1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Protagonista da eficiência energética

Hyundai Explica 28/05/2020

Protagonista da eficiência energética

Econômico e com desempenho de 1.6, motor 1.0 Turbo GDI da Hyundai combina durabilidade com prazer ao dirigir.

Uma das principais novidades do HB20 Nova Geração, lançado em setembro do ano passado, foi o motor Kappa 1.0 TGDI. Equipado com turbo e injeção direta de combustível, o propulsor entrega 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Na prática, ele oferece o melhor de dois mundos: desempenho de um 1.6 combinado com o consumo de combustível de um 1.0.

As médias de consumo do novo propulsor surpreendem: 8,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, se abastecido com etanol, e 11,8 km/l e 14,2 km/l com gasolina (dados da versão hatchback). É importante lembrar que, além de aliviar o bolso na hora de abastecer, um motor mais eficiente contribui com o meio ambiente, já que reduz a emissão de poluentes e gases do efeito estufa. Por isso, os motores turbo são, atualmente, sinônimo de eficiência energética. Uma situação bem diferente da imagem de adaptações improvisadas em oficinas de preparação de algumas décadas atrás, feitas por quem desejava mais potência - e eram sinônimo de alto risco de quebra. Essa antiga falta de confiabilidade acontecia porque era um processo de adaptação. “Eram motores originalmente aspirados que eram turbinados. Assim, eram submetidos a um esforço superior àquele para o qual eram projetados”, explica o engenheiro Everton Silva, mentor de Tecnologia da SAE Brasil na área de Energia à combustão. “Já os motores turbo de fábrica são devidamente desenvolvidos para a potência gerada. Por isso, sua durabilidade é a mesma dos motores aspirados.” No que diz respeito à manutenção, não há nenhum tipo de ônus para o consumidor. “É simples, basta seguir o plano de revisões determinado pelo fabricante”, diz Silva. No plano de revisões do HB20 Nova Geração, os valores das revisões periódicas só não são idênticos porque o motor turbo utiliza um volume maior de óleo lubrificante (3,6 litros contra 2,9 do 1.0 aspirado).

O engenheiro da SAE ainda ressalta uma vantagem adicional dos motores turbo: o maior prazer ao dirigir. “A adoção do turbo faz com que o carro fique mais esperto, pois há uma entrega de torque em rotações mais baixas”, explica. São 17,5 kgfm a apenas 1.500 rpm. Além de deixar o carro mais gostoso de dirigir, as respostas mais imediatas também tornam as manobras de ultrapassagem ou o acesso a uma via rápida muito mais seguras.

O Hyundai Express é um novo jeito de comprar o seu HB20 ou Creta, com conforto e segurança, em tempos de isolamento social. Receba o seu Hyundai zero quilômetro, totalmente higienizado, diretamente em sua casa!

Sigam as nossas redes:

Veja também