Hyundai discute estratégias de gestão de resíduos durante o lançamento do “Anuário de Certificações Lixo Zero”

  • - Primeira fabricante de automóveis certificada pelo Instituto Lixo Zero no Brasil, Hyundai participou de evento do Movimento Nova Economia, realizado na última semana, em São Paulo (SP), onde foi lançada a publicação
  • - Uma das iniciativas de destaque da marca, que tem como foco a redução do impacto ambiental de suas operações, é o projeto “Aterro Zero”, iniciado em 2017 na planta responsável pela produção dos modelos HB20 e Creta, que resultou na eliminação total da destinação de resíduos provenientes da fabricação de veículos para aterros sanitários

Abr. 15, 2024

A Hyundai Motor Brasil participou, na última semana, de encontro promovido pelo Movimento Nova Economia, onde foi lançado o primeiro “Anuário de Certificações Lixo Zero”. O evento aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu grandes marcas com práticas sustentáveis reconhecidas pelo instituto em debates e painéis. Primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Hyundai compôs o painel “A Nova Economia é Lixo Zero”.

“O lançamento do ‘Anuário de Certificações Lixo Zero’ é um momento importante para todas as empresas que entendem sua responsabilidade na adoção de práticas sustentáveis no processo produtivo da indústria brasileira. Para aqueles já certificados, o material é a comprovação da assertividade das ações praticadas. Para os que ainda não entraram na lista, o conteúdo é um verdadeiro guia de boas práticas que visa motivar que a mudança alcance cada vez mais empresas. Para a Hyundai, é uma grande honra ser a marca que lidera o movimento no setor automotivo nacional. Seguiremos sempre em busca de novas iniciativas de foco sustentável, que proporcionem um planeta melhor para o futuro da humanidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para organizações que atingiram a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente para descarte e não para aterros, reduzindo, assim, o impacto ambiental. No seu respectivo processo de certificação, a Hyundai registrou 93% de conformidade no destino de seus descartes.

O pioneirismo da Hyundai na certificação é resultado do trabalho realizado pela marca desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para uma destinação mais assertiva, busca por finalidades alternativas aos detritos gerados e, por fim, a supressão total do envio de substratos para aterros. Em menos de um ano, o objetivo foi alcançado, com zero de emissão de rejeitos para os aterros.

Agenda global de sustentabilidade da Hyundai se destaca

Durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa planeja aumentar gradualmente a comercialização de veículos com zero emissões (ZEVs) e espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.

Juntamente com a introdução de tecnologias ecológicas e centradas no futuro, a montadora está aumentando a credibilidade e a empatia de sua marca por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) proativas, como o reforço de suas diretrizes para melhorar o ambiente de trabalho na cadeia de suprimentos.

Em reconhecimento ao desempenho das atividades de gestão ESG, a empresa foi incluída no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) pela primeira vez em 2022. Com isso, a Hyundai passou a figurar entre as 250 melhores empresas para capitalização de mercado entre as 2.500 listadas.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em worldwide.hyundai.com ou globalpr.hyundai.com.