uma única recarga. Em 2022, conquistou o prêmio World Car Of The Year nas categorias melhor carro do ano, carro elétrico do ano e melhor design do ano.

O modelo IONIQ 5 da Hyundai é 100% elétrico

Outra opção são os carros híbridos. Eles usam tanto a eletricidade quanto o combustível como fontes de energia, podendo alternar ou combiná-las. Esse modelo de carro tem o motor elétrico, que geralmente é usado para a partida e as velocidades mais baixas, junto com o motor a combustão, que é usado para as velocidades mais altas.

O carro híbrido pode ser tradicional, com o motor a combustão recarregando o motor elétrico, ou pode ser o modelo plug-in, no qual é possível recarregar a bateria em uma tomada. Você pode aproveitar para conhecer o KONA, modelo híbrido da Hyundai.

O KONA utiliza um motor elétrico e um motor a combustão para melhorar a autonomia

Por fim, existem os carros movidos a hidrogênio. Este tipo possui uma célula de combustível que armazena vários tanques de hidrogênio que alimentam o motor elétrico. Esse modelo emite apenas o vapor de água na atmosfera, sendo uma iniciativa interessante pelo hidrogênio ser o elemento mais abundante do planeta Terra. A Hyundai é pioneira na mobilidade via hidrogênio e conta com o NEXO como o primeiro modelo a ser comercializado com essa tecnologia pela marca.

O NEXO é o primeiro veículo movido a hidrogênio comercializado pela Hyundai

Principais diferenças para um carro a combustão

Um carro a combustão funciona através de um motor de combustão interna, que queima o combustível (gasolina, diesel ou etanol) dentro de um cilindro, gerando uma explosão que empurra um pistão, que faz o eixo girar e consequentemente as rodas também girarem.

A desvantagem é que este tipo de motor emite poluentes na atmosfera, como o CO2, que contribui para o aquecimento global e para a deterioração da qualidade do ar. Além disso, um carro a combustão é mais ruidoso, menos eficiente e mais caro de manter do que um carro elétrico, que tem menos peças e componentes que podem se desgastar ou quebrar.

Porém, ainda é a opção mais acessível e de maior abundância principalmente no mercado brasileiro. Assim, o carro elétrico se torna uma alternativa para apresentar uma nova forma de dirigir.

Fique por dentro das novidades

Você quer saber mais sobre os carros elétricos e as outras inovações que a Hyundai está desenvolvendo pelo mundo? Cadastre-se em e receba em primeira mão as novidades sobre como estamos projetando o futuro da mobilidade urbana.