Hyundai Motor Brasil recebe certificação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos chancelada pelo Inmetro

Hyundai Motor Brasil recebe certificação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos chancelada pelo Inmetro

  • - Auditoria realizada na fábrica em Piracicaba (SP) concedeu selo Nível Ouro para a montadora, sendo a primeira fabricante de automóveis no Brasil a alcançar a classificação;
  • - Foram cumpridos 98% dos requisitos do programa de certificação, que tem como objetivo reconhecer programas de gestão e otimização dos resíduos gerados.

Dez. 20,2022

A Hyundai Motor Brasil recebeu o certificado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Nível Ouro, após auditoria conduzida e elaborada pelo Organismo de Certificação de Produtos (OCP) PCN do Brasil, aprovado pelo Inmetro, na fábrica em Piracicaba, em São Paulo. A empresa se torna assim a primeira montadora de automóveis no Brasil a obter a certificação neste grau de avaliação, atendendo 98% dos requisitos do programa.

A premiação reconhece programas de gestão e resíduos sólidos em conformidade com os princípios e objetivos estabelecidos pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), alinhado às exigências das disposições estaduais e municipais, às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e aos requisitos do sistema de gestão ambiental, estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 14001.

“Somos a primeira montadora de automóveis a alcançar este nível de conformidade e estamos muito orgulhosos em receber o reconhecimento Nível Ouro, que reforça a nossa seriedade com a redução dos impactos ambientais e demonstra que estamos no caminho certo com a nossa gestão de resíduos sólidos no Brasil”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Em 2022, a gestão ambiental da Hyundai Motor Brasil também foi reconhecida pelo Prêmio Expressão de Ecologia e foi certificada pelo quarto ano seguido com o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia internacional usada mundialmente por empresas e governos para a realização de inventários de gases de efeito estufa.

Agenda global de sustentabilidade da Hyundai se destaca

Em setembro do ano passado, durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.

Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.

Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez no ano passado. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.