1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Vai comprar o seu carro? Confira tudo o que você precisa saber!

Descubra 14/12/2020

Tudo que você precisa saber antes de comprar o seu carro!

Motorista recendo as chaves na concessionária

Comprar carro é uma experiência fantástica. Afinal de contas, esse momento costuma ser acompanhado de alegria e da própria sensação de conquista. Além disso, é uma aquisição importante para a sua segurança e comodidade, já que é uma decisão que afeta diretamente a sua qualidade de vida. Por isso, elaboramos este conteúdo especial sobre o tema. O nosso objetivo é fornecer um guia completo para ajudar na sua jornada. Com esse material, você contará com as noções necessárias para fundamentar a sua decisão, tanto de escolha como de compra. Assim, nós colaboramos diretamente para a sua satisfação enquanto consumidor, pois quanto mais planejada e bem-decidida a sua compra, menor a chance de você se decepcionar com a sua escolha. Agora, acomode-se na cadeira e mergulhe nesta leitura para continuar aprendendo sobre o tema! Nesse momento, muitas pessoas têm dúvidas sobre como calcular o custo de viagem de carro. Existem várias despesas a se considerar, e um erro comum é avaliar apenas o valor do combustível. Por isso, separamos as principais dicas acerca do assunto. Confira!

Quais os principais tipos de carros no mercado?

Historicamente, os carros sempre foram ferramentas fiéis às necessidades dos consumidores. Isso se tornou ainda mais importante agora na era moderna, em que o veículo não é apenas um meio de locomoção, mas um ambiente confortável e prático para encarar a correria da vida cotidiana. É nesse sentido que se torna importante considerar questões como tecnologia e praticidade entre os instrumentos do veículo desejado. Mas antes de partir para essa decisão, o consumidor deve fazer uma primeira distinção: qual a carroceria ideal para mim? Aqui, falamos dos três tipos mais populares e funcionais do mercado: os hatches, os sedans e os SUVs. Como perceberá durante a leitura, as três categorias apresentam propostas bem-definidas, cada uma focando em um público de uma maneira especial. Entre outras coisas, essa é a decisão mais importante para garantir a compatibilidade entre o seu estilo de vida e o carro desejado. Por isso, elaboramos três seções especiais para explicar cada uma das carrocerias, destacando o propósito, as vantagens e os pontos de atenção. Acompanhe!

HatchA começar pela carroceria mais compacta de todas. Os hatches são uma escolha recorrente entre o público mais jovem e/ou despojado. Em comum, esses consumidores buscam otimizar a decisão de compra, selecionando o modelo apenas com o espaço necessário para uma experiência mais individual. Na Hyundai, o principal representante dessa categoria é o HB20, que também pode ser encontrado na variante aventureira chamada HB20X e na esportiva HB20 Sport. Em comum, os três modelos apostam na carroceria encurtada, que, não por acaso, é mais leve e, consequentemente, mais econômica. Em termos de uso, os hatches são boas alternativas para quem busca o veículo de entrada, pois as versões mais acessíveis sempre existem nessa carroceria. Mesmo assim, a categoria ainda admite boa flexibilidade de escolha, já que também existem hatches de topo, como é o caso do HB20 Diamond Plus. Por apresentarem um comprimento menor, os hatches oferecem a melhor manobrabilidade possível. A questão do menor tamanho o faz perfeito para um público solteiro, mas o automóvel ainda consegue acomodar pequenas famílias, já que há espaço suficiente para garantir o conforto dos seus ocupantes.

SedanJá aqui, falamos dos “irmãos maiores” dos hatches, os sedans. Nessa categoria, a carroceria é alongada, oferecendo maior espaço, principalmente se pensarmos na capacidade do porta-malas. A distinção entre as categorias é bem fácil de se fazer quando comparamos modelos irmãos. Por exemplo, o hatch HB20 e o sedan HB20S. Em termos de projeto, são o mesmo modelo. No entanto, o HB20S é desenvolvido com uma traseira que se estende para fora, ganhando um volume considerável no bagageiro. Como destaque, o HB20S oferece 475 litros de porta-malas, enquanto o HB20 trezentos. Por isso, os sedans são boas opções como carro para famílias ou até mesmo para pessoas solteiras que precisam de mais espaço para suas viagens. Em termos mecânicos, não há distinção entre as carrocerias, principalmente se considerarmos HB20 e HB20S, ambos encontrados com três motorizações, com câmbio automático e manual.

SUVPor fim, a categoria que mais cresceu nos últimos anos. Caso não saiba, SUV é sigla que representa os utilitários esportivos. A principal característica desses modelos é que eles apresentam uma suspensão elevada, o que proporciona uma aparência mais imponente e mais sensação de segurança. Na Hyundai, o Creta é o representante dessa categoria. Naturalmente, o visual distinto e a maior robustez faz com que os SUVs sejam precificados levemente acima dos hatches e dos sedans. No entanto, a diferença vale a pena, principalmente se é um SUV que você está procurando. Por conta do maior tamanho, os SUVs vêm se demonstrando como a melhor opção familiar de todas as categorias. O porta-malas é generoso e o espaço interno é bastante amplo. O Creta, por exemplo, garante o conforto de uma família com três filhos adolescentes facilmente. Afinal de contas, o projeto aproveita cada centímetro oferecido pela distância entre-eixos, proporcionando uma área livre confortável para as pernas, boa altura do teto e muita mobilidade para todos os ocupantes, estejam sentados atrás, estejam na frente.

Qual a importância do planejamento financeiro?

Casal analisando números

Agora que você conhece os destaques das principais categorias no mercado, chega o momento de conhecer a parte mais importante da sua compra: o planejamento financeiro. Acima de qualquer coisa, nós entendemos que uma compra automotiva é feita com alegria e entusiasmo. No entanto, é muito importante que você organize essa aquisição previamente, identificando qual será o modelo de compra, entre à vista, financiamento e consórcio, e até mesmo considerando o impacto mensal das parcelas e custos eventuais sobre o seu orçamento, como manutenção, seguro e afins. Depois disso, você está livre para ir à concessionária, ficando cada vez mais perto da sua conquista. Nós entendemos que muitos possam achar a fase do planejamento um pouquinho chata, mas ela é fundamental para fazer uma compra inteligente e garantir a sua satisfação a longo prazo. Agora, conheça os principais motivos para fazer o seu planejamento financeiro!

Evitar o acúmulo de dívidasA estabilidade financeira é determinante para a satisfação com a sua compra. Afinal de contas, todos os modelos Hyundai são criados para facilitar o dia a dia do proprietário, oferecendo uma condução agradável, muito conforto, durabilidade e qualidade de vida durante muito tempo. No entanto, caso você faça uma compra precipitada, sem considerar o impacto da aquisição e seus custos mensais, essa experiência vai acabar sendo frustrada. Até porque você não conseguirá aproveitar todas as vantagens de um bom veículo enquanto é confrontado pela dificuldade dessa compra. É por isso que o planejamento financeiro é uma parte tão importante da vida do consumidor, seja na compra de um carro, seja um imóvel. O planejamento oferece previsibilidade à sua decisão de compra, antecipando possíveis dificuldades que você poderia enfrentar pela frente.

Identificar o valor máximo da compraEm um segundo momento, o planejamento se demonstra com uma importante ferramenta financeira. Caso não saiba, toda compra apresenta um CET, isto é, um Custo Efetivo Total. Como sugere o nome, esse será o valor efetivamente pago na aquisição de um produto, sobretudo nas modalidades a prazo. Identificar o CET é algo especialmente importante quando falamos de financiamentos. Afinal de contas, o incremento de prazo sobre a quitação da compra também é impactado pela ação da taxa de juros definida. É por isso que toda simulação de financiamento ou consórcio deve observar o CET. Com esse preço em mente, você consegue distinguir qual a melhor opção de compra para o seu bolso, inclusive, reconhecendo quando é o momento de esperar um pouco para melhorar a sua oferta, com o pagamento de uma entrada maior e a redução das parcelas. Além disso, identificar o valor máximo também é um detalhe do seu orçamento. Afinal, qual o teto de gastos para essa aquisição? Conhecer tal cifra é determinante para orientar o seu processo de compra, pois evita distrações e incentiva que você se concentre apenas na negociação dos modelos que atendam às suas expectativas de preço.

Avaliar as melhores opçõesPor último e também importante, a decisão da modalidade de pagamento. Como apontamos, descobrir o Custo Efetivo Total é o primeiro passo para garantir uma boa decisão de compra. Hoje, a aquisição automotiva pode ser feita com pagamento à vista, financiado ou consorciado. O pagamento à vista é o mais barato de todos. Como você oferece o valor total da compra, acaba aproveitando uma boa vantagem de negociação. É por isso que essa é a modalidade com o menor Custo Efetivo Total, pois como não existe prazo nem juros, não há nenhum acréscimo sobre o valor do veículo e seus opcionais. Em um segundo momento, destacamos o financiamento, que é a solução mais popular no mercado nacional. Por ser uma operação de crédito em que uma instituição financeira quita o valor da compra e parcela para você sob um novo prazo e taxa de juros, acaba sendo uma opção um pouquinho mais cara. Por fim, o consórcio. Essa é uma modalidade que oferece um Custo Efetivo Total menor do que o financiamento. Como não há um empréstimo, não existem juros. No entanto, ainda há uma pequena taxa de administração para a gestão da assembleia de consorciados. Agora, vamos aos prós e contras: - no pagamento à vista, você consegue o menor preço de aquisição e retira o veículo imediatamente, mas é a modalidade que exige maior caixa disponível; - no financiamento, você não precisa de tanto dinheiro disponível, pode parcelar a compra e retirar o carro no mesmo instante, mas é a modalidade com o maior CET; - já no consórcio, você não precisa de nenhum valor de entrada e consegue parcelar a compra, mas só pode retirar o automóvel quando for contemplado, seja por sorteio, quitação, seja por lance antecipado.

O que considerar antes de comprar carro?

Em nossa visão, existem alguns critérios que devem ser avaliados durante a compra, pois são aplicáveis para todos os modelos disponíveis no mercado. Aqui, falamos de fatores como espaço, segurança, desempenho, conforto, dirigibilidade, economia, garantia e durabilidade. Como pode perceber, tais critérios podem ser mais ou menos relevantes para a sua decisão, mas, no fim das contas, todos têm algum peso na usabilidade do modelo desejado. Agora, confira o que avaliar em cada um desses pontos!

EspaçoO tão falado espaço interno. Esse é um fator particularmente importante para condutores de perfil familiar ou que realizam viagens frequentemente, utilizando o espaço interno para acomodar seus amigos ou bagagens. Seja como for, é importante avaliar tal detalhe. Quando você olha a ficha técnica do veículo, pode ter uma ideia desse aspecto ao examinar especificações como porta-malas, distância entre-eixos, largura, comprimento e altura, pois as cinco medidas interferem diretamente no espaço disponível no ambiente interno. No entanto, também é interessante fazer essa análise ao vivo, indo até a concessionária e entrando no veículo em questão, analisando o vão livre para a movimentação das pernas, a distância da cabeça ao teto, a flexibilidade no ajuste dos bancos frontais e por aí adiante.

SegurançaA segurança é fundamental para a qualidade da sua experiência com o veículo. Sendo assim, a sua decisão pode ser reforçada examinando se os modelos oferecem controle eletrônico de estabilidade, sistema de frenagem autônoma, alerta de troca de faixa, freios ABS, múltiplos airbags, triângulo de sinalização e muito mais.

DesempenhoNinguém gosta de um carro lento, não é mesmo? Afinal de contas, a má performance pode até mesmo ser um fator de risco na sua condução, já que uma aceleração fraca consegue proporcionar momentos perigosos na sua jornada no trânsito. É por isso que você deve considerar o desempenho do veículo sobre dois aspectos — a potência e o torque. A potência, como sugere o nome, é a força final disponível para o deslocamento do veículo, sendo a medida mais responsável pela velocidade máxima do modelo. Já o torque é a métrica interligada à aceleração do seu carro. Quanto maior o torque em menores rotações, mais ágil é o modelo. Esse é um exemplo visto dentro da família Hyundai, se compararmos os motores Gamma 1.6 com o 1.0 Turbo GDI. O modelo turbinado, apesar de menor, oferece mais aceleração, entregando 17,5 kgf.m de torque logo nas 1500 rotações. Basicamente, isso significa que é um veículo mais arisco e disposto, capaz de oferecer retomadas mais ágeis e seguras do que os demais.

ConfortoO conforto é o critério mais amplo de todos, pois pode ser examinado tanto do ponto de vista dinâmico, considerando qualidade de rodagem, tamanho dos pneus, conjunto de suspensão e tecnologia de direção, como do ponto de vista da comodidade interna. Na cabine, isso é representado pela ergonomia dos bancos, a maciez das superfícies, a presença de itens de conveniência e tecnologia, como a blueMedia, e a qualidade e comodidade dos demais acessórios e diferenciais, como sistema Start/Stop, qualidade do ar-condicionado e muito mais.

DirigibilidadeÉ um critério que examina o comportamento dinâmico na estrada. Para isso, nós sempre recomendamos que você solicite o test drive dos modelos desejados. Apenas assim você vai conseguir experimentar a facilidade na condução, a leveza na direção, a fluidez do câmbio, entre outros detalhes.

EconomiaAqui, falamos da eficiência energética do carro desejado. Modelos 1.0, como o Kappa 1.0 e o Kappa 1.0 TGDi, oferecem médias de consumo baixíssimas, tanto no deslocamento urbano como no rodoviário. Olhar essas médias e a autonomia é determinante para quem prioriza a economia de combustível.

GarantiaEste é um critério especial para a compra de modelos zero km. De uma maneira geral, o tempo da garantia manifesta a confiabilidade da montadora sobre o seu produto, além de ser um importante diferencial econômico para reduzir o seu custo com reparos, revisões e manutenções.

DurabilidadePor fim, nós incentivamos uma boa análise de reputação no mercado. Como exemplo, a Hyundai é uma marca que aproveita de bom reconhecimento do consumidor, tanto nos serviços e interação na pós-venda, como pela durabilidade mecânica e excelência técnica dos modelos lançados no mercado.

Quais opções considerar?

Agora que você conhece todos os fatores para suportar a sua decisão de compra, chega o momento de conhecer os modelos da família Hyundai. Em um todo, listamos cinco veículos: o hatch HB20, o sedan HB20S, o aventureiro HB20X, o esportivo HB20 Sport e o SUV Creta. Acompanhe!

HB20O HB20 é o carro compacto de maior sucesso da Hyundai no Brasil. Desde a geração anterior, o modelo encantou os proprietários com um show de tecnologia, confiança e durabilidade. Em sua nova geração, estreia um visual mais moderno, além de apresentar um aumento nas suas dimensões. Ainda, a nova geração chega ao mercado repleta de tecnologia, equipada com uma série de itens de segurança, além dos elementos voltados ao conforto e à comodidade na cabine, com destaque para a central blueMedia de 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Veja os detalhes: - dimensões — 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 2,53 m de entre-eixos e 300 litros de porta-malas; - oito versões — Diamond, Diamond Plus, Evolution, Evolution Pack, Sense, Sense Pack, Vision e Vision Pack; - seis cores — Branco Atlas, Cinza Silk, Prata Brisk, Prata Sand, Preto Onix e Vermelho Magic; - duas transmissões — automática de 6 marchas e manual de 6 marchas; - três motorizações — Kappa 1.0 de 80 cv, Gamma 1.6 de 130 cv e Kappa 1.0 TGDi de 120 cv.

HB20SO HB20S segue os passos da sua versão compacta, mas oferece uma carroceria alongada, garantindo mais conforto e maior espaço para acomodar suas bagagens. Afinal de contas, falamos de um incremento de mais de 175 litros no porta-malas, em uma comparação direta entre HB20 e HB20S. Além disso, a nova geração do HB20 sedan ganhou um estilo ainda mais diferenciado, adotando um design fastback, em que o teto cai, projetando-se suavemente sobre a tampa do porta-malas, criando um visual que une esportividade, elegância e sofisticação. Agora, veja seus detalhes: - dimensões — 4,26 m de comprimento, 1,72 m de largura, 2,53 m de entre-eixos e 475 litros de porta-malas; - seis cores — Azul Sapphire, Branco Atlas, Cinza Silk, Prata Brisk, Prata Sand e Preto Onix; - seis versões — Diamond, Diamond Plus, Evolution, Evolution Pack, Vision e Vision Pack; - duas transmissões — automática de 6 marchas e manual de 6 marchas; - três motorizações — Kappa 1.0 de 80 cv, Gamma 1.6 de 130 cv e Kappa 1.0 TGDi de 120 cv.

HB20XJá aqui, a opção para quem busca um espírito aventureiro. O HB20X aproveita toda a versatilidade original do compacto HB20, mas acrescenta um novo tempero a essa mistura. Para entregar tal estética mais despojada, o HB20X foi desenvolvido com vários diferenciais estilísticos. A começar pela altura. O HB20 urbano apresenta 1,47 m de altura, com 16 cm de vão livre do solo. Já o aventureiro HB20X eleva essas medidas para 1,54 m e 21,1 cm, respectivamente, resultando em um compacto 7 cm mais alto e com 5,1 cm a mais de distância do solo. Agora, suas características: - dimensões — 3,97 m de comprimento, 1,74 m de largura, 2,53 m de entre-eixos e 300 litros de porta-malas; - cinco cores — Branco Atlas, Cinza Khaki, Prata Brisk, Prata Sand e Verde Amazon; - quatro versões — Diamond, Diamond Plus, Evolution e Vision; - duas transmissões — automática de 6 marchas e manual de 6 marchas; - motorização única — Gamma 1.6 de 130 cv.

HB20 SportNesse caso, temos um modelo que pega a abordagem contrária do HB20X. O HB20 Sport foi projetado para oferecer experiências de pistas dentro das condições urbanas. No comando desse pequeno hot hatch, é função do motorista controlar seu entusiasmo e se manter atento às normas de trânsito. Os detalhes: - dimensões — 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 2,53 m de entre-eixos e 300 litros de porta-malas; - quatro cores — Branco Atlas, Cinza Silk, Prata Brisk e Vermelho Magic; - versão única — Sport; - transmissão única — automática de 6 marchas; - motorização única — Kappa 1.0 TGDi de 120 cv.

CretaPor fim, a joia da coroa da Hyundai no Brasil. Nos últimos anos, o Creta vem fazendo história no segmento dos utilitários compactos, pois se apresenta como uma das compras mais racionais e inteligentes do mercado. A Hyundai sempre aproveitou da boa fama, pois além da qualidade dos conjuntos mecânicos, a marca sempre ofereceu modelos muito bem-equipados. Com o Creta, isso não muda, garantindo que você tenha uma boa experiência em qualquer uma das versões selecionadas. Veja os detalhes: - dimensões — 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura, 2,59 m de entre-eixos e 431 litros de porta-malas; - seis cores — Azul Sapphire, Branco Atlas, Prata Brisk, Prata Sand, Preto Onix e Verde Amazon; - cinco versões — Action, Attitude, Limited, Prestige e Smart Plus; - duas transmissões — manual e automática de 6 marchas; - duas motorizações — Gamma 1.6 de 130 cv e Nu 2.0 de 166 cv. Viu só? Entre hatches, sedans e SUVs, a Hyundai oferece uma família completa de modelos compactos, funcionais e tecnológicos para ajudá-lo a comprar o carro ideal. Por fim, ainda vale lembrar o apelo estilístico de todos os veículos, que apresentam visuais modernos, despojados e prontos para o futuro. Gostou deste conteúdo exclusivo para guiar a sua jornada ao comprar carro? Então, aproveite para se manter atualizado nesse e em outros tipos de novidades. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!

Sigam as nossas redes:

Veja também