Hyundai conquista a Certificação Lixo Zero pelo terceiro ano seguido

  • - Montadora recebeu o reconhecimento em 2023, 2024 e 2025, ao elevar continuamente a taxa de destinação correta de resíduos até os atuais 95,8%
  • - Projetos inovadores como a reciclagem de toneladas de borra de tinta por mês para a produção de tintas de segunda linha, e a parceria inédita no Brasil com a Antares para reciclar a borra de fosfato – um resíduo industrial da produção de veículos – transformando-o em matéria-prima essencial para a fabricação de fertilizantes

São Paulo, 29 de outubro de 2025

A Hyundai Motor Brasil recebeu sua terceira certificação consecutiva pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A companhia, que já havia sido a primeira do País a receber o reconhecimento em 2023, solidifica sua liderança e compromisso ambiental ao elevar o índice de destinação correta de resíduos para 95,8%. No início deste ano, a montadora foi a primeira fabricante de automóveis vencedora do Prêmio Lixo Zero, na categoria “Certificação do Ano”.

"A Hyundai trabalha todos os dias para ser referência no setor para os temas de meio ambiente, e valorizamos todos os reconhecimentos recebidos por instituições sérias e comprometidas como é o caso do Instituto Lixo Zero. Por meio de rigorosas diretrizes praticadas por cada certificação como essa, temos a oportunidade de refinar nossos processos e dar os próximos passos em direção a um futuro cada vez mais sustentável. Como pioneiros do setor na destinação de resíduos, queremos atuar como um agente transformador na indústria, trazendo todos os nossos fornecedores, clientes e, por que não, concorrentes, para este mesmo direcionamento de relação responsável com os recursos naturais e com o planeta”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

A trajetória junto ao Instituto Lixo Zero começou em 2023, quando a Hyundai se tornou a primeira montadora do Brasil a conquistar a certificação, com um índice de 93% de conformidade. A performance foi resultado de ações, como campanhas de conscientização, reestruturação de coletores seletivos e a busca proativa por novas finalidades para os descartes. O selo, que se baseia nos padrões internacionais da Zero Waste International Alliance (ZWIA), atesta que mais de 90% dos resíduos são desviados de aterros sanitários e incineração, sendo encaminhados para reutilização, reciclagem ou compostagem.

Em 2024, a empresa superou a própria meta estabelecida no ano anterior e o índice de destinação correta subiu para 94,2%. Este avanço foi impulsionado por iniciativas criativas de economia circular, como a reciclagem de toneladas de borra de tinta por mês para a produção de tintas de segunda linha.

A recertificação de 2025 vem confirmar a assertividade das iniciativas da Hyundai, que agora alcança o índice de 95,8% dos resíduos gerados não sendo incinerados ou coprocessados. O novo número foi alcançado com base em projetos inovadores, entre eles, a parceria inédita no Brasil com a Antares para reciclar a borra de fosfato – um resíduo industrial da produção de veículos – transformando-o em matéria-prima essencial para a fabricação de fertilizantes.

A Hyundai Motor Brasil é também a primeira montadora do País a se filiar à Global Zero Waste, colaborando ativamente na implementação de estratégias de economia circular com base nos 9 R’s (Rejeitar, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar, Restaurar/Reformar, Remanufaturar, Reciclar e Recuperar). As iniciativas desencadearam outros reconhecimentos, e a fabricante foi reconhecida como "Environmental Excellence Company of the Year 2025" pela GEEF, destacando a redução de 17 milhões de litros no consumo de água e a economia de 2.500 MWh/ano de energia.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.