1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Álcool ou gasolina: como saber qual a melhor opção?

Descubra 06/11/2020

Álcool ou gasolina: como saber qual a melhor opção?

Parte fundamental para o melhor uso do seu veículo é a escolha do combustível. Nesse sentido, uma dúvida muito comum é a definição entre álcool ou gasolina. Afinal, qual é a melhor opção para o seu carro? Quais fatores devem ser considerados para uma decisão que seja boa para o seu automóvel e, é claro, possa representar uma economia de combustível? Que tal tirar todas essas dúvidas neste artigo? Continue a leitura para saber como definir a melhor opção entre álcool ou gasolina para os carros flex.

Como avaliar qual é a melhor opção entre álcool ou gasolina?

Mas, na prática, o que deve ser avaliado para que a sua decisão seja a mais adequada? Confira a seguir!

Características do carroPor mais que exista um padrão no preço dos combustíveis, as características do carro também fazem muita diferença na hora da sua escolha. Afinal, existem veículos que o motor acaba gerando um consumo mais alto do combustível, por exemplo. Como cada carro tem as suas particularidades, é importante considerar esses detalhes também.

Consumo na cidade ou na estradaAlém disso, também é importante avaliar o local do consumo de cada combustível. Caso a sua ideia seja utilizar o carro apenas dentro da cidade com viagens esporádicas, o parâmetro utilizado deve ser o consumo nos centros urbanos, por exemplo. Se o objetivo for pegar a estrada com frequência, é preciso entender como álcool e gasolina performam nesse cenário para avaliar com precisão.

Cálculo dos 70%Uma técnica muito conhecida para escolher entre álcool ou gasolina é o cálculo dos 70%. A teoria é que, para valer a pena utilizar o etanol como combustível, a divisão do seu valor pelo preço da gasolina deve ser menor do que 0,7. Caso o resultado dessa conta dê maior do que 0,7, a opção pela gasolina é a mais recomendada. Esse cálculo não pode ser o único parâmetro, mas pode ser útil.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada combustível?

Também é importante entender quais são as vantagens e desvantagens de cada opção. Em relação ao álcool, o principal benefício é o custo por litro mais baixo em relação aos outros combustíveis. Já o seu principal ponto negativo é justamente a menor eficiência. Em relação à gasolina, sua eficiência é um diferencial, fazendo um rendimento melhor do que as outras opções com a mesma quantidade de combustível. O seu ponto negativo pode ser considerado o impacto ambiental, já que gera mais poluentes. Saber escolher o combustível ideal é fundamental para o rendimento a longo prazo do seu carro e significa economia para o seu bolso. Ao escolher a opção com melhor custo-benefício, o seu investimento ganha maior tempo de vida, preservando as melhores condições do seu veículo e do seu dinheiro. Agora que você já sabe como escolher entre álcool ou gasolina para o seu automóvel, que tal mostrar para outras pessoas como essa decisão pode ser feita e como ela é importante? Basta compartilhar este artigo em suas redes sociais com seus amigos e familiares!

Que tal saber quais são os modelos mais procurados pelos jovens? Conheça.

Sigam as nossas redes:

Veja também