A Hyundai Motor Brasil é patrocinadora da 3ª edição do Expo ESG, que acontece esta semana no Parque do Engenho Central de Piracicaba. Reconhecido como um dos principais encontros sobre governança ambiental, social e corporativa do país, o evento retorna ao interior de São Paulo para debater em diversos painéis os temas que movem a jornada ESG na atualidade, e os passos que ainda precisam ser dados nos próximos anos, desde estratégias para a sustentabilidade, passando pelos desafios das relações entre empresas e comunidades, até as ações práticas para a implementação efetiva da agenda ESG. O evento é gratuito e, em 2024, recebeu mais de 30 mil participantes.
“Estar ao lado do Expo ESG em Piracicaba é de suma importância para reforçarmos, também regionalmente, o compromisso que a Hyundai tem com um futuro mais sustentável. Nossa meta é ir além da fabricação de automóveis e nos consolidarmos como um verdadeiro fornecedor de soluções de mobilidade inteligente. Para isso, investimos e apoiamos tecnologias e ações inovadoras, muitas das quais oriundas de eventos como este, que são capazes de transformar a maneira como interagimos com a sociedade e o meio ambiente, promovendo a preservação dos recursos naturais e a redução de descartes”, aponta Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
Para fechar os cinco dias de programação, uma ação muito especial: a 4º Corrida ESG Piracicaba. Com percursos de 5,5 km e 10 km, a prova é uma das maiores do interior paulista e larga do Engenho Central de Piracicaba. Até o momento, já são mais de sete mil inscritos para a edição que contará com um convidado especial: o Hyundai IONIQ 5. Totalmente elétrico e um dos modelos mais premiados da marca no mundo, o veículo será o carro-madrinha da corrida. Além de emissão zero de poluentes, o IONIQ 5 também se destaca pelo compromisso ambiental no uso de materiais sustentáveis, como o ECONYL®, fio produzido a partir de redes de pesca resgatadas do mar e outros resíduos de nylon, utilizado na confecção de todos os seus tapetes.
As almofadas de proteção, os interruptores e o acabamento das portas do IONIQ 5 contêm materiais sustentáveis extraídos do milho e da cana-de-açúcar, também presente no carpete sustentável e no forro de teto, que utilizam ainda garrafas pet em sua produção. Além disso, o Grupo Hyundai Motor firmou em 2024 uma parceria com a organização de conservação oceânica Healthy Seas, responsável pela recuperação de redes de pesca perdidas ou abandonadas nos mares, para combater a poluição nos oceanos, nutrir ecossistemas marinhos sustentáveis e apoiar uma economia circular
No Brasil, a Hyundai conquistou um importante reconhecimento recente de sua atuação na área de ESG. O projeto da fabricante para tratamento e reaproveitamento da água foi selecionado para a nova edição da publicação “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas”, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). No anuário, a Hyundai é destacada por adotar tecnologias avançadas, como ultrafiltração e osmose reversa para recuperar água de efluentes industriais, o que reduz a captação do rio Piracicaba e promove o reaproveitamento interno.
Desde o início de suas operações no Brasil, a Hyundai tem colhido frutos do trabalho com foco em sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico. De 2017 até o primeiro semestre de 2024, por exemplo, a empresa contabiliza uma redução de custos de R$ 10 milhões como resultado direto da otimização no consumo de água e do reaproveitamento de efluentes industriais. O reuso em 2023 totalizou 72.884 m³ de água tratada no processo produtivo.
Este mês, a matriz coreana da fabricante publicou seu Relatório de Sustentabilidade de 2025, que destaca os avanços alcançados pela marca nos últimos anos, os projetos em andamento em todo o mundo e as metas a serem alcançadas no futuro, principalmente nos pilares de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança. O Relatório de Sustentabilidade 2025 da Hyundai Motor está disponível na seção Relatório Global de Sustentabilidade da página ESG no site da Hyundai Motor Brasil.
Serviço 3º Expo ESG Data: de 30 de julho a 3 de agosto Local: Parque do Engenho Central de Piracicaba – Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende – Piracicaba/SP Horário: 9h às 18h Inscrições gratuitas: Ticketmaster
Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.
Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.