1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Motores turbo: saiba o que são, como funcionam e suas vantagens!

Hyundai Explica 09/04/2021

Tudo sobre motores turbo: o que são, como funcionam e suas vantagens

insulfilm permitido por lei
Imagem de um motor TurboGDI

O mercado automobilístico apresenta novidades de tempos em tempos. A ideia é oferecer ao consumidor carros cada vez mais alinhados às suas necessidades, inovadores e capazes de conferir uma experiência única. Na hora de fechar a compra, é consenso que alguns pontos têm grande relevância. O motor é um dos principais, junto de questões como design, conforto e tecnologia. Neste artigo, explicaremos mais sobre o motor turbo, equipamento que vem ganhando mais espaço entre os apaixonados por quatro rodas. Da sua história às principais vantagens dos modelos da Hyundai, confira mais sobre o sistema a seguir!

O que são motores turbo?

O mercado de automóveis proporciona ao consumidor diferentes opções de motores, entre os quais se encontram o turbo e o aspirado. Basicamente, eles estão na linha de frente dos principais fabricantes, porém, aqui o nosso principal foco é explicar sobre o motor turbo. O aspecto que o difere é a cilindrada. Suponha que um motor turbo tenha o mesmo ou menor número de cilindradas que o de um motor aspirado. Além de um peso mais leve, ele apresenta um custo mais baixo para a montadora, mantendo um rendimento idêntico. Isso é possível graças aos gases de saída que são aproveitados e fazem o eixo da turbina girar. Na outra extremidade, uma hélice será responsável por comprimir o ar, possibilitando que o motor preencha completamente os cilindros com a mistura ar/combustível melhorando a eficiência da combustão.

Como essa tecnologia surgiu?

O principal objetivo de um motor turbo é oferecer mais potência aos carros, sem que para isso seja necessário aumentar o tamanho do equipamento. Outro aspecto interessante dele é que o condutor do veículo sente uma direção energética e agressiva, ao contrário dos motores aspirados, que são mais suaves. Para aqueles que curtem carros potentes, o motor turbo oferece tal possibilidade, sem que seja necessário um modelo esportivo, como explicamos. Tal motor nasceu com a proposta de aumentar a performance, mas em um futuro próximo ele estará em grande parte dos carros, com uma tecnologia que elimina as suas principais desvantagens, que eram a perda de torque em baixa rotação e a redução da durabilidade.

Como eles funcionam?

O motor turbo se beneficia da energia emitida pela expulsão dos gases de escape, desperdiçada pelos modelos aspirados. O turbocompressor é composto por duas câmaras, chamadas de caixa fria e caixa quente, conhecidas também como compressor e turbina. Esse conjunto turbo compressor está ligado ao coletor de escape de um motor com combustão interna e usa a energia dos gases de escape para girar todo o conjunto da turbina e compressor. Cada uma dessas caixas tem um rotor, interligado por um eixo em comum. A caixa quente está instalada no coletor de escapamento e, quando os gases passam por ela, o rotor gira. Em cadeia, o rotor da caixa fria também gira e é então que a compressão se inicia. O rotor do compressor capta o ar atmosférico (filtrado anteriormente), e pressuriza, ele transfere esse ar para a tubulação do sistema de admissão presente no motor. Vale lembrar que os motores turbo ainda se dividem em fixo e variável. No caso do segundo, o compressor variável faz a dosagem da quantidade de gases de escape que passam pela turbina, regulando a pressão. Enquanto no outro, não há essa funcionalidade de regulação de pressão. A presença de tal aspecto tem influência positiva no desempenho do motor como um todo.

Quais são as vantagens do motor turbo?

Diante de um mercado crescente na inserção de motores turbo nos veículos, é fundamental conhecer as vantagens oferecidas. Os modelos HB20 e HB20S da Hyundai nas versões Evolution, Sport e Diamond são um bom exemplo de potência, economia de combustível e menos emissão de poluentes. Entenda melhor tais benefícios!

Economia de combustível Uma grande preocupação do consumidor, quando se trata da aquisição de um veículo com modelo turbo, é se isso significará mais gasto com combustível. Muito pelo contrário, em determinados modelos, dependendo do pico de torque, o automóvel tem mais facilidade de ganhar e sustentar a velocidade em cidade/rodovia, isso favorece tanto o conforto quanto uma maior economia financeira. O motor Kappa 1.0 TGDi alia economia de combustível ao alto desempenho, garantindo assim que ultrapassagens e retomadas sejam feitas de maneira ágil, mesmo quando há baixa rotação. Atrelado ao sistema Stop & Go que tem tanto a parada quanto a partida automáticas do motor, ele faz com que o gasto com combustível seja ainda menor.

Menor nível de emissão de gases poluentesCom a crescente preocupação com a poluição, as montadoras foram obrigadas a oferecer carros com a mesma potência, minimizando o escape de gases poluentes. De modo geral, os motores superalimentados ou turboalimentados têm como qualidade a redução dessa emissão, quando comparado ao motor aspirado, pois aproveita a energia dos gases de escape para melhorar a eficiência do motor, além de o motor turbo apresenta melhor performance e mais economia. Sabendo disso, fica fácil tomar a decisão de compra e atender às suas expectativas quanto ao veículo. A Hyundai se preocupa cada vez mais com as questões atuais e, por isso, tem produzido versões nas quais o consumidor encontra uma variedade de motores turbo, além disso, criou uma nova maneira de oferecer os veículos por meio do Hyundai Express. Para saber mais, entre em contato conosco e conheça os nossos modelos!

Sigam as nossas redes:

Veja também