Fábrica da Hyundai com plantação de girassóis espalhados.

Hyundai discute o reaproveitamento de resíduos industriais na 8ª edição do Congresso Ambiental – CAMBI, em São Paulo

  • - Montadora apresentará, no dia 30, o painel “Cadeias produtivas sustentáveis”, no qual irá demonstrar a metodologia por trás da atual gestão de resíduos da marca, e trazer exemplos de boas práticas da fábrica de Piracicaba (SP)
  • - Dentre as boas práticas a serem apresentadas no evento pela fabricante, destaque para o reaproveitamento de borra de fosfato, colocada em prática pela primeira vez na história da indústria nacional

Mai. 28, 2025

A Hyundai Motor Brasil marcará presença na 8ª edição do Congresso Ambiental – CAMBI, que acontece esta semana no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O encontro é um dos principais eventos voltados à sustentabilidade de marcas, empresas e produtos, e neste ano são aguardados mais de 3 mil participantes nos dois dias de encontro, incluindo ministros, governadores e líderes da indústria. A Hyundai apresentará, no dia 30, o painel “Cadeias produtivas ”, no qual irá demonstrar a metodologia por trás da atual gestão de resíduos da marca, e trazer exemplos de boas práticas da fábrica da montadora em Piracicaba (SP).

“O Congresso Ambiental é um dos principais palcos para se apresentar e discutir ideias voltadas ao impacto das empresas no meio ambiente. A Hyundai tem em sua diretriz global o ‘Progresso para a Humanidade’, e a partir desta visão busca se posicionar constantemente como uma fonte de novas soluções para o setor automotivo e industrial como um todo. Estamos certos de que um futuro melhor passa pelas decisões que as grandes marcas tomarão hoje, e queremos participar ativamente de cada passo que será dado rumo à sustentabilidade”, explica Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Entre as iniciativas da Hyundai que serão apresentadas no encontro, destaque para a confecção de tapetes automotivos provenientes dos retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos. Neste acordo, a Hyundai entrega os retalhos ao fornecedor parceiro que armazena e utiliza esses resíduos na fabricação de novos tapetes. Atualmente, a montadora estima que potenciais cinco toneladas mensais de retalhos, que seriam descartadas, ganharão novo ciclo de vida na cadeia automotiva. A ação prevê ainda o envio de resíduos de todos os tipos de selantes do processo de pintura, antes descartado e incinerado, para reuso no processo de produção dos tapetes.

Uma segunda iniciativa adotada pela Hyundai que será explorada no 8º CAMBI trata da reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos produzidos em Piracicaba (SP). Nesta parceria, a Hyundai poderá direcionar, a cada mês, mais de 400 toneladas de borra de tinta, a base de água, para a produção de uma tinta mais acessível para manutenções prediais e projetos socioambientais.

Por fim, a fabricante vai compartilhar com o público um projeto inédito no Brasil. A partir deste ano, a Hyundai será capaz de reaproveitar resíduos de borra de fosfato gerados pelo processo produtivo dos veículos. A borra de fosfato até então era considerada um passivo ambiental sem alternativas viáveis de reaproveitamento. De agora em diante, com o trabalho realizado pela Hyundai, este material passará a ser transformado em matéria-prima, pela primeira vez na história da indústria nacional, para a fabricação de fertilizantes.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.