A maior competição monomarca do automobilismo nacional, a Copa Hyundai HB20, realiza neste fim de semana, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), a primeira etapa de sua temporada 2024. A categoria corre pelos principais autódromos brasileiros, reunindo grids de até 40 carros, sempre com grandes disputas que o público pode acompanhar em várias plataformas, como YouTube, canal Acelerados e pelo SporTV.
Desde sua criação, em 2019, a Copa Hyundai HB20 tem comprovado toda qualidade e confiabilidade dos motores Hyundai. Para se ter uma ideia, a competição já realizou mais de 70 provas em toda sua história, com aproximadamente 40 carros no total em cada temporada, registrando, durante os quatro anos de disputas, zero intercorrências referentes a motorização da fabricante sul-coreana. A competição é também a que mais cresce na história do automobilismo nacional e tem se mostrado uma excelente plataforma dentro e fora dos circuitos, com disputas emocionantes na pista e atraindo mais de 100 marcas que alavancam a iniciativa B2B, com ações de relacionamento e engajamento de clientes.
A Copa Hyundai HB20 segue dividida em três categorias: Super, para iniciantes e pilotos de trajetórias mais recentes; Elite, com foco em competidores de nível intermediário; e Pro, dedicada aos pilotos mais experientes e com maior histórico de competições. Em sua quinta temporada, a Copa Shell Hyundai HB20 conta com seis patrocinadores, sendo eles Shell, Gabardo, Brazzo, Hyundai Financiamentos e Goodyear. Também apoiam a competição as marcas Hipper Freios, Monacco, Tecpads, Inflow e Real Radiadores.
Conheça quem são, o número dos carros e o tipo de participação de cada um dos pilotos da Copa Hyundai HB20, temporada 2024:
Categoria Super | Categoria Elite | Categoria Pro |
Leandro Parizotto (8) | Valmir Junior/Rodrigo Vieira (7) | Augusto Freitas (4) |
Wagner Pontes (10) | Leonardo Martins (16) | Ale Xavier (5) |
Marcelo Ackel Pinto “Zebra” (13) | Pedro Garcia (82) | Bruno Testa (15) |
Bruno Massa (20) | Adilson Junior/Gabriel Moura (86) | Enzo Gianfratti (19) |
Rafael Smozinski (25) | Pedro Vasco (93) | Marcus Crestana “Índio” (21) |
Silvio Gatão (26) | Thiago Lopes (147) | Thaline Chicoski (23) |
Eduardo Doriguel (33) | Carlos Alberto Cavaleiro (77) | |
André Pedrotti (69) | Enzo Falquete (99) | |
Gustavo Smozinski (96) | Chris Bornemann (343) | |
Ulisses “Uli” Dias (100) | Felipe Gama (444) | |
Claudio Harmuch (393) | Alberto Cattucci (808) |
O investimento previsto para a temporada completa da Copa Hyundai HB20, por veículo inscrito, é de R$ 250 mil, o que contempla um pacote de serviços que permite ao piloto simplesmente “sentar e acelerar”, com base no conceito seat and drive.
O valor de R$ 250 mil pela temporada contempla o veículo durante o período do campeonato, sua manutenção e a preparação para cada etapa; o suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; a logística do veículo para cada autódromo; a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.
O carro utilizado na competição é o HB20 equipado com motor 1.6 aspirado e câmbio automático com paddle shift. Os veículos que vão compor o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si e apresentar o desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai. Todos foram produzidos em um lote único, na fábrica de Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe também única chamada H-Racing, com os mesmos equipamentos resistentes e duráveis, para garantir que nenhum piloto fique em desvantagem e, principalmente, proporcionar maior sinergia dos custos envolvidos.
A configuração recebida vai possibilitar atingir com a “potência máxima de roda” uma cavalaria 20% superior à original – cerca de 160 cv –, podendo alcançar 200 km/h. Todos os carros são abastecidos com Shell V-Power Etanol.
Saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.
A H-Racing acrescenta reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15x6. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
40 carros.
A Copa Hyundai HB20 terá oito etapas que acontecerão aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estruturas e logística, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato. O total será de 16 provas na temporada.
Haverá transmissão ao vivo no Youtube pelos canais da Hyundai Brasil, Acelerados, High Speed e Parc Fermé. O Sportv transmite na segunda-feira (20), às 20h, a corrida completa.
17/03 - Campo Grande/MS 14/04 - Goiânia/GO 16/06 - Nova Santa Rita/RS 04/08 - Interlagos/SP 01/09 - Cascavel/PR 13/10 - Mogi Guaçu/SP 17/11 - A Definir 08/12 - Goiânia/GO
A primeira etapa da Copa Hyundai HB20 acontece neste fim de semana, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS). No sábado (16), a largada é às 16h20*, enquanto no domingo (17) a corrida começa às 15h15*.
*Horário de Brasília.Para a Copa, a programação começará na sexta-feira com treinos livres. No sábado, serão realizados os treinos classificatórios, seguidos das duas provas do fim de semana – uma no sábado e outra no domingo. Os horários das corridas poderão variar conforme os locais, em função da programação da transmissão ao vivo pela TV.
H-Racing: criada pelos empresários Daniel Kelemen, Carlos Henrique Martins, Carlos Gurgel e Sergio Martins, a H-Racing é responsável por preparar e manter os veículos de competição, assim como prestar todos os serviços dedicados aos pilotos. Sob o guarda-chuva da H-Racing, estão:
Vicar: Uma das principais empresas brasileiras no mercado de esporte a motor, a Vicar será a responsável pela organização do evento, Mesmo com custo reduzido em comparação com outros torneios nacionais, a Copa Hyundai HB20 terá uma estrutura de eventos de ponta, trazendo atrações paralelas, divulgação e transmissão de TV ao vivo. A Vicar é promotora também da Stock Car.
Hyundai Mobis: empresa do Grupo Hyundai, a Hyundai Mobis é fornecedora oficial de peças, kits e acessórios.
MOTOR | Gamma 1.6l 16V DOHC CVVT Flex |
TRANSMISSÃO | Automática |
MOTOR | |
Configuração dos cilindros | 4 em linha |
Posição do motor | Transversal anterior |
Bloco e cabeçote do motor | Alumínio |
Diâmetro (mm) X curso dos pistões (mm) | 77,0 X 85,4 |
Cilindrada (cm³) | 1.591 |
Potência máxima (cv @ RPM) | 160 (E) @ 6.500 RPM |
Torque máximo (m.kgf @ RPM) | 17,8 (E) @ 5.400 RPM |
ALIMENTAÇÃO | |
Comando de válvulas | DOHC CVVT Comando duplo, variável na admissão |
Tipo de alimentação | Eletrônica esportiva – Injeção ProTune PR4 |
Combustível | Etanol aditivado |
TRANSMISSÃO | |
Tração | Dianteira |
Número de marchas | 6 a frente e 1 a ré |
FREIOS | |
Dianteiro | Disco ventilado |
Traseiro | Tambor |
PNEUS E RODAS | |
Pneus | 195/55 R15 |
Rodas | 15x6 |
Suspensão (dianteira e traseira) | McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira), com amortecedores e molas de competição, calibrados para cada circuito |
DIMENSÕES E CAPACIDADES | |
Comprimento (mm) | 3.920 |
Largura (mm) | 1.680 |
Altura (mm) | 1.405 |
Entre eixos (mm) | 2.500 |
Altura livre do solo (mm) | Varia conforme a pista |
Volume do tanque de combustível (litros) | 50 |
PESO | |
Peso mínimo em ordem de marcha (kg) | 950 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | ~ 200 (E) |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) | <10,2 (E) |
SEGURANÇA* | |
Arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio. * Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA. | |
TECNOLOGIA | |
Sistema de telemetria incorporado |
Copa HB20 2024 Instagram: @copahb20 Facebook: Copa HB20
Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.
Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.