1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Carro esportivo: tudo que você precisa saber para se apaixonar por esse estilo

Descubra 14/12/2020

Carro esportivo: tudo que você precisa saber para se apaixonar por esse estilo

Porta malas do HB20S

Por muito tempo, os carros esportivos eram vistos como artigos de luxo, quase como itens para colecionador. Afinal, os valores eram mais elevados e muitos consumidores se questionavam em relação ao custo-benefício de veículos com esse estilo. Hoje, porém, o acesso às informações acaba com essa desconfiança e qualquer preconceito, tornando esse modelo bastante atrativo. Mais do que um design atraente e que desperta a atenção por onde passa, os carros esportivos têm inúmeros benefícios para quem decide comprá-los. Mitos, como os altíssimos valores para realizar o sonho de ter um modelo esportivo ou mesmo a dificuldade de realizar a manutenção, devem ser deixados para trás. Fica, então, a pergunta: você realmente conhece os carros esportivos? Caso a resposta seja "não", que tal aproveitar a oportunidade e tirar todas as suas dúvidas? Para ajudar você nessa missão, preparamos um artigo completo sobre o assunto, com todos os detalhes relevantes sobre os carros esportivos. Continue a leitura deste texto para conferir e se apaixonar!

O que são os carros esportivos?

Para começar, é preciso entender o conceito de um carro esportivo. Na prática, este é um veículo com o foco em um desempenho dinâmico para o motorista, pensando, por exemplo, em questões como a aceleração, a velocidade máxima ou mesmo na liberdade para dirigir. A sua produção é bastante relacionada ao mercado europeu, especialmente nos anos 1900, mas esse cenário mudou. Além disso, não existem definições específicas sobre o que é um carro esportivo. O design e o seu desempenho acabam se tornando os critérios principais para a definição desse conceito. Outra característica comum é a 'emoção' e a 'liberdade' que dirigir um desses modelos pode oferecer, levando a experiência nas pistas de corrida para o dia a dia na cidade. Por mais que tenha outras características importantes, o design premiado é, sem dúvidas, o ponto de destaque para os carros esportivos. Um exemplo é o Sensuous Sportiness — a esportividade sensual —, o conceito global da Hyundai que harmoniza proporção, arquitetura, estilo e tecnologia em um único automóvel. O conceito é um indicativo também de como os carros esportivos estão evoluindo cada vez mais. A tecnologia, portanto, ganha mais espaço dentro dos modelos esportivos. Ou seja, muito mais do que um design diferenciado, é conseguir aliar esse conforto com o que existe de mais moderno e eficiente no mercado automobilístico. Não importa se são luxuosos ou mais simples, o conceito de esportividade se expande para modelos com características parecidas, como os hatches e sedans.

Qual é a linha do tempo na evolução desse modelo?

Além de não ter uma definição específica sobre o que é um carro esportivo, esse conceito evoluiu significativamente desde a sua criação. Por isso, preparamos uma linha do tempo com o que mais se alterou nesses modelos e como hoje se tornaram referências de design e tecnologia. Confira!

O surgimentoNo início do século 20, os carros de turismo e roadsters eram os mais conectados ao conceito do carro esportivo. O primeiro modelo a ganhar mais destaque foi o Simplex 60 cv, fabricado em 1903 e tinha o centro de gravidade baixo como uma característica relevante. O objetivo primordial era, de fato, ganhar em performance em relação aos outros modelos tradicionais para corridas. Afinal, é por isso que o termo 'esportivo' faz parte do conceito: as pistas eram o seu habitat natural no início da sua história. Até então, esses modelos eram fabricados apenas na Europa e eram parte fundamental de eventos automobilísticos na região, como a corrida Paris-Madri em 1903 ou o Tour do Príncipe Henry, que durou entre 1908 e 1911. Velocidade e desempenho eram fundamentais. Nas cidades, os carros esportivos ainda não tinham tanto espaço, o que tornava impensável torná-los úteis para os centros urbanos.

Primeiros avanços em performanceDepois da 1ª Guerra Mundial, as fabricantes voltaram a produzir apenas em 1920 e foi justamente nessa época que o conceito de carros esportivos começou a ganhar relevância. Os avanços tecnológicos foram consideráveis nesse período, como a adição de combustível aos veículos para torná-los mais potentes graças a possibilidade de aplicar maiores taxas de compressão. Em relação ao design, os carros esportivos eram, em sua maioria, versões atualizadas dos carros que estiveram presentes nas pistas de corrida no ano anterior. Ou seja, após o lançamento de um novo modelo para corridas profissionais, as montadoras faziam as adaptações necessárias para levá-los também para as cidades, conquistando cada vez mais apaixonados pela esportividade.

Declínio no pré-GuerraApesar de ter sido o período em que conceitos como do streamlining surgiram — linhas arredondadas para favorecer a aerodinâmica e, consequentemente, a velocidade dos veículos —, o período antes da 2ª Guerra Mundial foi caracterizado pelo declínio dos carros esportivos. As vendas não foram tão grandes na época, mas isso não impediu o surgimento de estilos importantes. Os modelos sedan, por exemplo, começaram a ganhar a esportividade em seus designs. Mesclando potência, segurança e economia, esses modelos se tornaram populares graças aos salões de exposição muito comuns nos Estados Unidos. Não à toa, esses eventos começaram a ser importados para a Europa também.

Expansão após a 2ª Guerra MundialO período pós-2ª Guerra Mundial se tornou importante para fortalecer a indústria dos modelos esportivos. Entre o final dos anos 1930 e o início da década de 1960, o interesse pelos veículos com esse estilo aumentou consideravelmente. O motivo para isso foi a melhoria significativa nos processos e técnicas de projeto e fabricação dos modelos, criando ainda mais atrativos. Com esses avanços de produção, as montadoras começaram a criar veículos ainda mais potentes e eficientes. Foi nesse mesmo período que o conceito de Gran Turismo foi inventado, que focava na alta velocidade em carros com motores considerados menores e em uma carroçaria mais compacta, conquistando a confiança de quem ainda não era apaixonado por esses veículos.

Popularização dos modelos esportivosEm seguida, os modelos esportivos atingiram o ápice de popularidade em todo o mundo. O motivo é simples: a tendência deixou de ser restrita ao mercado europeu ou norte-americano. Novos players começaram a entrar no segmento e fabricar carros esportivos ao redor do globo. A Hyundai é um exemplo de fabricante asiática que contribui para a popularização dos carros esportivos.

Presente e futuro: tecnologia e designAtualmente, vivemos um novo período de avanços e transformações nos carros esportivos. Muito por conta da união entre design e tecnologia. Afinal, a transformação digital, por exemplo, cria um leque maior de oportunidades para as montadoras investirem. Os motores turboalimentados, por exemplo, oferecem maior economia e potência aos motoristas dos modelos esportivos. Assim, motores de seis cilindros, por exemplo, passaram a dar lugar a máquinas com menos cilindros, mas com uma potência ainda maior. Outro avanço considerável a partir da década de 2010 foi a popularização das transmissões de embreagem dupla. Ou seja, a transmissão manual perdeu ainda mais espaço entre os modelos esportivos, gerando mais conforto aos motoristas. Os avanços não param e a tendência é que os carros esportivos continuem se modificando nos próximos anos. Não à toa, os modelos híbridos se tornam mais populares entre as fabricantes, aliando performance e eficiência, tudo de forma mais econômica e eco-friendly.

Quais são as suas principais características?

Apesar das muitas mudanças ao longo do tempo e não existir um padrão exato para definir o que é e o que não é um carro esportivo, algumas características são importantes. Para você não ter dúvidas na hora de procurar pelo seu modelo, listamos as principais delas. Confira!

Localização do motorEm um carro esportivo, a localização do motor é fundamental para a sua performance. Por isso, o motor normalmente fica na frente ou no meio do carro. Como complemento, a tração do veículo é traseira, o que já é uma tradição desses modelos para garantir o melhor desempenho possível.

Espaço internoOutra característica marcante dos carros esportivos é o espaço interno. Tradicionalmente, o veículo tem apenas dois assentos dianteiros, mas esse é um conceito que se modificou nos últimos anos, especialmente com a popularização desse modelo. Sendo assim, os modelos com locais para passageiros na parte de trás, também são bastante comuns.

Mais leve e centro de gravidade mais baixoAlém disso, os modelos esportivos costumam ser mais leves, já que a ideia é justamente oferecer maior conforto, liberdade e manobrabilidade ao motorista. Outro detalhe em comum nos carros esportivos é o centro de gravidade mais baixo, que contribui diretamente para aumentar a estabilidade do veículo.

Quais são os diferenciais dos carros esportivos?

Além dessas características, os carros esportivos têm diferenciais consideráveis em relação aos outros modelos no mercado. O principal deles, sem dúvidas, é a velocidade e a potência, que criam movimentos mais rápidos e confortáveis para os motoristas de forma adequada. Sempre seguindo as regras de segurança, esse tipo de veículo vai entregar a força necessária para o seu objetivo. Essa potência permite, por exemplo, maior segurança para enfrentar subidas mais íngremes, sem deixar o motorista na mão. Como falamos ao longo deste artigo, os carros esportivos têm se tornando mais do que modelos focados em um design mais arrojado — a tecnologia desempenha, na verdade, um papel relevante nesse processo de transformação. O motor turbo, por exemplo, é utilizado para aumentar a sua potência e, ao mesmo tempo, garantir a redução, por exemplo, da emissão de poluentes. A economia também é um reflexo do motor turbo, já que é preciso menos combustível para ter um desempenho satisfatório. Pensando na experiência, todo o carro é projetado para reduzir os trancos ao longo de um trajeto, além de uma resposta rápida para ter segurança e agilidade nas ultrapassagens, por exemplo. Para completar, a manutenção é a mesma de motores tradicionais. Os modelos esportivos também entregam um interior moderno e esportivo. E esse trabalho começa com detalhes nos bancos, volantes e painéis e vai até mesmo os recursos mais avançados, como a central de multimídia. Tudo isso para criar uma experiência única para todos os motoristas que utilizam o veículo.

Por que comprar um carro esportivo?

Mas, então, por quais motivos você deve comprar um carro esportivo? Para que você não tenha dúvidas sobre o assunto, listamos alguns dos mitos que costumam associar aos modelos e qual é a realidade. Confira!

Preço mais competitivosMuito por conta do seu histórico de glamour e luxo, os carros esportivos são vistos com desconfiança por quem deseja comprá-los pela primeira vez. Além disso, modelos mais famosos — e muitas vezes realmente mais caros — acabam se tornando a única referência. Esse pode ser um erro grave, já que não é mais necessário desembolsar quantias absurdas por um modelo esportivo. No decorrer deste artigo, apresentaremos alguns modelos da Hyundai que não exigem valores muito altos para serem comprados. Além da fabricação dos carros esportivos ter se popularizado, o que já reduz os custos consideravelmente, as muitas opções também contribuem para esse cenário que estimula a compra. Assim, você pode procurar a opção que mais lhe agrada e fazer a compra.

Consumo mais eficiente de combustívelOutro erro comum é imaginar que os carros esportivos têm um alto consumo de combustível. Com a tecnologia desempenhando um papel fundamental para a criação de modelos mais eficientes, o consumo é, na verdade, muito melhor em relação ao custo-benefício. Ou seja, você vai ter a força que deseja, mas sem que isso signifique gastos elevados com o combustível para o veículo. Na prática, um dos principais objetivos dos carros esportivos é entregar uma experiência ao motorista que misture potência e economia. Com os avanços significativos na engenharia automotiva, o consumo de combustível se torna ainda mais eficiente. Além disso, a emissão de poluentes, por exemplo, também tende a ser muito menor com esses modelos.

Maior confortoO design moderno e estiloso tradicional dos carros esportivos não é pensado na performance nas ruas apenas. Todos os detalhes desses modelos visam entregar uma experiência completa ao motorista e isso passa diretamente pelo conforto dentro do carro. Da qualidade dos bancos até as funcionalidades no volante e nos painéis, tudo é pensado para uma melhor experiência. Além disso, os motores menores — apesar de muito potentes — reduzem o desconforto para quem está dentro do carro por conta das vibrações. Fora isso, as suspensões geralmente são projetadas para reduzir o impacto das irregularidades na estrada. Quando falamos em liberdade e conforto, portanto, são todos esses detalhes que contribuem para isso.

Design diferenciadoQuerendo ou não, além da qualidade e a performance do veículo, o design desempenha um papel relevante durante o processo de escolha do novo carro, por exemplo. Quando falamos em veículos esportivos, o desenho se torna mais um diferencial para o motorista. Afinal, os detalhes são todos pensados para adicionar glamour ao veículo, chamando a atenção por onde passam.

Manutenção com peças nacionaisComo mostramos ao longo deste artigo, os carros esportivos não são fabricados apenas na Europa ou nos Estados Unidos. A popularização desses modelos em montadoras por todo o mundo acaba contribuindo para a facilidade na hora de comprar um veículo. Afinal, além de não precisar seguir por um processo complexo de importação do próprio carro, a manutenção também é facilitada. Imagine investir uma quantia considerável em um carro esportivo importado, mas sofrer com o desgaste das estradas brasileiras e ter algum problema no funcionamento do veículo? Essa já não pode ser mais uma desculpa, já que as fabricantes produzem veículos esportivos no Brasil. Além disso, as marcas mais confiáveis oferecerem garantias extensas e revisões programadas.

Quais são os modelos esportivos da Hyundai?

Uma das razões para os carros esportivos deixarem de ser apenas um artigo de luxo é o trabalho de algumas montadoras para fabricá-los em outros países além dos europeus. Um exemplo disso é a Hyundai, que criou o primeiro modelo de coupé na Coreia do Sul ainda em 1988, com o Scoupe, e hoje leva a esportividade para diferentes modelos do seu portfólio de veículos. Que tal, então, conhecer mais sobre os modelos esportivos fabricados pela Hyundai e o motivo para colocá-los em sua lista de interesse para fazer uma avaliação, test-drive e até mesmo comprá-lo? É só continuar a leitura para entender mais sobre as características de cada um deles. Confira!

HB20 Sport Nova GeraçãoO HB20 da Hyundai é um dos modelos mais populares no Brasil, não à toa, figura sempre entre os mais vendidos no país. Pensando em otimizar essa experiência, a montadora criou a versão Sport para o veículo. Todos os detalhes são pensados em uma experiência única para o motorista e ele começa com o friso vermelho no para-choque dianteiro e traseiro já levando um destaque para o veículo logo de cara. Além disso, a grade dianteira passou por uma reformulação completa. Em um novo desenho, ela agora tem um acabamento preto brilhante. Outra área que passou por uma mudança significativa foram os retrovisores, que têm o selo SPORT e combinam estilo e elegância. As máscaras negras presentes nas lanternas traseiras e o friso vermelho logo abaixo — que pode ser também na cor cinza — são outros detalhes que chamam a atenção. Nas rodas, o logo da Hyundai no estilo esportivo também indica uma mudança: são 16 polegadas e um efeito diamantado para criar um visual ainda mais atraente. Como falamos ao longo deste artigo, porém, os carros esportivos não se resumem ao design e o desempenho também é fundamental. O modelo, portanto, é ágil em acelerações, econômico no consumo e garante uma condução prazerosa ao motorista. Tudo isso é resultado da sofisticação mecânica do modelo, que oferece eficiência e elasticidade aos veículos. O interior também está repleto de esportividade. E começa com os detalhes em vermelho e assentos que misturam couro e tecido com costura pespontada, remetendo às corridas. As portas e o volante também têm detalhes que geram estilo para o veículo. Construídos em alumínio, a manopla do câmbio e os pedais ganham um tom mais esportivo. E como a tecnologia sempre acompanha os avanços nos carros esportivos, o HB20 Sport Nova Geração também investe em uma central multimídia exclusiva. Com tela de 8 polegadas, ela é compatível com qualquer dispositivo e combina com o acabamento central do painel em preto, que cria um estilo de fibra de carbono. O carregamento sem fio para smartphones é outro atrativo.

HB20S Nova GeraçãoOutro veículo da Hyundai que investe na esportividade é o HB20S Nova Geração. Para começar, o seu design destaca algumas linhas no exterior do veículo, criando um estilo refinado para o modelo. Para reforçar o tom esportivo, a grade aposta em um estilo cascading e bordas em preto brilhante, criando um visual mais moderno e arrojado. As rodas acompanham esse estilo, com 15 polegadas e diamantadas. O volante também segue o modelo dos carros esportivos e, além disso, oferece praticidade com os botões Smart Shift, que possibilitam a troca de marchas com segurança, facilidade e elegância. As maçanetas cromadas e com um novo design também garantem mais estilo ao veículo. Além disso, a antena Shark do veículo é mais um item que reforça a esportividade do modelo, além de melhorar a captação AM e FM. Em relação aos detalhes técnicos, o HB20S Nova Geração tem o recurso ESP para garantir que o veículo não perca a sua trajetória mesmo em um momento de desestabilidade. A central multimídia segue o mesmo padrão da anterior para garantir eficiência. Os carros esportivos são, portanto, mais uma opção valiosa para quem busca uma experiência que mescle conforto, liberdade e bom gosto. Esqueça os mitos, conheça os reais benefícios do modelo, encontre a opção mais adequada para o seu perfil, objetivos e bolso. Ficou claro que esse estilo é, na verdade, muito mais do que um design arrojado, mas sim uma experiência completa de alto nível. Agora que você já sabe tudo sobre os carros esportivos, que tal continuar por dentro de assuntos que também podem ser relevantes para a sua relação com os automóveis? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e confira todas as publicações de conteúdos interessantes em primeira mão. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Sigam as nossas redes:

Veja também