1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Praticidade na hora de estacionar

Hyundai Explica 26/11/2019

Praticidade na hora de estacionar

A câmera de ré com guias auxiliares facilita a vida do motorista e é mais um item de segurança e comodidade presente no HB20 Nova Geração

A chegada do HB20 Nova Geração representou um verdadeiro salto no patamar de equipamentos de segurança na categoria dos carros compactos. Com ele, vieram o assistente de alerta e frenagem autônomo e o alerta de manutenção em faixa, até então inéditos na categoria - e que são apenas a cereja do bolo de um extenso rol de itens de segurança, conforto e tecnologia.

Dois importantes itens dessa lista são a câmera de auxílio à ré e os sensores de estacionamento - combinados, eles fazem aquele típico movimento de mão esquerda no volante, direita no encosto do banco do passageiro e pescoço contorcido para trás virar coisa do passado. Graças a eles, o motorista precisa apenas vigiar a central multimídia. A imagem da câmera traseira é exibida na tela sensível ao toque da central blueMedia de 8 polegadas e estilo flutuante. Em alta resolução, ela exibe não apenas o que acontece atrás do veículo, mas também guias auxiliares para orientar o motorista.

As linhas laterais servem como balizadoras - indicando a posição que o veículo irá ocupar, incluindo o espaço necessário para abrir as portas. Já as transversais indicam a proximidade dos obstáculos - a linha amarela indica uma distância que demanda cuidado e atenção; já a vermelha alerta de que é hora de parar. Os sensores de estacionamento complementam o trabalho da câmera, emitindo avisos sonoros conforme a proximidade dos objetos. O sistema é ativado quando a marcha a ré é engatada e um sinal intermitente é emitido quando um objeto é detectado a menos de 120 cm de distância da traseira do veículo. Se o objeto estiver entre 60 e 30 cm, o sinal soa com maior frequência. E, a menos de 30 cm, o som se torna contínuo.

É evidente que a câmera de auxílio à ré facilita o trabalho na hora de estacionar, mas o motorista deve sempre utilizar também aos retrovisores para checar os arredores durante a manobra. Além disso, nunca exceda os 5 km/h - acima dessa velocidade, os sensores de estacionamento podem não detectar os objetos.

E a câmera de ré do HB20 Nova Geração ainda traz outra comodidade. Trata-se do monitor de visão traseira, ou DRVM - sigla para Driving Rear View Monitor. Com esse recurso, o condutor pode ativar a câmera traseira sem a necessidade de engatar a ré, podendo checar com segurança a presença de obstáculos atrás do veículo caso a visão de um dos retrovisores esteja obstruída - ou mesmo verificar alguma movimentação suspeita.

Sigam as nossas redes:

Veja também