1.   
    Home
  2.  > 
    Descubra
  3.  > 
    7 cuidados com o meio ambiente para ter um mundo melhor!

Descubra 24/09/2020

7 cuidados com o meio ambiente para ter um mundo melhor!

Os danos causados pelo homem ao meio ambiente trazem consequências ruins e, muitas vezes, irreversíveis. A queima de combustíveis, descarte de lixo em lugares inapropriados, crescimento desregulado das cidades, destruição das florestas e outras atitudes são responsáveis por alterações na natureza que podem ter resultados drásticos — falta de água, alimento e energia, além de problemas sociais.

Os atos de cuidado com o meio ambiente são importantes para a humanidade e todos os outros seres que habitam o planeta. Afinal, é ele que fornece alguns recursos essenciais para a nossa sobrevivência, como a água, alimentos e matéria-prima para uma infinidade de produtos que usamos no dia a dia. Uma pessoa sozinha não consegue mudar tudo o que vem acontecendo com o meio ambiente, mas a soma de pequenos esforços pode fazer muita diferença. Neste post, nós listamos algumas ações simples que você pode adotar no seu dia a dia para preservar o meio ambiente. Continue lendo!

1. Economizar energia

A economia de energia é importante por motivos financeiros, já que o seu custo não é baixo e pode ser bem significativo nas contas do final do mês. No entanto, os motivos ambientais são ainda mais importantes. A geração de energia depende da exploração de alguns recursos, alguns deles não-renováveis. Para diminuir o seu consumo de energia, invista em eletrodomésticos modernos, com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) — os produtos com notas A ou B têm mais eficácia energética e, por isso, consomem menos. No dia a dia, alguns cuidados também podem ser adotados, como: - evitar usar o chuveiro elétrico nos dias de calor e não tomar banhos demorados; - não deixar a televisão ligada sem necessidade; - passar todas as roupas de uma só vez (o ferro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia em casa); - utilizar a máquina de lavar nos níveis máximos de uso; - desligar o ar-condicionado quando ambiente estiver desocupado; - trocar as lâmpadas comuns pelas de LED, entre outros.

2. Não desperdiçar água

A água é um dos recursos naturais mais valiosos do planeta. Sem ela, a vida não é possível. Além disso, ela é usada para a geração de energia elétrica em muitos países. Hoje em dia, muitas pessoas já sofrem com a escassez desse recurso, que não é renovável e, por isso, precisa ser preservado. A economia de água é um dos principais cuidados com o meio ambiente que você deve ter no dia a dia e é fundamental para o abastecimento das próximas gerações. Confira alguns hábitos simples que podem ajudar: - fechar a torneira enquanto escova os dentes ou toma banho; - tomar banhos curtos; - lavar roupa com menos frequência ou usar a máquina de lavar apenas quando estiver cheia de roupas; - evitar usar mangueira; - consertar vazamentos; - não jogar lixo no vaso sanitário; - apostar em sistemas de reaproveitamento da água.

3. Não jogar lixo nas ruas

Quando o lixo é descartado incorretamente, não é possível prever onde ele vai parar. Muitas vezes, esses objetos chegam aos rios e mares, poluindo o meio ambiente e matando animais , que os confundem com alimentos. Nas cidades, o descarte irregular de lixo entope bueiros e redes de esgoto, causando alagamentos em épocas chuvosas. Qualquer pessoa que acompanha as notícias do país sabe que esse tipo de situação, além de poluir as cidades, deixa muitas pessoas desabrigadas.

4. Fazer reciclagem

Mas não basta não jogar o lixo na rua. Para que o cuidado com o meio ambiente seja completo, o mais indicado é fazer a reciclagem. Assim, os materiais ganham novas utilidades ao invés de serem levados para depósitos, que podem, em alguns casos, contaminar o solo. Reciclar é simples. Basta que você separe o lixo em sua própria casa, seguindo algumas categorizações: vidro, plástico, papel, metal e madeira. Se na sua rua ou condomínio não passar o caminhão da coleta seletiva, você pode levar os materiais para os pontos de coleta da cidade, geralmente administrados pela Prefeitura.

5. Utilizar produtos sustentáveis

Os produtos sustentáveis são aqueles cujos processos de produção são pensados com o objetivo de reduzir os danos causados ao meio ambiente. Eles são feitos com materiais recicláveis e, em muitos casos, as fábricas também adotam alguns pilares da sustentabilidade, como a economia de água e energia, além de outras boas práticas. E já que estamos falando em compras, não custa lembrar que a adoção do consumo consciente também é uma forma de cuidar do meio ambiente. Além de priorizar os produtos sustentáveis, esses consumidores verificam a procedência dos produtos, evitam o desperdício de recursos e só compra as coisas que são realmente necessárias.

6. Reduzir o uso de plástico

O plástico não é um material biodegradável e demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza — ou seja, ele polui. Por outro lado, a sua vida útil é muito mais curta, mesmo que você use um objeto ao longo de toda a vida, ele ainda levará muito mais tempo existindo no planeta. Além disso, quando descartado incorretamente, o plástico pode matar os animais, principalmente aqueles que vivem no mar, como já falamos acima. É por isso que o consumo de plástico não é uma escolha sustentável. Você pode reduzir o seu consumo de plástico com ações simples. Uma delas é dispensar as sacolinhas plásticas no supermercado e utilizar bolsas reaproveitáveis. Você também pode preferir comprar produtos em embalagens de papel, evitar usar canudos e não consumir produtos descartáveis.

7. Comprar veículos ecológicos

A queima de combustíveis é prejudicial para o meio ambiente. É por isso que muitas montadoras estão se dedicando à criação de carros mais sustentáveis, com motores modernos, que emitem menos poluentes. Essa é uma das preocupações da Hyundai. Os motores ecológicos tornam os carros para famílias muito mais sustentáveis. Assim, você pode trafegar pelas ruas e estradas do país emitindo menos gases. Se cada um fizer a sua parte e adotar alguns cuidados com o meio ambiente na sua rotina, podemos retardar os efeitos negativos causados pela humanidade. As ações que apresentamos neste texto são simples, mas podem fazer muita diferença. Que tal espalhar essa ideia por aí? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos como é fácil cuidar da natureza!

Quer dicas práticas para cuidar do seu Hyundai? Conheça agora nosso canal no YouTube!

Sigam as nossas redes:

Veja também