1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    7 dicas para economizar dinheiro para dar uma maior entrada no carro

Pílulas Hyundai 15/04/2021

7 dicas para economizar dinheiro para dar uma maior entrada no carro

Funcionário Hyundai auxiliando cliente

Comprar o primeiro carro é um grande passo na vida de uma pessoa. Afinal, essa é uma aquisição que envolve um valor que, muitas vezes, precisa ser financiado. A entrada acaba sendo mais um desafio, principalmente para quem não tem um veículo para entrar nesse negócio. Por outro lado, também é uma excelente maneira de conquistar o seu objetivo sem tantas parcelas depois. Nesse sentido, economizar dinheiro para esse momento é uma boa estratégia. Com isso, dá para pagar menos juros, em um contrato de menor valor para a compra do carro. As mensalidades de cada mês também se reduzem, sobrando mais até para a sua poupança. Já pensou? Para ajudar você nessa missão, separamos algumas dicas para economizar dinheiro e dar uma boa entrada no carro. Confira!

Qual é a importância do planejamento financeiro para comprar um carro?

Muita gente até entende por que é interessante poupar dinheiro antes de realizar a compra de um veículo, mas são barrados por uma questão: a longa espera até a conquista. Isso porque economizar o necessário para a entrada leva um tempo –– que pode ser maior ou menor, a depender de fatores como seus rendimentos, tipos de gastos e assim por diante. Para dar aquele gás nesse objetivo, é importante fazer um planejamento financeiro. Essa estratégia serve de guia para as suas economias e ajuda a visualizar melhor os seus esforços progressivamente. Ou seja, a organização é uma boa companheira, até mesmo pela motivação. Pode ser que planejar o objetivo financeiro seja uma tarefa complicada no começo. Contudo, lembre-se de que esse sacrifício vai valer muito a pena no futuro. Mesmo que demore um pouco mais para reunir o dinheiro necessário, você pode ter a certeza de que conseguirá pagar parcelas que cabem no seu bolso –– ou até reduzir o prazo do financiamento. Antes de assumir mais uma dívida, é preciso entender se o seu orçamento vai suportá-la, concorda? Com o veículo, você também terá gastos com seguro, manutenção preventiva, limpeza, combustível etc. Novamente, o planejamento financeiro conta pontos para você, ajudando nessa compreensão do quanto é possível investir por mês para a compra ou a troca de carro. Lembre-se de que o processo de adquirir um veículo conta com outros gastos além das mensalidades do financiamento. É preciso considerar também o que se paga com a documentação: emplacamento, licenciamento, seguro obrigatório, transferência e IPVA, por exemplo. Ter dinheiro em mãos nesse momento é essencial.

Como economizar dinheiro para dar uma entrada maior?

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas para economizar dinheiro e conseguir um bom negócio na aquisição do seu carro novo. Acompanhe!

1. Faça um controle das finançasPode pesquisar: o primeiro passo para qualquer economia ou planejamento financeiro é entender o que entra e sai do seu orçamento a cada mês. As entradas podem ser o salário, alguma renda de aluguel, uma bolsa de estudos, renda extra e por aí vai. Quanto aos gastos, considere os: - fixos: são contas que aparecem todos os meses, com pouca variação nos valores — alguns exemplos são aluguel da casa, despesas com energia elétrica, água, internet, plano de celular etc.; - variáveis: aqui, entram as despesas não recorrentes, como remédios, a própria manutenção do carro e veterinário para os animais de estimação. Pense também no comprometimento de renda. É preciso ter uma folga durante o mês para alcançar um orçamento eficiente. Se todo o seu dinheiro vai para as contas, tem algo errado aí, concorda? Isso indica que é hora de cortar gastos. Para fazer a planilha financeira, você pode contar com ajuda da tecnologia. Existem aplicativos que já oferecem a estrutura, basta inserir os valores para cálculo. Outros, fazem a categorização das despesas, para entender em quais segmentos estão aqueles gastos que dá para reduzir, por exemplo.

2. Encontre formas para ganhar renda extraVocê sabia que é possível conseguir o valor da entrada mais rápido ou até comprar carro sem fazer dívida alguma? Tudo isso com a ajuda de uma renda extra. Assim, além do que você já reúne a cada mês, é possível ampliar as economias com a remuneração de algum trabalho fora do seu fixo. O melhor dessa opção é que existem várias possibilidades para ganhar renda extra, muitos deles até sem sair de casa. Veja algumas: - redação ou revisão de conteúdo para sites; - tradução de documentos, conteúdos e outras peças para empresas ou pessoas físicas; - produção de vídeos para as redes sociais, como YouTube; - criação de infoprodutos, como cursos, webinários, e-books e assim por diante, ensinando algo que você domina; - produção de bolos, doces, salgados ou outros pratos para vender pela vizinhança, usando até o WhatsApp para os pedidos; - aulas de reforço para estudantes, de línguas estrangeiras ou outros temas com os quais você tem familiaridade; - venda de roupas, acessórios, móveis, artigos de decoração ou outros objetos usados que você não usa mais — também é possível investir na produção de artesanato para comercializar na internet; - resposta a formulários e pesquisas online remuneradas; - ser afiliado digital, revendendo produtos de alguma empresa e ganhando recompensas por isso. Se você não tem tempo para essas atividades nos dias úteis, é possível se dedicar a elas nos fins de semana. Mas lembre-se de que quanto maior o seu investimento, melhores são os ganhos e o retorno.

4. Evite compras desnecessáriasJá pensou no conceito de erros financeiros? São pequenas atitudes que, quando reunidas, representam um grande prejuízo ao seu orçamento. Um deles é comprar por impulso, só porque o produto se encontra em promoção ou por achar que será útil no momento. Muitas vezes, o objeto acaba parado ou subutilizado, enquanto você poderia ter economizado o dinheiro. Então, antes de fazer uma compra, pense em questões como as seguintes: - A compra desse produto é urgente? Quanto a falta dele impacta a minha vida? - Posso prorrogar a compra sem qualquer prejuízo? - Existem outras prioridades no momento? - Há formas ou opções mais em conta para a aquisição? Seja realista e pense bem ao responder a essas perguntas. Se você deseja comprar um carro com uma boa entrada, será preciso fazer escolhas difíceis – às vezes, deixando para depois outras aquisições.

5. Tenha um bom planejamentoVocê começou um bom planejamento financeiro com a planilha de gastos e a compreensão do seu orçamento, certo? Agora, é preciso seguir as suas metas sem buscar atalhos ou justificar desvios –– o delivery durante a semana, a compra de algum supérfluo e assim por diante. Então, uma das boas dicas para economizar dinheiro é ser fiel ao seu planejamento. Se você não mora sozinho e a compra de um carro será a conquista da família, peça a colaboração de todos. Até mesmo dentro de casa é possível reduzir alguns gastos, por exemplo, com a energia elétrica.

6. Não use o cheque especialEssa linha de crédito já está disponível no banco da maioria das pessoas, mas nem todas sabem como usar. Ela funciona como um empréstimo: assim que você gasta além do dinheiro que tem na sua conta, a instituição automaticamente aciona essa quantia. O que a maioria não sabe é que os juros são altíssimos, ultrapassando os 300% ao ano. Então, para economizar dinheiro, tente sempre ficar longe dessa opção.

7. Tenha cuidado com o cartão de créditoO cartão de crédito é realmente um recurso que salva muitas vezes. Poder comprar algo mais caro e dividir em valores menores é uma boa forma de fazer uma aquisição. Mas também deve ser usado com cautela. Afinal, de parcela em parcela, mesmo que pequena, a quantia final da fatura pode ser bem alta. Então, sempre que precisar fazer esse tipo de compra, anote na sua planilha. Tenha um limite estipulado para as parcelas mensais de cartão e tente não ultrapassá-lo. Faça o exercício de tentar diminuir esse valor a cada período, para aumentar as suas economias e chegar mais perto do objetivo financeiro. Por fim, a dica de comprar à vista é sempre útil. Assim como você quer adquirir o seu carro com uma entrada maior para reduzir as parcelas, pense em juntar dinheiro para as outras conquistas também. Aqui, retomamos o alerta: tenha sempre em mente as suas prioridades e o que pode ficar para depois. O que achou das dicas para economizar dinheiro? Como vimos, elas são simples de se colocar em prática, mas exigem uma dose extra de dedicação da sua parte. Por isso, tenha em mente o seu objetivo de comprar o melhor carro do mercado, com uma entrada maior, e faça o que for necessário para reunir o valor que precisa. E se quiser mais dicas sobre planejamento financeiro e formas para realizar seus sonhos, temos uma boa solução para você: assine a nossa newsletter! Receba as novidades em primeira mão, diretamente em seu e-mail!

Sigam as nossas redes:

Veja também