1.   
    Home
  2.  > 
    Estilo de Vida
  3.  > 
    Viajar de carro pelo nordeste: conheça as melhores rotas

Estilo de Vida 03/12/2020

As melhores rotas para viajar de carro pelo Nordeste

viajar de carro pelo nordeste

Praias lindas com águas quentes, gente hospitaleira, muita cultura e clima agradável — o Nordeste brasileiro é cheio de encantos e não é à toa que este é um dos destinos nacionais mais procurados no verão. Nas férias, dá para fazer uma viagem inesquecível, parando em pontos estratégicos para curtir o melhor da região. Nós preparamos para este post uma lista completa com os melhores pontos para quem quer viajar de carro pelo Nordeste. Você vai descobrir os melhores lugares para visitar e saber onde ficar e o que fazer quando não estiver com os pés na areia. Com certeza você começará a fazer as malas quando terminar de ler! Acompanhe.

São Luís, Maranhão

A capital do Maranhão tem um centro histórico muito rico culturalmente e é parada obrigatória mesmo para quem vai ao estado com a intenção de visitar os Lençóis Maranhenses.

Principais atrações

No centro histórico, vale a pena visitar a Casa da Festa, também conhecida como Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. O espaço tem um grande acervo de obras de arte e objetos que homenageiam os festejos populares do estado — um andar inteiro é dedicado ao bumba-meu-boi, tradicional celebração junina. Outro passeio imperdível é a visita à Alcântara, cidade histórica que fica a pouco mais de uma hora de distância de barco. Lá, você vai conhecer um casario conservado e ruínas muito bonitas. Se tiver tempo, passe uma noite por lá. Aos domingos, uma boa pedida é ir à Feirinha da Praia Benedito Leite, que tem barracas de artesanato e comidas típicas e apresentações de música e dança.

Onde comer

O arroz de cuxá é o prato que mais se destaca na cozinha maranhense. Ele é feito com uma erva chamada vinagreira, de sabor amargo, e temperado com camarões secos bem pequenos. Geralmente, é servido como acompanhamento para um peixe. No Centro Histórico, os restaurantes mais recomendados são o Flor de Vinagreira, o Cafofinho da Tia Dica, o Cozinha Ancestral e o Restaurante do Senac, que serve comidas regionais aos domingos.

Onde ficar

O centro histórico de São Luís é um lugar muito especial, cheio de opções de lazer. Por isso, se hospedar na região pode ser uma boa. Outra opção é ficar em Ponta d'Areia, bairro próximo do centro e com vida noturna agitada — também é o maior polo hoteleiro da cidade. Outro ponto da zona hoteleira é a Praia de São Marcos, que costuma atrair turistas mais jovens. O Hotel Luzeiros São Luís é um dos mais conhecidos e tem vista para as dunas e o mar.

Quais praias visitar

Calhau é o nome da praia que acompanha toda a Avenida Litorânea e uma das mais frequentadas da cidade, principalmente aos finais de semana. Essa é a mais organizada das praias urbanas da capital maranhense e tem estrutura para receber turistas. A Praia de São Marcos, como já falamos, é mais procurada por jovens e surfistas e tem muitos barzinhos no entorno. Para quem curte um visual mais rústico, a melhor opção é a Praia do Olho d'Água, que tem dunas, falésias e morros. Por lá você também vai encontrar boa infraestrutura de restaurantes à beira-mar.

Parnaíba, Piauí

Parnaíba, no Piauí, é parada obrigatória para quem viaja de carro pelo Nordeste e sai do Maranhão. Além do famoso Delta do Parnaíba, por lá você também encontra belas praias e a Lagoa do Portinho.

Principais atrações

O Delta do Parnaíba é o único em mar aberto do Brasil. O local tem mais de 70 ilhas, sendo a maior delas a Ilha Grande, de onde sai um passeio de barco que você não pode perder. Nos outros dias, boas opções de programa são uma visita ao centro histórico e o Porto das Barcas, região que hoje abriga inúmeros restaurantes, bares e lojas de artesanato. Quem estiver interessado em conhecer melhor a história do Piauí pode ir ao Sesc Caixeiral, centro cultural que funciona em um lindo casarão.

Onde comer

O prato mais tradicional de Parnaíba é o caranguejo. Muitas pessoas da região trabalham na caça desses animais e, todo mês de novembro, a cidade promove o Festival do Caranguejo. Durante o passeio no delta, a melhor opção é almoçar na Casa do Caboclo, restaurante que fica na Ilha das Canárias e serve pratos locais. O ambiente é aconchegante, com redes, almofadas e vista para o rio.

Onde ficar

O melhor lugar para ficar em Parnaíba é no centro histórico. A região tem boas opções de hospedagem e fica perto das principais atrações.

Quais praias visitar

O litoral do Piauí é curto, tem apenas cerca de 66 quilômetros distribuídos entre quatro municípios. As principais praias são a de Itaqui, a do Macapá e Barra Grande, que já fica perto da divisa com o Ceará, a sua próxima parada nessa viagem de carro pelo Nordeste.

Jericoacoara, Ceará

Saindo do Piauí, é hora de desbravar a estrada em direção à Jericoacoara, no Ceará. Já pensou em como vai ser inesquecível conhecer esses lugares incríveis a bordo de um Creta Prestige?

Principais atrações

Jericoacoara é uma das praias mais bonitas e badaladas do Brasil. A cidade é pequena e há, basicamente, duas opções de passeio: a que vai para o leste e a que vai para o oeste. O primeiro passa pela famosa Lagoa do Paraíso e o segundo termina com um pôr do sol inesquecível na Pedra Furada. À noite, o agito acontece no Café Jeri, um terraço com música e boas opções de drinks.

Onde comer

O prato imperdível de Jericoacoara é o camarão no abacaxi. O Restaurante Dona Amélia é um dos mais recomendados.

Onde ficar

Jericoacoara tem uma rede hoteleira bem variada, que agrada a todos os tipos de viajantes. O principal critério na hora da escolha é a proximidade do mar. Quanto mais perto, melhor.

Quais praias visitar

Jeri é famosa pelas suas lagoas de água doce, mas também tem boas praias. A Praia Principal é a que fica no centro da vila e pode ser acessada com uma rápida caminhada. A Praia malhada fica logo ao lado, porém é mais vazia e tem menos estrutura de bares e restaurantes. A praia da Lagoa do Paraíso, apesar de não ser no mar, é considerada pelos turistas a melhor de Jericoacoara. É lá que ficam aquelas famosas redes dentro d'água, que rendem ótimas fotos e momentos inesquecíveis!

Pipa, Rio Grande do Norte

viajar de carro pelo nordeste

Pronto para pegar a estrada rumo ao Rio Grande do Norte? Então escolha a sua playlist favorita para ouvir na central bluemedia e venha com a gente para a praia da Pipa, no município de Tibau do Sul.

Principais atrações

As praias são as principais atrações de Pipa. Você pode conhecê-las em passeios de jipe, parando no famoso chapadão para admirar a vista, ou de barco, com a possibilidade de avistar golfinhos. No final da tarde, admirar o pôr do sol é um programa praticamente obrigatório e, à noite, há restaurantes para todos os gostos no centrinho da cidade.

Onde comer

O requintado Restaurante Tranquilo é um dos mais conhecidos da cidade. Mas Pipa tem opções para todos os gostos e bolsos, desde lanchonetes a restaurantes italianos, passando por sorveterias, pizzarias e hamburguerias.

Onde ficar

A melhor pedida é se hospedar no centro de Pipa, que tem muitas opções de hotéis e pousadas e está perto das principais atrações. No entanto, essa não é a única opção. Quem quiser descansar e ficar mais distante do agito, pode ficar na Praia do Amor.

Quais praias visitar

A praia do Amor é a mais famosa e pode ser vista do famoso chapadão. O mar está agitado na maior parte do tempo, por isso o local é mais frequentado por surfistas, mas vale conhecer para admirar a linda paisagem e curtir na areia. A Praia Baía dos Golfinhos é a melhor para tomar banho. Para chegar lá, é preciso ir andando quando a maré está baixa ou pegar um barco. Outra opção é a Praia do Madeiro, que fica logo depois da Baía dos Golfinhos. Ela é bem frequentada e tem boa estrutura de bares e restaurantes. Para chegar, é preciso pegar uma pequena trilha em meio à vegetação.

Natal, Rio Grande do Norte

Assim como Pipa, a capital do Rio Grande do Norte também chama atenção pelas lindas praias e é parada obrigatória para quem vai viajar de carro pelo Nordeste.

Principais atrações

As Dunas de Genipabu são o passeio mais famoso de Natal. Lá, além da belíssima praia, dá para fazer passeios de buggy — com ou sem emoção —, e até andar de dromedário pelas dunas. Fora do circuito das praias, a Lagoa de Pitangui e a Lagoa de Jacumã são duas opções interessantes. Além de relaxar nas águas, comer e beber, as lagoas de Natal são conhecidas por ofereceram outras formas de lazer: o esquibunda e o aerobunda. No primeiro caso, você vai escorregar pelas dunas com o auxílio de uma tábua de madeira. O segundo é o nome local para a tirolesa.

Onde comer

Peixes e camarões são o ponto alto da gastronomia potiguar. Na Capital, o Camarão Potiguar é o restaurante mais conhecido. A fama é tanta que ele já é considerado atração turística. À noite, a orla de Ponta Negra tem boas opções de bares e restaurantes para todos os gostos.

Onde ficar

A Via Costeira é uma avenida de quase nove quilômetros, entre o mar e as dunas, com diversas opções de resorts. Todos eles têm boa estrutura, com piscina e restaurantes. O que é importante, já que a via não fica tão próxima do centro da cidade. Também dá para se hospedar na orla central, em hotéis com estilo mais executivo, ou no bairro de Ponta Negra.

Quais praias visitar

Dentro da cidade, a praia de Ponta Negra é a principal opção. Ela fica ao lado do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da cidade, e certamente vai render boas fotos. Por lá, dá para fazer um passeio de lancha no entorno do morro, indo até a praia de Alagamar, de onde é possível avistar golfinhos e tartarugas. Ao norte da cidade estão as Dunas de Genipabu, ao lado de uma praia muito agradável e com boa estrutura de restaurantes. Um programa imperdível para quem gosta de mergulhar são os Parrachos de Maracajaú, que têm águas transparentes e fica a 1h30 de carro da capital.

João Pessoa, Paraíba

A capital paraibana não é famosa por suas praias como acontece com outras cidades nordestinas, mas surpreende quem chega por lá.

Principais atrações

João Pessoa, ou Jampa, como é carinhosamente chamada, tem praias urbanas, ao norte e ao sul. Mas fora das areias também há bastante coisa a se fazer. O pôr do sol na Praia do Jacaré é uma das principais atrações da viagem. O local fica no município vizinho, Cabedelo, e tem uma rua às margens do rio com muitas lojinhas e restaurantes. O programa tradicional é ouvir seu Jurandy do Sax tocar o Bolero de Ravel enquanto o sol se põe, a bordo de uma canoa. Quem curte artesanato não pode deixar de visitar o Marcado de Artesanato paraibano, espaço com grande concentração de lojas vendendo camisetas, cachaças e outras iguarias nordestinas.

Onde comer

Manaíra é considerado o bairro mais gastronômico de Jampa. Mas não existe uma rua onde todos os restaurantes estejam concentrados, como acontece em muitas cidades turísticas. Se você quiser caminhar e escolher onde parar para comer, pode ir ao centrinho de Tambaú ou à orla de Cabo Branco. As comidas mais famosas são peixes, frutos do mar e pratos da cozinha sertaneja.

Onde ficar

Não é permitido construir prédios altos na orla da João Pessoa, por isso, os hotéis dessa região têm, no máximo, quatro andares e frentes estreitas. Não chamam atenção pelo visual, mas certamente você vai encontrar opções confortáveis. O centrinho de Tambaú é outra opção de bairro para se hospedar. Além da proximidade com a feirinha de artesanato, dá para chegar na praia com uma caminhada de, no máximo, 10 minutos. Ao sul da cidade, na Costa do Conde, há opções interessantes para quem viaja com o objetivo de relaxar. Os hotéis têm mais estrutura, mas não há vida noturna.

Quais praias visitar

Tambaú e Cabo Branco são as praias urbanas de João Pessoa, bem em frente à zona hoteleira e com alguns quiosques que vendem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis. De Tambaú saem alguns barcos para as piscinas naturais de Picãozinho. No município ao lado, Cabedelo, o mar é azul-turquesa. As praias da Ponta da Campina, Polo e Camboinha são tranquilas, muito bonitas e ótimas para caminhar na maré baixa.

Recife, Pernambuco

viajar de carro pelo nordeste

Saindo da Paraíba, é hora de pegar o seu HB20 Sense a Pernambuco. A nossa parada vai ser na capital, Recife, mas também há bastante coisa para ver e fazer no litoral norte e ao sul da cidade.

Principais atrações

A Praia da Boa Viagem é a mais conhecida do Recife. O bairro também tem muitas opções de bares e restaurantes e, sem dúvidas, merece ser visitado pelos turistas. A capital pernambucana também tem muitas opções de passeios culturais, principalmente no Recife Antigo. Na Praça Barão do Rio Branco está o Marco Zero, ponto onde a cidade nasceu, e uma obra do artista pernambucano Cícero Dias. Outros pontos interessantes para visitar no Recife Antigo são o Centro Cultural da Caixa e a Igreja de Madre de Deus. Por lá também há muitas opções de bares e restaurantes. O museu Paço do Frevo é imperdível e conta a história desse ritmo e dança tradicionais do famoso carnaval de Pernambuco. Recife também é a terra da família Brennand. Francisco Brennand foi um ceramista consagrado e criou um dos monumentos mais famosos da cidade, a Torre de Cristal. Seu primo, Ricardo Brennand, fundou na cidade um instituto que leva seu próprio nome, onde estão expostas obras de sua incrível coleção pessoal. Vale a pena visitar! A cidade vizinha, Olinda, famosa por suas ladeiras e ruas de paralelepípedo, também é uma boa opção de passeio. Do Alto da Sé, a vista é muito bonita e rende lindas fotos. Caminhando por lá, você também encontra boas opções de bares e restaurantes.

Onde comer

O bolo de rolo é a principal iguaria da culinária de Pernambuco. Ele se assemelha esteticamente a um rocambole, mas tem massa fina e mais cremosa e recheio de goiabada. Não deixe de provar! Para almoçar, uma boa pedida é visitar o Recife Antigo, onde há bares e restaurantes de diversos estilos. À noite, o ideal é visitar a orla da Boa Viagem e escolher um dos vários restaurantes da região.

Onde ficar

Recife é famosa pelo trânsito lento e confuso, por isso, a melhor opção é se hospedar perto das atrações que você pretende visitar. Os principais hotéis estão na praia da Boa Viagem e no Pina, bairro vizinho, também à beira-mar. Se você prefere programas culturais, uma boa pedida pode ser ficar em Olinda, cidade ao lado, mas praticamente integrada à capital.

Quais praias visitar

As praias urbanas do Recife são conhecidas por ataques de tubarão. Para garantir a sua segurança, fique atento à sinalização e só entre no mar na maré baixa e dentro dos arrecifes. Se você quiser curtir com menos preocupação, o ideal é visitar os municípios vizinhos. Em Ipojuca, as praias de Muro Alto, Maracaípe e Porto de Galinhas são as mais famosas. Esta última, inclusive, já foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil! No município de Tamandaré, ao sul da capital, a Praia dos Carneiros também é muito conhecida. O local tem pontos com boa estrutura de bares, restaurantes e atividades aquáticas, e outros mais desertos, ideais para apreciar a paisagem e relaxar.

Maragogi, Alagoas

Maragogi é conhecida como o Caribe Brasileiro. A cidade fica no litoral norte de Alagoas e é conhecida pelas suas piscinas naturais.

Principais atrações

Maragogi é uma cidade de praia. A praia principal, que leva o seu nome, é urbana e está sempre cheia de gente. É de lá que parte o passeio para as piscinas naturais. Mais ao norte da praia, saem os passeios de jangada, que são mais baratos e intimistas.

Onde comer

Apesar de ser uma cidade pequena, Maragogi tem boas opções de restaurantes. Peixes e frutos do mar são as principais opções. O Restaurante do Mano é conhecido pela lagosta com pirão. Para quem quer almoçar com os pés na areia, uma boa opção é ir ao restaurante Meraki.

Onde ficar

Em Maragogi, é possível encontrar opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Muita gente opta por ficar no centrinho, perto da vida noturna e das praias urbanas, mas quem quer relaxar pode apostar nas cidades vizinhas, como Japaratinga.

Quais praias visitar

Além das praias urbanas, das quais saem os passeios de barco, não deixe de visitar a Praia de Antunes, considerada a melhor da região. A Praia da Bruna e a Ponta do mangue também são muito bonitas, porém têm menos estrutura e são menos frequentadas. Ao norte da cidade, quase em Pernambuco, está a praia de Peroba, com águas muito tranquilas e um visual inesquecível. Você já viu que não faltam opções de praias incríveis para quem vai viajar de carro pelo Nordeste, não é? A cada parada, você vai descobrir novas culturas, costumes, culinárias e paisagens — todas igualmente belas e importantes para o nosso país! Já pensou em curtir essas férias em seu HB20x Diamond Plus? Para garantir que tudo vai dar certo, não se esqueça de fazer todas as revisões necessárias no carro antes de pegar a estrada. Assim, você reforça a segurança e evita aqueles imprevistos que podem atrapalhar o clima da viagem. Calibre os pneus, confira os óleos, revise a injeção direta de combustível e se certifique de que o motor está funcionando de maneira adequada! Você pode agendar a revisão na sua concessionária Hyundai preferida usando o aplicativo Meu Hyundai. E aí, já está pensando em fazer as malas e começar a viajar de carro pelo Nordeste? A gente aposta que sim! Para receber mais dicas sobre viagens e manutenção do seu carro, assine a nossa newsletter!

Confira aqui 9 dicas para uma viagem de carro inesquecível!

Sigam as nossas redes:

Veja também