1.   
    Home
  2.  > 
    Inovação e Tecnologia
  3.  > 
    Stop & Go da Hyundai: economia a cada parada

Inovação e Tecnologia 29/08/2019

Economia a cada parada.

Sem mudar a forma de conduzir o veículo ou reduzir o prazer ao dirigir, o Sistema Stop & Go reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

carro stop and go

Economia de combustível é bom para o bolso e todo mundo gosta, certo? Para isso, o sistema Stop & Go do Hyundai Creta dá uma mãozinha ao motorista, principalmente quando ele está circulando no trânsito urbano. E como ele faz isso? Desligando automaticamente o motor quando o veículo fica, por exemplo, parado em um sinal vermelho ou em um congestionamento, evitando que combustível seja gasto apenas para manter o motor em funcionamento. Isso acontece, claro, sempre que existam condições técnicas e de segurança. Para o motorista, o sistema Stop & Go não tem mistérios - basta dirigir o veículo normalmente. Na prática, o processo acontece da seguinte forma: a unidade de controle eletrônico detecta quando o carro para totalmente e entra em estado de espera - para isso, considera quando o motorista mantém o pedal do freio pressionado (nas versões com transmissão automática) ou coloca a alavanca em neutro e solta a embreagem (nos Creta com câmbio manual).

Quando isso acontece, então, o motor é desligado automaticamente. Nada muda na forma de dirigir, também, quando o trânsito anda e é hora de arrancar com o carro. Basta tirar o pé do freio (transmissão automática) ou acionar a embreagem para engatar a primeira marcha (câmbio manual) que, em milésimos de segundo, o sistema detecta a intenção do motorista, aciona a ignição e motor volta a funcionar. Tudo acontece de uma forma bastante suave, quase imperceptível para o motorista. A central de gerenciamento eletrônico também se encarrega de checar se as condições permitem o acionamento do sistema. O Stop & Go não entra em ação, por exemplo, quando a temperatura do motor está abaixo da faixa ideal de funcionamento - dar a partida em um motor frio gasta mais combustível do que seria eventualmente economizado enquanto ele ficou desligado. Se, por algum motivo, o motorista desejar ou precisar desligar o sistema, basta pressionar o botão no console central. O sistema Stop & Go será desligado e voltará a funcionar quando o botão for pressionado novamente ou na próxima vez que o motor for ligado. O Creta equipado com o sistema Stop & Go conta com alguns componentes mais robustos, como bateria, alternador e motor de arranque, para suportar a maior carga de esforço a que são submetidos. Tudo isso para garantir o mesmo nível elevado de confiabilidade e satisfação do cliente de todos os veículos da Hyundai. A economia de combustível é o benefício que salta aos olhos, mas o sistema Stop & Go também colabora para a preservação do meio ambiente. Afinal, consumo de combustível mais baixo é sinônimo de redução nas emissões de poluentes e dos gases formadores do efeito estufa - as futuras gerações agradecem! Além disso, dentro da cabine, o motorista também é agraciado com um ambiente ainda mais silencioso durante as paradas, ampliando a sensação de conforto dentro do veículo.

Sigam as nossas redes:

Veja também