1.   
    Home
  2.  > 
    Imprensa
  3.  > 
    Imprensa da Hyundai
  4.  > 
    Hyundai conclui projeto de voluntariado online com centenas de “abraços virtuais” em crianças e idosos

Hyundai conclui projeto de voluntariado online com centenas de “abraços virtuais” em crianças e idosos.

- Iniciativa foi realizada em parceria com a ONG Gaia+, de Piracicaba, e o Instituto Velho Amigo, de São Paulo; - Atividades contaram com a participação de colaboradores da fábrica e também do escritório; - Ao todo, foram quase 200 vídeos produzidos pelos voluntários.

Mai. 3, 2021 - A Hyundai Motor Brasil concluiu nesta última semana as ações do Projeto Voluntariado Virtual, iniciativa que contou com a parceria da ONG Gaia+, de Piracicaba (SP), e do Instituto Velho Amigo, de São Paulo (SP). A ação, coordenada pela área de Responsabilidade Social da montadora, reuniu mais de 30 colaboradores que dispuseram parte do seu tempo para enviar “abraços virtuais” às crianças e idosos das instituições parceiras. Desde fevereiro, os voluntários gravaram uma série de vídeos, compartilhando um pouco sobre a sua rotina, seu trabalho e interesses pessoais. Receberam ainda as respostas, também no formato de vídeo, das crianças e pessoas idosas participantes. “A Hyundai tem em sua cultura o constante desejo de aproximação com as comunidades. Sabemos que vivemos um momento atípico no mundo, que impede ações presenciais e de impacto positivo mais direto na vida das pessoas. No entanto, identificamos no Voluntariado Virtual uma grande oportunidade de nos fazer presentes na vida destas pessoas que tanto precisam de atenção. Muitas vezes, ter alguém com quem conversar faz toda a diferença”, declarou Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil. Ao todo, foram quase 200 vídeos, de aproximadamente três minutos cada, produzidos pelos voluntários e trocados via e-mail e WhatsApp. Entre voluntários, crianças, idosos e familiares, foram quase 150 pessoas impactadas direta e indiretamente pela iniciativa. “Muita gratidão à Hyundai por nos proporcionar essa experiência, na qual quem mais ganha e aprende somos nós, os voluntários. Todo o projeto gerou um sentimento de companheirismo, solidariedade, amor ao próximo e alegria. Foi gratificante receber a resposta do vídeo que enviei e difícil não me emocionar.”, conta Marília Honorária dos Santos, operadora de Pintura da Hyundai Motor Brasil e voluntária do projeto. O Instituto Velho Amigo, localizado em São Paulo (SP), é uma organização sem fins lucrativos que promove ações e atividades que estimulam a valorização de idosos em situação de vulnerabilidade social e fomentam a cultura de inclusão, assegurando direitos e inspirando uma sociedade sensibilizada com a causa do envelhecimento e da longevidade. Por ano, são impactadas 1,7 mil pessoas diretamente, além de outras 1,5 mil provenientes de 22 organizações da rede de acolhimento de idosos da Grande São Paulo. A entidade realiza ainda mutirões de saúde, beleza e atendimento odontológico e oftalmológico. “Beneficiamos mais de 15 mil idosos ao longo dos 20 anos de história. Mas nunca nos deparamos com cenário similar ao desta pandemia. As pessoas mais velhas, que já são naturalmente mais solitárias, viram este cenário piorar com o isolamento rígido necessário para os grupos de risco. Felizmente, com o apoio da tecnologia e de empresas como a Hyundai, conseguimos amenizar um pouco esta situação e oferecer atividades diferentes para os dias dos nossos idosos, propiciando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, além de acolhimento e interação social. O saldo da iniciativa foi excelente e certamente irá inspirar outras ações”, aponta Débora Santos de Conti, gerente executiva do Instituto Velho Amigo. Já a ONG Gaia+, de Piracicaba (SP), premiada como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2018 e 2020, tem por missão possibilitar que as pessoas atinjam o máximo de suas potencialidades por meio da educação, ampliando a consciência e a compaixão, para construir um mundo melhor. Atualmente trabalham com 75 crianças que vivem em vulnerabilidade social e frequentam do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da região. Entre seus os principais objetivos estão a promoção da empatia, o estímulo à socialização e a troca de experiências através de “abraços virtuais”. Também é uma forma de amenizar o isolamento social e a solidão, devido à pandemia do COVID-19. “A iniciativa foi incrível e ficamos muito felizes em contar com o apoio da Hyundai. Certamente foi um período que fez muita diferença para nossas crianças, tanto do ponto de vista do momento solitário de distanciamento social, quanto das perspectivas de vida que estas crianças passam a ter após o contato com diferentes profissionais, experiências e carreiras. Temos certeza que estas conversas ficarão marcadas na memória dos nossos pequenos para sempre”, afirma Gabriela Pacífico, diretora da ONG que existe desde 2015 e já beneficiou mais de 300 crianças da região. Para saber mais sobre os projetos, acesse o site de cada iniciativa: Projeto Gaia e Instituto Velho Amigo.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South AmericasA Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 2,8 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais Facebook , Instagram e em nosso canal no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor CompanyFundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador, capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. Com mais de 110 mil funcionários no mundo todo, a Hyundai Motor Company continua aprimorando o seu portfólio de produtos com modelos criados com exclusividade para cada mercado e está empenhada em consolidar soluções em tecnologias verdes, a começar pelo pioneirismo global na produção em escala de um veículo movido a hidrogênio e do IONIQ, o primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em http://worldwide.hyundai.com ou http://globalpr.hyundai.com.