1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Pets
  3.  > 
    Como transportar cachorro em viagem de carro? Confira 5 dicas!

Descubra 22/01/2021

Como transportar cachorro em viagem de carro? Confira 5 dicas!

Atualmente, temos muitos recursos para transportar nossos cães com tranquilidade e segurança. Não é complicado levá-los para uma longa viagem, desde que conferidas a Legislação referente e a necessidade de algum acessório específico além de, claro, conhecer bem seu cãozinho. Neste artigo, vamos abordar todos os tópicos acima, e você vai conferir 5 dicas de ouro para aprender como transportar cachorro em viagem de carro da melhor maneira possível. Boa leitura!

Posso viajar com cachorro no carro?

Claro que podemos fazer uma viagem de carrocom nosso pet, só é preciso estar atento à segurança em primeiro lugar. Você sabia que, se você estiver dirigindo, é proibido levar o cãozinho à sua esquerda ou entre seus braços e pernas? Além disso, também não é permitido deixá-lo na janela, com a cabeça para fora. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos artigos 252 e 235, trata com muita clareza sobre esse assunto e prevê penalidades como multa e até retenção do veículo nos casos de animais que ficam com parte do corpo para fora do carro.

Quais acessórios garantem a segurança do pet?

Bom, além de observar a Legislação, há vários acessórios que facilitam e deixam nossos cães bem mais seguros. Verifique a sua necessidade e a do seu pet e escolha aquele que melhor se adapta à sua realidade. Atualmente, temos várias opções: cinto de segurança, grade divisória, caixa de transporte ou cadeirinha. Tem para todos os gostos, o importante é prezar pela segurança dos caninos.

Quais são as dicas para deixar a viagem ainda mais segura?

Além de atenção às leis e uma boa escolha de acessórios, fique atento às dicas a seguir!

1. Comece com viagens curtas Conheça melhor o comportamento do seu pet fazendo viagens curtas ou até pequenos percursos dentro da cidade, observando sua agitação ou a presença de enjoos. Faça trajetos curtos até ele se acostumar e depois aventure-se pelas estradas brasileiras.

2. Observe se há algum cheiro forte no veículo Sabia que há alguns cheiros de que os cachorros não gostam de jeito nenhum? Talvez ele esteja agitado e inquieto por esse motivo. Confira alguns: esmalte, álcool antisséptico, cloro, produtos de limpeza em geral e perfumes muito marcantes. Evite transportar o pet com esses cheiros fortes e garanta uma viagem mais tranquila.

3. Cuidado com a temperatura Algumas raças são muito sensíveis à mudança de temperatura. Se estiver muito calor, certifique-se de que o pet estará sempre hidratado. Se, pelo contrário, estiver muito frio, não se esqueça dos cobertores do seu bichinho e de observar tremores e outros sinais que indiquem sofrimento com a mudança brusca de temperatura.

4. Faça um passeio a pé antes da viagemSe o pet estiver cansado, as chances de ele dormir no carro aumentam. Então, antes da viagem, dê uma voltinha a pé, permita que ele gaste energia (principalmente se for cão de grande porte) e tenha uma viagem mais tranquila.

5. Coloque uma plaquinha de identificaçãoSe o seu cãozinho ainda não tem, não deixe de providenciar uma plaquinha com seu telefone, facilitando o contato caso aconteça de ele se perder. Ninguém quer uma recordação dessas de uma viagem, mas o melhor é prevenir sempre. Vimos como transportar cachorro em viagem de carro não é impossível, basta verificar a Legislação, providenciar os acessórios necessários e conhecer bem o pet. Com tudo isso em mente, viajar será sempre uma experiência inesquecível. Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e espalhe essas informações a seus amigos!

Sigam as nossas redes:

Veja também