1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Como calcular o custo de viagem de carro?

Descubra 14/12/2020

Como calcular o custo de viagem de carro?

Uma viagem de carro permite que você chegue ao destino escolhido no seu ritmo, em seu próprio espaço e de forma agradável e econômica. Afinal, dirigir costuma ser mais barato do que voar de avião, mas não é grátis. Conhecer os gastos com o veículo é essencial para evitar imprevistos. Nesse momento, muitas pessoas têm dúvidas sobre como calcular o custo de viagem de carro. Existem várias despesas a se considerar, e um erro comum é avaliar apenas o valor do combustível. Por isso, separamos as principais dicas acerca do assunto. Confira!

Manutenção

Em todo carro deve ser feita a manutenção preventiva a cada 1 ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro. Isso é muito importante para evitar acidentes e imprevistos, bem como manter o valor do seu veículo. Lembre-se de que uma pequena peça defeituosa, que poderia ser trocada durante a manutenção, é capaz de ocasionar problemas muito maiores caso seja negligenciada. A manutenção preventiva é uma medida de segurança (em especial antes de viagens mais longas) e deve ser feita na rede da concessionária — independente da marca do veículo. Desta forma, você evita a perda da garantia. Veja um exemplo do cálculo: - custo anual de manutenção - R$ 750 - dias da viagem de carro - 15 dias Divida o preço da manutenção por 365 dias. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias de viagem. Então, temos um custo de R$ 30 na viagem (750 / 365 x 15).

Combustível

Esse é o cálculo mais básico e necessário a todo motorista. Normalmente, o fabricante deve informar a quantidade de combustível gasto por quilômetro rodado. Caso não tenha essa informação, zere seu odômetro ao encher o tanque do carro por completo. Após percorrer certa distância, 500 km, por exemplo, abasteça outra vez. Se você precisou colocar 40 litros para completar o tanque, a média será 12,5 litros por km (500/40). Para descobrir o custo por quilômetro, basta dividir o preço do litro de combustível pelo consumo médio (12,5).

Pedágios

Por ser um valor baixo, muitos motoristas desconsideram esse custo. No entanto, dependendo do trajeto, a soma de todos os pedágios (ida e volta) pode ter um custo relevante em sua viagem. Antes de sair de casa, faça um mapeamento de todos os pedágios a fim de evitar surpresas pelo caminho. O site Mapeia é uma ótima ferramenta para identificar esses pontos.

Limpeza

Em viagens mais longas é interessante realizar uma limpeza completa no interior do veículo — removendo sujeiras e odores que podem tornar o espaço desagradável. Em qualquer região é possível encontrar esse tipo de serviço com preços acessíveis. Por fim, uma viagem com conforto e tranquilidade só é possível quando temos um bom carro. Evite surpresas desagradáveis, além de gastos desnecessários, optando por um veículo moderno e confiável. Siga as dicas acima para melhorar seu planejamento — sabendo exatamente qual é o custo de viagem de carro — e aproveite seu passeio!

Tem alguma dúvida ou está pensando em trocar de carro? Entre em contato agora com a equipe de suporte da Hyundai!

Sigam as nossas redes:

Veja também