1.   
    Home
  2.  > 
    Imprensa
  3.  > 
    Imprensa da Hyundai
  4.  > 
    Hyundai é uma das vencedoras do 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental

Hyundai é uma das vencedoras do 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental

- Case reconhecido pela instituição enfatiza as ações de sustentabilidade da montadora em seus processos produtivos; - Hyundai foi a única fabricante de veículos entre os vencedores desta edição da premiação, que já avaliou outras 308 companhias e 720 projetos de diferentes setores industriais.

Set. 21, 2021A Hyundai Motor Brasil foi uma das vencedoras no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade nos processos produtivos. A entrega da placa de premiação foi realizada nesta terça-feira (21), na planta da montadora, em Piracicaba (SP), com a presença de representantes da Hyundai e da Fiesp. “Receber o reconhecimento de uma instituição tão tradicional quanto a Fiesp reforça o caminho que temos trilhado em busca de processos mais sustentáveis. Ser a única fabricante de veículos premiada representa um orgulho ainda maior. Estamos certos de que podemos promover um impacto positivo em toda a cadeia produtiva, desde o alto nível de exigência na relação com fornecedores, passando por todas as nossas atividades fabris, até a entrega do produto final ao consumidor. O planeta que queremos necessariamente passa por este tipo de mentalidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil. A Fiesp destacou no prêmio as ações da montadora nas áreas de logística, estamparia, pintura e iluminação. Em logística, a Hyundai identificou que uma das maiores fontes de geração de resíduos recicláveis se encontra nas embalagens e formas de recebimento de peças e demais partes do veículo de fornecedores e, com isto, buscou otimizar o procedimento de envio dos materiais. A iniciativa recebeu mérito também por não ter demandado investimento algum, apenas a conscientização da não geração de resíduos junto aos parceiros. Na área de estamparia, notou-se que durante o processo de corte das chapas de aço havia a perda de uma significativa parcela destinada, posteriormente, para a reciclagem. A partir de então, a Hyundai promoveu a redução na largura das bobinas fornecidas a fim de se evitar o desperdício da matéria-prima nos processos de corte e estamparia. Além disso, também foi implantada uma caixa coletora dos cortes das chapas de aço desprezadas pelos moldes. O material recolhido passou a ser utilizado por fornecedores de itens metálicos para a confecção de pequenas peças de carroceria. No setor de pintura, mais precisamente na etapa de retirada das impurezas, os diversos enxágues demandam alto consumo de água. Para um melhor gerenciamento dos recursos hídricos, foi alterada a posição de entrada de água e instalado um medidor de vazão para controlar a entrada dela no tanque. Além disso, para que a secagem seja efetiva, as estufas precisam ser aquecidas previamente. Em um trabalho de engenharia focada em otimização, a Hyundai conseguiu reduzir em quatro horas o tempo de acionamento das estufas sem comprometer a qualidade do processo. Por fim, na parte de iluminação, o projeto da Hyundai teve como objetivo a substituição das lâmpadas convencionais (vapor metálico) por luminárias LED em todo o sistema viário existente nas dependências da montadora, incluindo também a pista de testes dos veículos produzidos. Neste caso, o foco da iniciativa é redução do consumo de energia elétrica, da geração de resíduo perigoso (lâmpadas de vapor metálico), bem como aumento da vida útil desses produtos. Realizado desde 2005, o Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental já avaliou 308 empresas, o que representou a soma de 702 projetos inscritos. O resultado das iniciativas possibilitou que 10,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos deixassem de ser geradas e 430 mil toneladas de insumos e matérias-primas não fossem descartadas. Juntos, esses e vários outros indicadores resultaram em economia de R$ 2,6 bilhões para as empresas autoras dos projetos, segundo levantamento da instituição.

Montadora recebe Selo Ouro do GHG ProtocolNo último dia 16 de setembro a Hyundai Motor Brasil foi certificada, pelo terceiro ano consecutivo, com o grau máximo do Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O “Selo Ouro” é concedido após uma empresa demonstrar o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. A Hyundai foi uma das únicas três montadoras contempladas com o certificado mais alto da iniciativa. Em 2020, a HMB reportou a uma redução de 41,1% na emissão de toneladas de CO2.

Hyundai neutra em carbono até 2045Poucos dias antes, no último dia 6 de setembro, durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South AmericasA Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 2,8 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais Facebook , Instagram e em nosso canal no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor CompanyFundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador, capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. Com mais de 110 mil funcionários no mundo todo, a Hyundai Motor Company continua aprimorando o seu portfólio de produtos com modelos criados com exclusividade para cada mercado e está empenhada em consolidar soluções em tecnologias verdes, a começar pelo pioneirismo global na produção em escala de um veículo movido a hidrogênio e do IONIQ, o primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em http://worldwide.hyundai.com ou http://globalpr.hyundai.com.