1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Usa o carro com muita frequência? Veja como economizar combustível

Hyundai Explica 15/03/2021

Usa o carro com muita frequência? Veja como economizar combustível

pastilhas de freio

Há muitas formas de cortar gastos relacionados ao veículo. Como o abastecimento é responsável por boa parte das despesas, a dica é começar por esse recurso. Práticas simples fazem a diferença, quando aplicadas dia após dia, e podem ajudar a economizar combustível. E não importa se vai usar álcool ou gasolina. Em muitos casos, a redução de custos vai depender de mudanças na maneira de conduzir e de planejar suas viagens. Para saber mais sobre tais estratégias, fique de olho nas informações do artigo!

Como o uso do carro pode pesar no orçamento?

Enquanto algumas pessoas pegam o veículo apenas nos momentos de folga, outras fazem questão de usá-lo todos os dias. É esperado que o segundo grupo tenha gastos maiores, mas a falta de atenção na hora de dirigir pode prejudicar ambos. Usar gasolina adulterada ou manter a marcha inadequada por muito tempo são exemplos de condutas ruins, tanto para a conservação do veículo quanto para o bolso do proprietário. Logo, é importante conhecer práticas que ajudem a economizar combustível. Despesas específicas com manutenção, por outro lado, são investimentos necessários para deixar o carro sempre em boas condições. Isso significa que as revisões devem estar inclusas no orçamento para que você não precise lidar com problemas que aumentam o consumo.

Quais são as dicas para economizar combustível?

Pesquisar preços em diferentes postos é o primeiro passo, mas tome cuidado com locais que cobram valores muito baixos. Você corre o risco de ter seu carro abastecido com um combustível de má qualidade, o que traz consequências negativas em diferentes aspectos. Veja algumas soluções para cortar gastos com álcool ou gasolina.

Não carregue peso desnecessárioToda carga adicional vai deixar o veículo mais pesado. Isso requer trabalho a mais do motor e, consequentemente, maior consumo de combustível. Então, pense bem no que vai levar antes de pegar a estrada, sempre avaliando a real necessidade de cada bagagem. Vale lembrar que os veículos têm um peso limite descrito no manual do proprietário. Em todo caso, não há motivos para deixar o interior repleto de malas, equipamentos e pertences que você não usa no dia a dia. Pode não fazer diferença em pouco tempo, mas certamente vai gerar mais gastos ao longo de uma semana ou mês.

Use o ar-condicionado com equilíbrioTemos ciência de que a climatização artificial traz conforto e bem-estar, principalmente nos dias de muito calor. Porém, você deve saber que o ar-condicionado reduz a potência do carro, assim, ele passa a consumir mais combustível. A dica aqui, portanto, é ter moderação. Evite ligar o ar em dias amenos ou por força do hábito. Observe se não está usando tal recurso apenas por costume, sem avaliar se o clima realmente pede alguma intervenção. O ideal é reservar o frio ou calor do sistema para dias com temperaturas extremas.

Calibre os pneus frequentemente Além de garantir mais segurança por conta da melhora da estabilidade, essa prática ajuda a economizar combustível — já que pneus com a pressão adequada não forçam tanto o motor. Por isso, deve ser efetuada uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Todo posto tem calibrador e você pode usá-lo sempre que fizer um novo abastecimento.

Evite altas velocidadesAndar mais devagar é benéfico por vários motivos. Primeiro porque permite reagir melhor a imprevistos na estrada, prevenindo estresse e até acidentes. Dirigir tranquilamente também diminui a resistência do ar sobre o carro, o que representa menos trabalho do motor e menor uso de combustível.

Mantenha as janelas fechadasOs carros são desenvolvidos com uma aerodinâmica que promove menos atrito de ar. O objetivo é manter o veículo estável e, claro, reduzir o consumo de combustível. O problema é que esse efeito pode ser quebrado quando você dirige com as janelas abertas. A "quebra" da aerodinâmica é potencializada na condução em altas velocidades. Isso porque o ar entra rapidamente no veículo e demanda que faça mais força para amenizar a pressão. A saída é evitar vidros abertos em viagens longas e, se sentir desconforto, optar pelo ar-condicionado.

Verifique o alinhamento das rodasEstá aí outro cuidado fundamental para proteger a vida dos passageiros e, de quebra, economizar combustível. Rodas desalinhadas fazem o carro "se arrastar" pela estrada, diminuindo a vida útil dos pneus e aumentando a chance de um acidente. Siga sempre as orientações do manual do proprietário para manter a geometria e o alinhamento em dia. Se perceber que o veículo está puxando mais para um lado, significa que chegou a hora de checar tais pontos em um local especializado.

Use as marchas a seu favorO consumo de álcool ou gasolina é menor quando você utiliza marchas mais altas e mantém o giro do motor baixo. Portanto, aplique tais recursos do modo adequado em todos os trajetos, sem "esticar" marchas por muito tempo. Muitos veículos já vêm com painel contendo indicadores de trocas de marchas. Assim, é possível saber a hora certa de alterá-las durante um passeio rápido ou viagem de carro, a fim de manter a rotação na faixa ideal. O resultado é mais eficiência na direção e a redução do consumo de combustível.

É seguro usar ponto morto para obter economia?

Muitas pessoas acreditam que essa conduta reduz o uso de combustível, mas não é verdade. Andar em ponto morto só faz com que o carro fique mais instável, além de não permitir o uso de freio no motor. As consequências, como dá para imaginar, podem ser drásticas. Sair do ponto morto para uma marcha, inclusive, gera aceleração no motor e favorece um consumo maior. O recomendado em descidas, por exemplo, é sempre conduzir o veículo engrenado sem acelerar. Essas foram nossas sugestões de práticas para economizar combustível e proteger seu orçamento. Procure sempre aplicá-las em conjunto, visto que todas se complementam e não podem ser substituídas. Tenha certeza de que as próximas experiências na estrada serão mais seguras e propícias ao corte de gastos. Se você gosta de conteúdos relacionados a carros, que tal visitar as nossas redes sociais? Confira os seguintes perfis e nos siga: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Sigam as nossas redes:

Veja também