1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Passo a passo de como trocar o pneu

Descubra 15/01/2021

10 dicas para dirigir na chuva com segurança

Chuva e direção: essa combinação pode ser arriscada tanto para motoristas quanto para pedestres. Os riscos de acidentes aumentam nesses períodos e, para dirigir na chuva, é preciso redobrar a atenção, preservar um espírito de tranquilidade e prezar pela segurança. Neste artigo, falaremos sobre direção segura e preventiva, mostraremos a diferença entre conduzir na chuva e no tempo seco e daremos as principais dicas para facilitar sua vida nos dias cinzentos. Boa leitura!

Qual a diferença entre dirigir na chuva e no tempo seco?

Dirigir sob chuva requer cuidados especiais. É claro que em dias quentes e secos não nos preocupamos com limpadores para-brisas, aquecedores de vidro e o tempo do nosso percurso é calculável. Basta uma chuvinha mais forte para nos lembrar que precisamos trocar os limpadores, verificamos que o desembaçador não está funcionando adequadamente e, dependendo da cidade onde moramos, gastamos o dobro do tempo para chegar ao nosso destino. Por isso, assim como nos prevenimos carregando nosso guarda-chuva, devemos também preparar nosso carro e nossos ânimos para os dias chuvosos.

Como dirigir na chuva com segurança?

É estatístico: o número de acidentes automobilísticos aumenta quando chove, mas muitos poderiam ser evitados se pequenas atitudes e precauções fossem tomadas. E é claro que a principal razão de todo esse cuidado é saber que, no trânsito, estamos lidando com vidas e que nossa prudência pode evitar desastrosos acidentes. Vamos às dicas!

1. Mantenha uma distância segura dos carros da frenteMesmo em dias secos, é orientado uma distância de dez metros entre os carros. Essa distância evita acidentes caso aconteçam freadas bruscas. Para facilitar, tenha em mente que dez metros equivalem ao tamanho de dois carros.

2. Use farol baixo O farol baixo auxilia na visibilidade da pista, principalmente se houver neblina. Além disso, também ajuda outros motoristas a enxergarem seu carro com mais nitidez em meio à tempestade. Lembre-se que o farol alto não é recomendado nesse caso, apenas atrapalharia sua visão e a dos demais motoristas.

3. Tenha cuidado com a aquaplanagem Quando chove muito, é comum que se forme uma camada de água sobre o asfalto. Ao passar com o veículo, os pneus do carro perdem o contato com a pista. Esse fenômeno chama-se aquaplanagem e pode fazer o motorista derrapar, já que há perda do controle da direção. Podemos prevenir tomando algumas precauções. Sempre mantenha a calibragem dos pneus em dia, com a quantidade correta de libras indicada pelo fabricante. Além disso, dirija devagar — quanto maior a velocidade, maiores as chances de ocorrer aquaplanagem.

5. Dirija sempre com as duas mãos no volantePrincipalmente se estiver em rodovias, é importante permanecer com as duas mãos no volante para manter o controle do carro. Não queira infringir as regras e pegar o celular, esse ato é considerado infração gravíssima. Tais distrações provocam grande parte dos acidentes hoje em dia. Se precisar usar o celular, pare o carro em um local seguro. Sua atenção precisa estar totalmente focada, ainda mais nos dias chuvosos.

6. Tenha cuidado ao frearFrear de maneira brusca é perigoso mesmo em dias secos, imagine então nos dias chuvosos? Mais uma vez o risco de aquaplanagem cresce e há grandes chances do carro derrapar. O que vale é sempre dirigir devagar, para que dê tempo do veículo parar sem que ocorram incidentes.

7. Observe onde vai estacionar Evite estacionar o carro próximo a árvores maiores, pois é impossível prever se ocorrerão quedas de galhos. Além disso, pode acontecer de cair granizo, danificando a estrutura do veículo. Observe ao redor, prefira estacionar em locais fechados ou longe de áreas arriscadas.

8. Evite o embaçamento dos vidros Se os vidros começarem a embaçar, ligue o ar-condicionado ou passe uma flanela seca na parte interna dos vidros. Também não se esqueça de verificar a qualidade dos limpadores do para-brisas, pois se estiverem muito danificados, a visão pode ficar completamente comprometida nos dias chuvosos. Lembre-se sempre de testá-los.

9. Evite vias alagadas Infelizmente, é muito comum alagamentos e enchentes em épocas de chuva no Brasil. Por isso, caso você observe que a água está cobrindo mais da metade da roda do carro, escolha outro caminho ou espere a chuva estiar para sair com seu veículo.

10. Fique mais atento aos pedestresVocê já percebeu que, quando começa a chover, os pedestres começam a correr para evitar se molharem? O motorista deve estar atento, pois as pessoas podem atravessar correndo, de repente. Mais uma vez, se o condutor estiver dirigindo devagar, dá tempo de parar o veículo e, assim, prevenir atropelamentos.

Bônus: Aprenda a manter a calma no trânsitoBuzinas, estresse e tumulto costumam fazer parte da grande maioria das cidades brasileiras. Em dias chuvosos, parece que toda essa confusão se duplica e podemos sofrer as consequências como o aumento da impaciência e da ansiedade, a falta de empatia e de cautela na direção. Para atenuar esses sintomas, não subestime o poder da respiração. Se perceber o aumento da frequência cardíaca, inspire e expire o ar lentamente por, pelo menos, um minuto. Se preciso for, encoste o carro e mentalize que chegar ao seu destino é seu principal objetivo. Cuide para fazer o trajeto da melhor forma possível, dando preferência, sem pressa e reconhecendo seus deslizes.

Qual a importância da manutenção em dia?

Os proprietários que têm o hábito de fazer a manutenção do carro periodicamente economizam e evitam problemas mais graves no futuro. Outra grande vantagem é a economia no combustível e na troca de peças, além da melhora significativa do rendimento e da vida útil do veículo. Quem faz revisão periódica fica mais tranquilo em dias chuvosos. Alinhamento, balanceamento e pneus novos vão transmitir mais segurança e estabilidade na hora de dirigir. O ideal é que seja feita uma manutenção a cada 10 mil quilômetros, porém é importante visitar um mecânico de sua confiança ao constatar qualquer situação atípica no veículo. Neste artigo, apresentamos várias orientações e dicas importantes para sua segurança ao dirigir na chuva. Não é uma tarefa impossível, requer apenas alguns cuidados básicos com o carro, direção preventiva e bastante atenção. Lembre-se que sua prudência e cuidado podem salvar vidas. Gostou do texto? Então continue aprendendo sobre o assunto e saiba como ter mais segurança no trânsito!

Sigam as nossas redes:

Veja também