Imprensa da Hyundai

Hyundai recebe troféu pelo prêmio “Destaque Ambiental” em seu processo produtivo.

- Entrega foi realizada nesta terça-feira na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), por representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA); - Entre as iniciativas de sustentabilidade consideradas, projeto “Aterro Zero” foi destaque por tornar a fabricação dos modelos HB20 e Creta totalmente livre da destinação de resíduos para aterros.

Legenda (da esq. para a dir.): Marcos Oliveira, diretor-executivo de Produção da HMB; Iraci Vitor Honda, presidente do COMDEMA; Jae Min Lee, COO da HMB; Marcos Kamogawa, secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba; e Moacir Beltrame, conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – ACIPI.

Jun. 1, 2021A fábrica da Hyundai Motor Brasil (HMB), em Piracicaba (SP), foi palco da entrega do “Prêmio Destaque Ambiental 2020”, na categoria Empresa, conferido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (1), respeitando as regras sanitárias e de distanciamento, a montadora recebeu o troféu pelo reconhecimento do conjunto de projetos ambientais desenvolvidos, envolvendo as áreas de Logística, Estamparia, Pintura, Montagem, Manutenção, Faturamento de Veículos e Utilidades, que gerou reduções no consumo de água, gás e energia, na geração de resíduos e no desperdício de aço. Em pouco mais de cinco anos, por meio do projeto “Aterro Zero”, a destinação de resíduos da produção de veículos para aterros foi reduzida a zero. “A Hyundai sabe de sua responsabilidade com a comunidade e trabalha para gerar impactos positivos em todos os setores, sendo o ambiental um dos mais importantes. O projeto ‘Aterro Zero’ é um exemplo de iniciativa que acreditamos ter resultado objetivo na vida das pessoas e na saúde do planeta. Cada cliente que adquire um veículo HB20 ou Creta pode ter a certeza de que nenhum resíduo originado na fabricação destes modelos vai para aterros sanitários, porque somos uma empresa consciente e responsável com a preservação do meio ambiente”, comenta Marcos Oliveira, diretor-executivo de Produção da Hyundai Motor Brasil. “Com o projeto de sustentabilidade premiado, a Hyundai demonstrou seu comprometimento com a redução do impacto ambiental nas suas operações. As medidas geram diminuição no consumo de água, de gás, de energia, na geração de resíduos e no desperdício de aço, proporcionando melhor qualidade de vida para Piracicaba e para a comunidade em geral. Parabenizo a todos os envolvidos”, diz Iraci Vitor Honda, presidente do COMDEMA. A formalidade contou com a presença do Secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, Marcos Kamogawa. “O tripé econômico, social e ambiental é algo indissociável. Uma organização não se sustenta se não investe no controle desses atributos. O meio ambiente, assim como a sociedade, necessita um equilíbrio saudável e harmonioso, não perdendo de vista o desenvolvimento da economia. O projeto premiado da Hyundai, que visa a redução da geração de resíduos, é uma prova de que a sustentabilidade pode ser conquistada, investindo em tecnologia, capacitação humana e na mudança de valores das organizações”, pontua o Secretário. Criado em 2017, o projeto da Hyundai “Aterro Zero” promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e terceirizados, reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros. Além do projeto “Aterro Zero”, a Hyundai apresentou outras ações para redução do impacto ambiental, entre elas a economia de 157 MW por ano – o equivalente ao consumo anual de 65 residências – graças à redução de picos de corrente elétrica nas prensas. Também houve redução do uso de água na lavagem dos veículos faturados, evitando o consumo de 17 milhões de litros no período de 2013 a 2019, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. E, desde 2017, visando a reutilização para fins de treinamentos, foram doadas ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba mais de 60 carrocerias de veículos que seriam descartadas.

Destaque no Prêmio AEAA Hyundai Motor Brasil participa, também, da 14ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, em duas categorias: Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social. Na primeira, participam projetos desenvolvidos nos últimos anos pelos departamentos de Logística, Estamparia, Pintura, Montagem, Manutenção, Faturamento de Veículos e Utilidades. Essas iniciativas levaram em consideração a otimização dos processos visando a redução de custos, de geração de resíduos, de consumo de água, energia elétrica e gás natural. Já na categoria Responsabilidade Social foram destacadas as ações desenvolvidas pelo departamento de Utilidades, como doação de carrocerias e veículos ao Corpo de Bombeiros para treinamentos e campanhas de conscientização no trânsito, e o Projeto Somar, que beneficiou uma entidade de acolhimento de crianças e adolescentes de Piracicaba por meio da criação de parquinho, revitalização de horta, doação de brinquedos e itens de higiene pessoal. A cerimônia de premiação do Prêmio AEA de Meio Ambiente deverá ocorrer virtualmente no dia 10 de junho.

Planos para 2021Ainda este ano, a Hyundai prevê, em parceria com a GRI, empresa especializada no gerenciamento global de resíduos, a segunda edição do Projeto SOMAR, focado na construção de mais um parquinho, confeccionado com resíduos recicláveis da fábrica, que será entregue para a instituição AMOBAM, em Santa Bárbara D’Oeste (SP). A montadora também irá reunir, em ambiente virtual, empresas do polo automotivo de Piracicaba e região para debater as principais oportunidades e desafios da área ambiental.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South AmericasA Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 2,8 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais Facebook , Instagram e em nosso canal no YouTube.